segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Ueda Akinari (Morada das Sarças)

conto integrante do livro: Os contos da Chuva e da Lua

Personagens Principais: Katsushirô, Miyagi
Local: Província de Shimoosa
Tema: Fidelidade

Katsushirô decide tentar uma vida melhor na cidade, para tanto, tem que deixar sua mulher, pois, não teria como leva-la junto consigo. Não querendo deixar a esposa, Katsushirô promete que voltará para casa, o mais breve conseguisse vender todas as sua peças de sedas e conseguisse um bom dinheiro e a esposa aceita e promete que estará esperando por ele, na mesma casa onde eles moravam.

Passam-se anos e a província de Shimoosa, passa por um período de guerra e todos os moradores da província fogem para salvar suas vidas e Miyagi, mesmo sabendo que sua vida corria risco, permanece na sua casa, na esperança de o marido voltar.

O marido, ao saber que a Província de Shimoosa, estava em guerra, acha que a mulher está morta e já não tem porque voltar, já que tudo o que tinha conseguido conquistar com a venda de sedas tinha sido furtado e sua casa, imaginava ele, já nem devia existir mais. Então ele permaneceu onde estava, pois para ele não restava mais aonde ir.

No entanto, a esposa persiste na Província de Shimoosa, ressentida pelo marido não ter cumprido a promessa, mas ao mesmo tempo, esperançosa de algum dia ter o marido de volta. Dessa forma, Miyagi persiste até o último dia de sua vida.

O marido, depois de um tempo, ressentido pelo remorso, regressa a Província de Shimoosa, a fim de ter notícias de sua esposa, porém sem esperanças de encontra-la viva. A sua surpresa ao chegar a sua casa foi tê-la encontrado na casa. A mulher o recebeu e Katsushirô emocionado pede perdão a esposa, que mostrou-se fiel a ele até o último momento.

Fontes:
http://www.netsaber.com.br/resumos/
Capa do Livro http://www.estampa.pt

Nenhum comentário: