domingo, 6 de novembro de 2011

Tarcísio Fernandes (Redação de uma Criança)


I

Sou o sonho e a ansiedade
e o projeto de um casal
que, de um ato sexual,
me tornou realidade,
prova de fertilidade,
o prazer da gestação,
nove meses de tensão,
uma vida despontando,
ou um que vem chegando
numa nova geração..

II

Sou assim como o começo
de uma longa caminhada,
como porta escancarada
ou produto sem ter preço;
como início de endereço
de uma rua em projeção;
como alguém, na multidão,
procurando se encontrar;
como a base ou um pilar
de algum prédio em construção.

III

Tenho um quê de dependência,
apesar de impetuoso.
Vez por outra sou teimoso,
mas me sinto obediência.
Sou um ser que tem carência
e também sou incompleto;
nem ao menos fiz projeto
pra viver o meu futuro;
também sou meio inseguro,
Sonhador e irrequieto.

IV

Não dou bolas para azar,
só viver já me conforta;
e se alguém me "abre uma porta",
aproveito para entrar.
Explorando esse lugar,
centralizo as atenções,
e, me achando com razões,
vou de encontro à disciplina,
pois não gosto de rotina
nem tampouco de padrões.

V

Faço birra se o que eu vejo
para mim, chama a atenção;
não aceito ouvir um não
para aquilo que eu desejo.
Aproveito todo ensejo
para usar a minha idade.
Tudo, em mim, é só verdade;
só o agora me interessa;
pra viver não tenho pressa,
quero, apenas, liberdade.

VI

Nasço, cresço, vivo, morro,
vejo, quero, peço, imploro,
subo, desço, caio e choro,
canto, rio, dou esporro.
Pulo, brinco, jogo, corro,
paro, sento e me levanto.
Meio sonso, meio santo,
entro, saio, vou pro meio,
obedeço ou esperneio
me amuando num recanto.

VII

Tento me virar sozinho
para ver se a vida ensina;
e, se alguém me recrimina,
põe mais pedra em meu caminho.
Se, ao contrário, dá carinho,
ao invés de repressão
e me ajuda, dando a mão,
adquiro confiança
e me sinto a esperança
desse velho mundo cão.

VIII

Quero ser eu de verdade;
quero um não sem lero-lero;
quero ter tudo que eu quero;
quero usar minha vontade.
Quero minha liberdade;
quero dar mais confiança;
quero ser a esperança;
quero ser bem educado;
quero amar e ser amado;
quero, apenas, ser criança.

Fonte:
Helóisa Crespo (organização e programação visual). Ciranda “Criança em Versos”. Campos dos Goytacazes/RJ: 2011. Livreto enviado pela autora

Nenhum comentário: