quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Cidade da Criança (Itu) celebra Dia da Leitura no domingo

ITU - A partir deste ano, o Dia das Crianças é, também, o Dia Estadual da Leitura em São Paulo, como resultado de uma proposta realizada em 2006 pelo Instituto Ecofuturo à Secretaria de Cultura do Estado. Para sensibilizar pais e educadores sobre a importância de oferecer leitura às crianças desde o nascimento, o próximo dia 12 de outubro terá uma extensa programação com leitura para crianças e adultos em vários locais do Estado de São Paulo, além de oficinas para educadores.

Em Itu, o Dia da Leitura será realizado na Cidade da Criança por voluntários da Biblioteca Comunitária prof. Waldir de Souza Lima. Haverá leitura de livros infantis e contação de histórias em dois horários: às 10 horas na Casa do Tarzan e às 15 horas no Coreto. Durante todo o dia, livros, revistas, gibis e brinquedos do acervo infanto-juvenil da Biblioteca Comunitária estarão à disposição das crianças na Casa do Tarzan.

O evento faz parte da programação da Secretaria Municipal de Turismo para o local, que contará ainda com apresentações de dublagem dos grupos de Cabreúva Patrulha Troupe Juvenil e Gingado Manero; hapkido e taekwondo com a Fábrica Academia; e shows com a banda Happy Hour e a dupla sertaneja Erasmo e Rafael.

O Dia da Leitura deste ano convidará todos a ler para as crianças no domingo, dia 12 de outubro, estimulando nelas a vontade e a paixão de ler, numa iniciativa batizada de Brincar de Ler. No dia serão distribuídos exemplares do Passaporte Brincar de Ler, um guia de 23 páginas que traz dicas de como implantar o gosto pela leitura em crianças desde o nascimento, mesmo que os pais sejam analfabetos.

A ação conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, Poiesis, São Paulo Estado de Leitores, Fundação Victor Civita, Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Associação Nacional de Livrarias (ANL). O objetivo, agora, é transformar esta conquista estadual em uma lei nacional, já em votação em Brasília. Você pode manifestar apoio deixando sua assinatura no site www.diadaleitura.org.br .

Fonte:
E-mail enviado por José Renato M. Galvão.
Biblioteca Comunitária Prof. Waldir de Souza Lima

Um comentário: