terça-feira, 7 de outubro de 2008

Expo Literária de Sorocaba – 2008”

Mário Prata, Gabriel Pensador, Arnaldo Antunes e Ziraldo, entre outros nomes de grande expressão na área de literatura e fomentação cultural, vão rechear a 2ª Expo Literária da Prefeitura de Sorocaba. A programação completa do evento foi anunciada na manhã desta segunda-feira (6), no Palacete Scarpa/Secretaria da Cultura, pelo prefeito de Sorocaba (veja a lista de eventos no arquivo abaixo, emSumário Executivo).

"O evento é uma grande oportunidade de, cada vez mais, valorizarmos e incentivarmos leitura do sorocabano, principalmente de nossas crianças e adolescentes", destacou o prefeito, lembrando ainda que, neste ano, o evento homenageia os cem anos de nascimento de Machado de Assis.

Acompanhado pelos secretários da Cultura e da Educação, ele explicou que a Expo Literária de Sorocaba acontecerá nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro na Biblioteca Municipal. Dividida em três tendas (Machado de Assis, Dom Casmurro e Iaiá Garcia), a mostra reunirá nada menos do que 48 atrações, entre bate-papo com escritores, contação de histórias, palestras e recreações.

Com a instalação de tendas, espaços para exibição de filmes e shows, a Biblioteca Municipal irá dispor de várias opções para o visitante conferir as novidades literárias e se interagir com os autores convidados e também os escritores locais.

A abertura oficial da 2ª Expo Literária de Sorocaba está agendada para o dia 29, às 19h, com a palestra "Aprendendo e Empreendendo", a ser proferida pelo consultor Fernando Dolabela. Informações pelo telefone 3228.1955.
=============================

No dia 13 de setembro de 2008, no auditório da Biblioteca Municipal, aconteceu uma reunião com vários escritores sorocabanos com as organizadoras da próxima Expo Literária, Tânia Kalil e Margareth Moreno Comitre Silveira responsáveis pela Biblioteca, que falaram sobre como será a próxima Expo, que será realizada nos dias

- 30, 31 de outubro de 2008 das 8h às 20h30 e
- 01 de novembro de 2008 das 10h às 16h30.

Durante a reunião comunicaram aos presentes que os escritores interessados em participar do evento deverão comparecer à biblioteca para se inscreverem. Disseram que os mesmos poderão participar de duas maneiras: apenas colocando seus livros à venda ou também se utilizando dos espaços oferecidos pelo evento para que mostrarem seus trabalhos de forma ativa e também para fazerem lançamentos de seus livros.

O que é a "Expo Literária de Sorocaba"

A “Expo” é uma realização da Prefeitura Municipal de Sorocaba através da união das forças da Secretaria da Cultura e da Educação. Ela nasceu em 2007 da união dos trabalhos destas secretarias com os escritores da cidade de Sorocaba, que deram corpo e alma ao evento no ano de sua criação.

Todo o custo do evento é patrocinado pelas duas secretarias e nasceu para dar amplo espaço para as questões literárias no geral e para divulgar a literatura local e seus escritores, desejando ser um espaço único e especial dentro da área literária e cultural.

A “Expo Literária de Sorocaba – 2007” foi marcada pela alegria da criação e realização, já que escritores e entidades literárias da cidade se deram as mãos para que um projeto audacioso, importante e necessário para a cidade de Sorocaba fosse posto em prática. Assim, o Secretário da Cultura, Sr Anderson Santos, fez acontecer o que há muito tempo era sonhado pela classe literária da cidade.

Podem participar expondo e vendendo seus livros, apenas os escritores sorocabanos, mas o evento reúne também vários escritores da região, muitos deles também colunistas do site Sorocult.

A Expo oferece palestras com escritores locais e outros bastante conhecidos no cenário literário nacional. Oferece saraus apresentados pelas entidades literárias da cidade, exposição de trabalhos artísticos, atividades educativas infantis e favorece amplo espaço para bate-papos entre os escritores.

Sobre a “Expo Literária de Sorocaba – 2008”

Já estão abertas as inscrições para os escritores que queiram participar da próxima Expo. O tema deste ano foi escolhido para homenagear o centenário da morte de um dos maiores escritorres brasileiros, Machado de Assis.

A organização do evento comunicou que neste ano todo o evento acontecerá fora do espaço físico da Biblioteca Municipal sendo que apenas o auditório dela será utilizado pelos escritores para apresentações de seus trabalhos e performances. Para tanto, contará com a montagem de várias tendas grandes e bastante confortáveis, ao redor dela.

Uma delas será para 500 pessoas onde acontecerão palestras, contação de histórias e outras apresentações culturais e literárias variadas.

Outra tenda, com capacidade para 80 pessoas e com ar condicionado, será para a exibição de filmes (cinema) .

Haverá mais uma no parque de diversões do Paço Municipal para atividades lúdico-educativas como pintura de rosto e jogos variados.

Haverá ainda uma tenda gigante que abrigará stands para livrarias, editoras, entidades literárias locais e venda de livros dos escritores sorocabanos. Nesta tenda haverá também uma mostra dos trabalhos da Secretaria da Educação de Sorocaba com uma exposição dos trabalhos de alunos da Rede Municipal de Ensino.

Obs: As coordenadoras gerais falaram também aos presentes que o sr Secretário da Cultura de Sorocaba, anunciará em breve os nomes dos palestrantes convidados para participarem da Expo 2008.

Segue abaixo o regulamento para os escritores sorocabanos que queiram participar do evento. Os agendamentos devem ser feitos com antecedência na Biblioteca com as coordenadoras Tânia ou Margareth.

Expo Literária de Sorocaba - 2008

De 30 de outubro a 01 de novembro

Local : Biblioteca Municipal "Jorge Guilherme Senger" de Sorocaba
Endereço : Rua Ministro Coqueijo Costa 180, Alto da Boa Vista, Sorocaba/SP
Data : Dias 30 e 31 de outubro , 5ªfeira, das 8h às 20h30
e dia 1º de novembro, sábado das 10h às 16h30

Informações: fone (15) 3228-1955 com Tânia Kalil.

Regulamento para participação dos escritores “sorocabanos” na Expo Literária de Sorocaba - 2008

Resumo da 1ª Reunião com os escritores sorocabanos no dia 13 de setembro de 2008 na Biblioteca Municipal de Sorocaba, enviado pela coordenação geral do evento.

Orientações para participação dos escritores sorocabanos
1. Exposição e venda de livros por conta da organização:

O escritor deverá entregar na secretaria da Biblioteca entre os dias 22 a 24 de outubro os livros para exposição e venda sendo:

- 06 volumes de cada título (máximo de 03 títulos).
- preencher a ficha e assinar o regulamento.
- os livros e o pagamento serão devolvidos a partir do dia 04 de novembro na secretaria da biblioteca.

2. Exposição e venda de livros por conta do autor ou da entidade a que pertence

- o escritor ou a entidade deverá entregar na secretaria da Biblioteca um oficia solicitando um stand e relacionando os escritores envolvidos até o dia 17 de setembro
- a venda e a mobília do stand serão de responsabilidade da entidade ou dos escritores

3. Performance do escritor no auditório da Biblioteca dia 01 de novembro das 10h às 15h30 – tempo de apresentação máximo de 30 minutos

O escritor ou a entidade interessado em expor seu trabalho deverá:

a. Encaminhar um ofício na secretaria da Biblioteca informando a performance, quais as necessidades áudio visuais para a apresentação, inclusive o tempo de duração

b. Cada interessado deverá ser responsável pelo seu público

c. O tempo de duração de cada apresentação dependerá do número de interessados

d. As apresentações deverão respeitar rigorosamente o tempo permitido

e. Os ofícios poderão ser entregues até o dia 25 de setembro na secretaria da Biblioteca

f. Todos os ofícios devem ser endereçados à Profª Tânia Kalil, coordenadora da programação

Prêmio Anual Sorocaba de Literatura

O prêmio foi instituído através da Lei nº 2395 de 02 de julho de 1985 e é um prêmio outorgado ao melhor livro lançado no ano anterior à sua entrega. A escolha do livro a ser premiado é feita por uma comissão formada por representantes de várias entidades da cidade e o ganhador recebe uma medalha, um diploma específico da própria premiação e um valor em dinheiro que atualmente é de R$500,00. A premiação voltou a acontecer no ano de 2007, quando ficou estabelecido que a entrega dele seria realizada na Expo Literária de Sorocaba. Desta forma, em 2008 a premiação fará parte também da programação da abertura da Expo.

Informações :

Biblioteca Municipal "Jorge Guilherme Senger"
Endereço: Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, Alto da Boa Vista, Sorocaba/SP . Fone (15) 3228-1955

Fonte:
Coordenação Geral da Expo.
http://www.sorocult.com

Nenhum comentário: