quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Coleção Digital Machado de Assis

Obra completa do escritor está na rede e pode ser baixada gratuitamente

A obra completa de Machado de Assis em formato digital já está disponível ao público na Internet. A página eletrônica entrou na rede em 23 de setembro de 2008. O lançamento oficial aconteceu durante solenidade na Fundação Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, onde várias atividades foram realizadas para celebrar o centenário de morte do escritor carioca, com inauguração de exposição e lançamento de livros.

A coleção digital Machado de Assis é resultado de uma parceria entre o Portal Domínio Público, a Biblioteca Digital do Ministério da Educação (MEC) e o Núcelo de Pesquisa em Informática, Literatura e Lingüística (Nupill), da Universidade Federal de Santa Catarina.
.
Segundo o coordenador-geral de Livro e Leitura do Ministério da Cultura, Jéferson Assumção, “a edição especial das obras de Machado de Assis em formato digital possibilita o acesso dos textos de nosso mais consagrado escritor. O site possibilita uma navegação rápida e eficiente para consulta e deverá ser muito útil para estudantes e leitores em geral.

No Ano Machado de Assis esta ação do portal Domínio Público, do MEC, ganha dimensão importantíssima, ao possibilitar, ainda, a contribuição de diversos especialistas à obra de Machado”.

A edição digital é composta por 246 arquivos, para leitura em tela e para downloads, nos formatos html e pdf. De acordo com o coordenador do Portal Domínio Público, Marco Antônio Rodrigues, “há na internet muito material relativo a Machado e sua obra, mas é a primeira vez que se faz um esforço concentrado de se publicar sua obra completa, em edições revisadas segundo critérios específicos. Na verdade, esse esforço relativo a Machado precisa ser replicado com outros autores da literatura de língua portuguesa de domínio público. É dever de todos cuidar desse patrimônio e de divulgá-lo”.

Conteúdo

Os títulos se apresentam em ordem cronológica, resultado da organização do projeto. Os romances Ressurreição (1872), A Mão e a Luva (1874), Helena (1876), Iaiá Garcia (1878) e assim por diante, até Memorial de Aires (1908) estão disponíveis para leitura e para serem baixados inteirinhos da Internet.

Da mesma forma os poemas, peças de teatro, traduções, crônicas, contos e as demais criações em outros gêneros somam-se ao conjunto da obra machadiana.

O site Machado de Assis apresenta várias seções, como Cronologia, O Autor e a Obra, Bibliografia, Obra Completa e Postagens, que facilitam a participação e a colaboração de usuários. Em Na Rede, o internauta vai encontrar endereços de outras páginas na internet com materiais de qualidade relacionados a Machado e sua obra, dentre as quais estão as páginas das fundações Casa de Rui Barbosa e Biblioteca Nacional, instituições vinculadas ao Ministério da Cultura.

Outra atração do site são os depoimentos de estudiosos e especialistas, que contribuem para o entendimento e a interpretação da obras literárias de Machado de Assis, considerado um dos maiores nomes da literatura brasileira.

O vídeo Machado de Assis: um mestre na periferia, produzido pela TV Escola, oferece informações sobre a vida do escritor e sobre o contexto histórico em que suas obras foram criadas.

Durante o desenvolvimento do projeto, tudo foi minuciosamente observado.

O objetivo foi organizar, sistematizar, complementar e revisar as edições digitais até então existentes na rede, e o resultado é a completa coleção digital Machado de Assis.

O projeto contou ainda com a cooperação de equipes da Universidade Estadual de Londrina e da Universidade Federal do Piauí.

Para acessar a Coleção Digital Machado de Assis, o endereço é:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=11300&Itemid=1338&sistemas=1

Fontes:
Colaboração do magnífico trovador maringaense e membro da Academia de Letras de Maringá, prof. Antonio Augusto de Assis
Desenho.
http://gilbertomarchi.blogspot.com

Nenhum comentário: