segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Wanda de Paula Mourthé (Canteiro de Trovas ) – 5


A indiferença é que explica
esta injusta distorção:
caviar em mesa rica,
e na do pobre, nem pão!
= = = = = = = = = 

A saudade em seu assédio,
se, à noite, insone eu me deito,
ocupa o lugar que o tédio
ocuparia em meu leito.
= = = = = = = = = 

Construiu a eternidade,
ao selar o nosso adeus,
ponte feita de saudade
entre meus braços e os teus!...
= = = = = = = = = 

Depois de tua partida
por desavença banal,
o que foi "a doce vida"
hoje é uma vida sem sal!
= = = = = = = = =

Em nosso mundo, até quando
haverá mundos distintos?
A ganância alimentando
a multidão de famintos...
= = = = = = = = = 

Envolta em brilhos e cores,
a natureza se esmera
para, em delírio de flores,
eclodir na primavera.
= = = = = = = = = 

Foi um lar... Hoje — eu confesso —
é tapera em desalinho,
esperando teu regresso
para ser de novo um ninho.
= = = = = = = = = 

Minha amada ouve a seresta
na moldura da janela,
e o luar, fazendo festa,
brilha mais no rosto dela.
= = = = = = = = = 

Não vens... e, já quase à aurora,
com tua ausência me deito.
Chora a neblina lá fora,
chora a saudade em meu leito.
= = = = = = = = = 

Não vens... e, sempre evasivo,
esse teu amor bissexto
denomina de "motivo"
o que eu chamo de "pretexto".
= = = = = = = = = 

Na praça da adolescência,
belas fontes luminosas
jorravam, em sua essência,
promessas de um mar de rosas...
= = = = = = = = = 

No poente, nosso amor
perde os arroubos de outrora,
mas, sem perder o frescor,
ganha ternuras de aurora.
= = = = = = = = = 

Notícias sensacionais
que ouviremos algum dia:
— Paz mundial! Bombas não mais...
explosões... só de alegria!
= = = = = = = = = 

O nosso amor teve fim,
mas ficaste em minha história,
pois te vejo junto a mim
pelos olhos da memória.
= = = = = = = = =

Ontem, estrela em cartaz,
hoje, uma atriz decadente:
seu brilho foi tão fugaz
quanto o da estrela cadente!
= = = = = = = = = 

Os estalidos ardentes
da floresta na queimada
são os protestos candentes
da natureza violada.
= = = = = = = = = 

O sol-por, ao se esvair,
cede à penumbra os espaços,
e, quando a noite cair,
caia você em meus braços!
= = = = = = = = =

Pago um preço alto demais
pela espera que não finda...
— Diz a razão: "Não vem mais"
— E a esperança; "É cedo ainda..."
= = = = = = = = = 

Partiste... e meu desencanto,
vendo ruir a ilusão,
escorre em gotas de pranto,
orvalhando a solidão.
= = = = = = = = = 

Percebo, agora, tristonho,
que, ao fim da minha viagem,
para manter vivo um sonho,
eu vivi só de miragem.
= = = = = = = = = 

Pintor, com tintas de amor,
às sombras não dou guarida,
porque Deus é o co-autor
do painel da minha vida.
= = = = = = = = = 

Por não ter destinatário,
notícias que invento a esmo,
em meu viver solitário,
sempre as remeto a mim mesmo.
= = = = = = = = = 

Quanta atrocidade encerra
o pretexto tão falaz
de quem leva um povo à guerra
sob a bandeira da paz!
= = = = = = = = = 

Quanto mais o céu eu fito
— que é de Deus o imenso império
mais vislumbro no infinito
um infinito mistério...
= = = = = = = = = 

Sejam fome e guerra extintas,
não mais violência e opressão:
nutram-se as bocas famintas,
não a boca do canhão!
= = = = = = = = = 

Teu amor, sonho distante,
porque és pedra lapidada,
mais brilhante que o brilhante,
e eu, pedra bruta... mais nada!
= = = = = = = = = 
Fonte: Wanda de Paula Mourthé. Com…passos de emoções. Belo Horizonte: Flux, 2013.
Enviado pela trovadora.

Nenhum comentário: