sábado, 25 de outubro de 2008

Nilto Maciel (Panorama do Conto Cearense - Parte XI)

OUTROS NOVOS CONTISTAS

Seguem-se informações sucintas relativas a contistas apresentados nos últimos anos do século XX e começos do XXI em coletâneas, quase sempre oriundas de concursos literários, em periódicos e na Internet.

- Adriano Espínola (Fortaleza, 1952) é poeta e ensaísta dos mais conceituados no Brasil, com alguns livros publicados por grandes editoras. Tem também escrito contos. Professor de Literatura Brasileira.
- Aetamira Lúcia Ribeiro: 3º. lugar no I Prêmio Cidade de Fortaleza, com "A Casa".
- Ajuricaba Freitas Gaspar (Teresina, Pi, 1943) teve publicado "A Transação ou O Coronel, Sua Mula e o Cigano" na coletânea VI Prêmio Ideal Clube de Literatura, 2003.
- Alda Maria Cordeiro de Santana (Nova Olinda, 1961). Mostrou os primeiros seis contos no livro II Prêmio Ceará de Literatura. São eles: "Filhos da Selva", "Extraterreno", "Conversa pra Boi Dormir", "Fora da Lei", "Cem Cruzeiro ou Cem Cruzado não vale um Vintém Furado" e "Homem-Bicho ou Bicho-Homem".
- Alexandre Perazo Nunes de Carvalho: 7º com "O Almoço de Confraternização", no IV FUC, publicado em coletânea.
- Álvaro Fernando de Araújo Filho: 6º. no II FUC, com "...e o sonho fez-se verbo".
- Ângela Maria Bessa Linhares, professora universitária, dramaturga, com obra publicada, tem "A Ninguém" na coletânea 3º. Prêmio Ideal Clube de Literatura.
- Antonio Carlos Klein: 8º. no II FUC, com "No Velório do Vidal".
- Antonio Vanderley Moreira: 6º. no IV FUC, em 1996, com "Sem Verde e Sem Vida", publicado em coletânea.
- Carla Amalia Lourenço tem contos em jornais e premiados. 2º. no I Prêmio Literário Cidade de Fortaleza, com "Bicha não...". 6º. com "Combinações", na quinta versão do mesmo concurso, de 1995. Ambos publicados nas coletâneas que reuniram os contos e poemas premiados.
- Carlos Alexandre Bastos Gonçalves (Belford Roxo, RJ, 1979) está presente à coletânea VI Prêmio Ideal Clube de Literatura, 2003, com "Residencial Vila Lobos".
- Carlos Costa obteve menção honrosa (ou 4.º lugar) no III Prêmio Literário Cidade de Fortaleza, 1992, com "Como no Vietnam".
- Cecília Oliveira do Nascimento tem "O Natal de Calu" na coletânea 3º. Prêmio Ideal Clube de Literatura.
- Celina Côrte Pinheiro, paulista de nascimento, mora e clinica em Fortaleza, onde também escreve contos e os tem estampado em jornais e nas coletâneas da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores.
- Cellina Muniz participa de Antologia Literária (Prêmio Domingos Olímpio de Literatura, 1998, Sobral), com "Ambrósio".
- César Barros Leal (1950) tomou parte em antologias, como 10 Contistas Cearenses. A opinião de Nascimento, a respeito do conto incluído nesse livro, é de que o contista "conduz a linha narrativa de ‘Meu Grande Amigo’ numa linguagem reminiscente mais objetiva, centrada num episódio de sua vida. Entretanto, somente o narrador emerge dotado das funções de lembrar e reproduzir imagens e sensações".
- Clodomiro Paulino Gomes Filho: 2º. no I e no IV FUC, com "O Rubi" e "O Cardápio", respectivamente.
- Cristiano Gonçalves Ribeiro está presente na coletânea VI Prêmio Ideal Clube de Literatura, 2003, com "Grito na Tempestade".
- Daniel Magérbio Almino de Lucena (Crato, Ce, 1978): "Elipse", na coletânea VI Prêmio Ideal Clube de Literatura, 2003.
- Dimas Macedo, natural de Lavras da Mangabeira, tem se dedicado à poesia e à crítica literária, com êxito. No campo da prosa de ficção já apresentou alguns textos, como "Escritos do Dilúvio" e "Poética da Esfinge", incluídos no volume de artigos e ensaios Crítica Dispersa. Tem inéditas diversas histórias curtas e, em preparo, um romance.
- Daniel Magérbio Almino de Lucena (Crato, Ce, 1978) participou com "A Força no Sentido Horário" da coletânea VI Prêmio Ideal Clube de Literatura, 2003.
- Ecila Moreira de Meneses: 7º. no I FUC, com "Odisséia de Cada Dia".
- Edilson Brasil Júnior (ou Edilson Brasil de Souza) tem "As Mãos na Face" na coletânea 3º. Prêmio Ideal Clube de Literatura e "Bodas de Nunca Mais" na coletânea VI Prêmio Ideal Clube de Literatura, 2003.
- Emerson Freitas Braga participa do terceiro volume do Ideal, com "A Árvore do Bem e do Mal".
- Erick Leite Maia tem "A Menina que Falava Alemão" na Antologia Literária (1º. Prêmio Domingos Olímpio de Literatura, 1998, Sobral). No terceiro livro do mesmo prêmio, de 2000, compareceu com "Einstein e o luar do sertão".
- Fabiano dos Santos: 6º. no I FUC, com "UTI". Tem livros para o público infantil.
- Fayga Silveira Bedê: 8º. no I FUC, com "Daniel à Porta do Céu".
- Fernando Marcelo Probo: 5º. com "Câncer", no I FUC, da UFC, 1993.
- Francisco José Brasil participa da coletânea VI Prêmio Ideal Clube de Literatura, 2003, com "Minha Louca Estória com Djaíldo e Outras Coisas que nem Lembro para Contar".
- Francisco Octávio Marcondes Rudje (Rio de Janeiro, RJ, 1944), tradutor, participa da coletânea VI Prêmio Ideal Clube de Literatura, 2003, com "Noturno Urbano".
- Francisco Paulo de Souza: "Sou temperadental", 1º. no I Prêmio Literário Cidade de Fortaleza. Tem contos em jornais.
- Germano Silveira, formado em Letras, tem obras publicados, entre elas um romance premiado. Participa da terceira coletânea do Ideal, com "Claustrofobia".
- Gislene Maia de Macedo: 9º. no II FUC, com "O Homem velado".
- Iclemar Nunes: 3º. com "Tiãozinho Bananeira e as Diretas Já", no I Prêmio Cidade de Fortaleza e publicado na coletânea do mesmo nome.
- Igor Leite Mendonça Mina (Fortaleza, 1983) apresentou "Conto de um Rei sem Trono" e "Charles Patrick e a Doutrina do Pensamento Imanifesto" na coletânea VI Prêmio Ideal Clube de Literatura, 2003.
- Irenísia Torres de Oliveira: 3º. no I FUC, com "Noturno".
- Ivan Moreira de Castro Alves (Fortaleza, 1926) está incluído na antologia O Talento Cearense em Contos, com "Maré Baixa ou Contos da Lua Vaga". Tem diversos livros publicados (memórias, crônicas).
- Jádson Barros Neves (Miranorte, To, 1966) publicou os livros O Homem, o Pássaro, o Rio e Entre Eles, os Escorpiões. Tem contos premiados, como "Paisagem para Isabel", publicado na coletânea VI Prêmio Ideal Clube de Literatura, 2003.
- Jean Garcia Lima (Fortaleza, 1977) está incluído na coletânea VI Prêmio Ideal Clube de Literatura, 2003, com a narrativa "O Profeta da Pedreira".
- Jeovah Lucas da Silva: 10º. no IV FUC, com "Agressões", publicado em coletânea.
- Jesus Rocha (Maranguape) tem livros para o público infanto-juvenil, além de contos esparsos em periódicos. Da antologia O Talento Cearense em Contos é integrante com "Cenas de Futebol e de Aviação".
- Joan Edessom de Oliveira está presente na segunda coletânea do Prêmio Domingos Olímpio, com "Os Afogados". Na terceira obteve o primeiro lugar, com "Os Filhos de Aprígio Martins".
- João Dionísio Viana Neto também participa do mesmo livro, com "Recordações".
- José Augusto do Nascimento Filho: 3º. no II FUC, com "Revolução", e em 8º. no XII Prêmio Literário Cidade de Fortaleza, 2003, com "Traição".
- José Augusto Nóbrega Lessa teve "O Acompanhante do Outono" classificado em 1º. lugar no XII Prêmio Literário Cidade de Fortaleza, em 2003.
- José Carlos do Nascimento obteve, com "Destino, Vida e Morte do Homem-Álcool", o 9º. no XII Prêmio Literário Cidade de Fortaleza, 2003.
- José Célio Freire, professor universitário, participa da terceira coletânea do Ideal, com "Refém@imaginet.com.br".
- José Cornélio Ribeiro Neto compareceu à terceira antologia do Prêmio Domingos Olímpio, com "O Cabral".
- José Flamarion Pelúcio Silva (Pombal, PB, 1942) teve classificados e publicados "Esse meu pai..." e "Lua Negra" na coletânea VI Prêmio Ideal Clube de Literatura, 2003.
- José Mesquita Xavier Ferreira, com "A Flor", em 5.º no XII Prêmio Cidade de Fortaleza, 2003.
- Juliana Antunes de Menezes participa da coletânea VI Prêmio Ideal Clube de Literatura, 2003, com "Amigo Desconhecido".
- Júlio Lira é sociólogo atuante na área dos direitos das crianças e dos adolescentes. Publicou A Historia Inacabada de Maria Rapunzel (Edições Demócrito Rocha). "Por que a humanidade precisa suicidar-se" foi contemplado com o Prêmio Domingos Olímpio e publicado em Literatura n.º 24. "Nove de Copas" obteve o 2.º lugar no XII Prêmio Literário Cidade de Fortaleza, 2003. Prepara Pequenas e Quase Inocentes Histórias de Horror.
- Lígia Leal Heck (Rio de Janeiro, RJ, 1948) aparece na coletânea VI Prêmio Ideal Clube de Literatura, 2003, com "Uma Versão Versada".
- Lourival Mourão Veras, poeta e contista, teve "A Lua de Felícia" colocado em 5.º no V Prêmio Literário Cidade de Fortaleza, 1995, e apresentado na coletânea que reuniu os contos e poemas premiados.
- Lucelindo Dias Ferreira Júnior (Cacoal, RO, 1984) participa da coletânea VI Prêmio Ideal Clube de Literatura, 2003, com "Sentir Muito".
- Luciano Lira de Macedo (Crato) escreve contos e crônicas, que divulga em jornais, revistas e coletâneas, especialmente as da Sobrames, médico que é.
- Lucineide Souto tem publicado contos em jornais e revistas, como "A Burra de Padre", em Literatura nº. 24. Tem no prelo seu primeiro volume de histórias curtas, Chame os Meninos.
- Luís Marcus (ou Marcos) da Silva (Fortaleza, 1964) editou "Noite Empalhada", no Almanaque de Contos Cearenses. Teve "Ociosidade" classificado (e publicado em coletânea) em 4º. lugar no I Prêmio Literário Cidade de Fortaleza. Estampou contos em jornais.
- Luiz Antonio Simonetti: em 9º. com "O Aprendiz", no I FUC.
- Marcela Magalhães de Paula (Rio Claro, SP, 1983) tem "Essência" na coletânea VI Prêmio Ideal Clube de Literatura, 2003.
- Marcela Rosseti Pacheco (Rio de Janeiro, RJ, 1976) participa da segunda, terceira, quarta coletâneas do Ideal Clube, nesta com "Adeus", e da sexta com "Caleidoscópio".
- Marcus Túlio Dias Monteiro, graduado em Letras, tem livro de poemas editado. "Rua Verdadeira" se classificou em 9º. lugar no IV FUC e foi publicado em coletânea, e "Uma Noite Na Fortaleza Descalça" está na terceira coletânea do Ideal. Incluído também no VI Prêmio Ideal Clube de Literatura, 2003, com "Íncubus: Um Passeio Pelos Sonhos Humanos".
- Maria Amélia Barros Leal é uma das participantes de 10 Contistas Cearenses. F. S. Nascimento faz restrições a "O Elevador": "Sua aptidão kafquiana (sic) poderá conduzi-la a texturas bem mais urdidas, não lhe faltando talento e força criativa para alcançar melhor posição no panorama do conto no Ceará".
- Maria Carolina Lobo: 10º. com "Crônica de Uma Morte Generosa", no I FUC.
- Maria Thereza Leite tem obras premiadas. "Mosaicos" (1º. lugar) e "A Angústia das Árvores do Parque" estão na terceira coletânea do Ideal.
- Marta Adalgisa Nunes (Santana do Cariri, CE, 1957), pós-graduada em língua portuguesa, estampou "A Viagem" no VI Prêmio Ideal Clube de Literatura, 2003.
- Max Victor Freitas: 10º. no II FUC, com "Júlia".
- Napoleão Sousa Jr. (Fortaleza, 1969) apresentou alguns de seus contos em jornais e revistas e obteve alguns prêmios literários. Para a antologia O Talento Cearense em Contos teve selecionado "No Quintal". Faz parte do V Prêmio Literário Cidade de Fortaleza, 1995, com "As Noites de Augustina", classificado em 4.º lugar. "Dente de Leite" obteve o 5.º lugar no II FUC. Participa também da antologia do II Prêmio Literário Domingos Olímpio, com "Casa de Fogos", e do terceiro, com "O Domador".
- Natalício Barroso publicou em 2002 o livro Novelas Reunidas e, no ano seguinte, "O romance" (Revista Literatura n.º. 24).
- Nuno Gonçalves Pereira nasceu no Recife, PE, em 1977. Publicou "O Canto das Onças" na revista Arraia n.º. 2 e "O Caminho da Novena" no VI Prêmio Ideal Clube de Literatura, 2003, classificado em 1.º lugar no concurso que deu origem ao livro.
- Osmar Menezes dos Santos participa da terceira coletânea de contos do Ideal Clube, com "Na Sala de Espera da Morte".
- Otoniel Arilo Landim está na Antologia Literária do II Prêmio Domingos Olímpio, 1999, com "O Último Comboio" (3º.).
- Paulo César Benício Mariano se classificou em 8º. no IV FUC, com "O Fogão", publicado em livro.
- Paulo Henrique de Oliveira participa da terceira coletânea do Ideal, com "Vae Soli".
- Paulo de Tarso Vasconcelos: 7º. no II FUC, com "O Olhar".
- Raffaella Maria Duarte: 4º. no I FUC, com "Clara e Téo".
- Raimundo Cavalcante dos Santos (Canindé, 1952) publicou um romance e uma peça de teatro. Com a narrativa "Xifópagos" participa do VI Prêmio Ideal Clube de Literatura, 2003.
- Raul Silveira Bento faz parte do VI Prêmio Ideal Clube de Literatura, 2003, com "Noites Frias de Dezembro".
- Révia Maria Herculano tem livro de poemas editado. "Saqueadores de Memórias" está na terceira coletânea do Ideal.
- Ricardo Guilherme Vieira dos Santos (Fortaleza, 1955). Mais conhecido como ator, dramaturgo e diretor de teatro. Tem livros sobre teatro. Um dos vencedores do II Prêmio Ceará de Literatura, categoria conto, e ganhador (1.º lugar) do III (1992), com "A Minha Nêgo ou O Casulo e a Larva", de que resultaram coletâneas.
- Roberto Vasconcelos Lima: "O Jogo", 6.º no XII Prêmio Literário Cidade de Fortaleza, 2003.
- Rogério Santos Braga: 10.º com "Nota de Suicídio", no referido concurso.
- Rogério da Silva e Souza tem "O Fortim de Santiago" na terceira coletânea do Ideal.
- Rosel Ulisses Vasconcelos obteve alguns prêmios literários, como o 6.º lugar no IV Prêmio Literário Cidade de Fortaleza e o 7.º no V, com "O Tirano de Pedra". 1º. no IV FUC, com "A Missa de Evilásio Cintra", publicado em livro. Com "Dédalos" se fez presente na Antologia Literária (1º. Prêmio Domingos Olímpio de Literatura, 1998, Sobral) e com "Passos do Tempo" na segunda coletânea, do ano seguinte.
- Ruth Maria de Paula Gonçalves, professora universitária, participa da terceira coletânea do Ideal, com "Tirados do Pé" (2º.) e "Tempo".
- Sabrina Kelma Tomaz está no mesmo livro, com "Vale a Pena Lutar!"
- Sânzio de Azevedo (Fortaleza, 1938), mais conhecido como ensaísta, historiador da Literatura Cearense e poeta, também escreve contos.
- Sarah Diva Ipiranga participa da Antologia Literária do II Prêmio Domingos Olímpio, com "A Missão".
- Soares Feitosa é poeta, mas já deu a conhecer contos, que seriam capítulos de um romance em construção.
- Vânia Maria Ferreira Vasconcelos (Salvador, BA, 1961), mestra em Literatura Brasileira, mostrou "Segunda-feira" e "Fuxico" no VI Prêmio Ideal Clube de Literatura, 2003.
- Vanius Meton Gadelha Vieira (Fortaleza, 1944), psiquiatra, apresentou "O Último Colibri" no VI Prêmio Ideal Clube de Literatura, 2003.
- Vilmar Ferreira de Souza: 2º. com "As Águas do Rio", no II FUC.
- Zélia Maria Sales Ribeiro (Itapajé, CE, 1962), professora de Letras, participa do VI Prêmio Ideal Clube de Literatura, 2003, com "O Anjo".

continua...Antologia e Periódicos Literários no Ceará

Fonte:
http://www.cronopios.com.br/

Nenhum comentário: