quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Mensagem na Garrafa – 60 –

 

Luiz Poeta
(Luiz Gilberto de Barros)
Rio de Janeiro/RJ

MEUS  CINCO MIL AMIGOS

Notei, na lista que fiz, 
De tanta gente feliz
Que habita meu coração, 
Que alguém saiu do meu peito, 
Por não estar satisfeito
Com a própria solidão. 

Confesso meu desencanto, 
Mas cada gota de pranto
Irriga meu pensamento
E eu, eterno aprendiz, 
Entendo o que o tempo diz
Quando diz com sentimento.

Tenho cinco mil amigos 
No face... meus inimigos
Nem sempre são virtuais,
Pois quem ama de verdade, 
Deixa sempre em liberdade
Quem o ama muito mais. 

Muita gente se acomoda
E faz da vida uma roda, 
Mas sequer estende a mão, 
Porém, se a vida é ciranda, 
Quem se esquiva e sai de banda, 
Toma outra direção. 

Quando um sai, um outro entra, 
A amizade se concentra
Numa troca de alegrias. 
Mas se a dor é iminente, 
Um sente o que o outro sente, 
E essa dor se distancia. 

Quem sai de mim e retorna,
E como uma água morna
Que molha o meu jardim,
Queima meu sonho e me afeta, 
Mas desperta, no Poeta, 
Um recomeço, do fim.  

Quem me trata com carinho, 
recebe parte do ninho 
onde mora a afeição 
E eu, como sou passarinho, 
Nunca sei voar sozinho, 
Carrego sempre um irmão. 

Às vezes, a intensidade
Faz da possessividade
Um excesso de exigência
E a falta de afinidade
Se desfaz na ansiedade
Que brota da incoerência. 

Mas aquele que se aceita
E aceita quem não rejeita
O outro como ele é, 
Abençoa-se e abençoa,
Compreendendo o que ele doa, 
Porque se doa com fé. 

Portanto, sinta-se bem, 
O meu coração contém
Batimentos  tão sutis, 
Que, quando ele se encanta, 
A minha alegria canta 
Com quem, me torna  feliz. 
(Fonte:Facebook do poeta)

Nenhum comentário: