2.7 ACABAMENTO DOS CORTES DO LIVRO
Prensar o livro entre duas tábuas na mesa e lixar os cortes do livro até torna-los em linha reta.
2.8 CONFECÇÃO DA CAPA ·
Quando a capa do livro está em bom estado deve-se aproveitá-la, reforçando-a com uma cartolina. Molda-se a cartolina no livro colocando-a em seguida na capa original.
Quando a capa original não está em condições de ser aproveitada deve ser confeccionada uma capa com cartolina americana.
Molda-se a cartolina no livro cortando duas partes iguais (frente e verso), - neste caso será confeccionado apenas a capa com a lombada já pronta;
Fazer um vinco de 2 cm da lombada para o meio do livro e colar apenas a parte do vinco ao livro. Repetir o procedimento com o outro lado (verso).
CONCLUSÃO
Este trabalho foi elaborado objetivando orientar quanto às atividades ligadas à reparação e conservação de livros pertencentes a acervos de bibliotecas. No entanto, o restauro utilizado em obras bibliográficas que exigem maior conhecimento e cuidado, por se tratarem de obras raras e/ou documentos de cunho histórico, só deve ser executado por especialistas com aprimoramento técnico.
ANEXO 1
INSTRUÇÕES PARA PREPARO, MISTURA E DILUIÇÃO DE COLAS:
CARBOX METIL CELULOSE (CMC)
É um adesivo neutro, sua natureza é de celulose modificada, encontrado como pó branco que ao ser dissolvido forma um gel transparente. Usado como encolante e consolidante em conservação restauração de documentos, fotografias, faceamentos e velaturas.
Procedimento:
– Colocar 1 litro de água morna deionizada, destilada ou filtrada em recipiente de plástico ou vidro;
– Acrescentar aos poucos um copinho (cafezinho) como medida padrão de Metil Celulose;
– Bater na batedeira;
– Deixar descansar mais ou menos 2 horas, até que a mistura esteja com aparência homogênea e gelatinosa;
– Bater novamente na batedeira;
– A viscosidade do adesivo pode variar conforme a necessidade do uso, acrescentando-se mais água.
– Guardar na geladeira em vidro com tampa.
MISTURA DE PVA E CARBOX METIL CELULOSE (CMC):
Esta mistura é usada para remendos, colar folhas de guarda, colar dorso e outras aplicações. O seu uso permite que o papel seja descolado, quando necessário apenas usando a umidade.
Procedimento:
– Colocar em um recipiente partes iguais de cola PVA (cascorez) e Carbox Metil Celulose (50% x 50%) ou duas partes de PVA para uma parte de metilcelulose.
– Misturar bem e deixar no ponto da consistência de um iogurte;
– Se a mistura estiver muito espessa, acrescentar mais água para dissolve-la.
––––––
Fontes:
DIVISÃO DE PRESERVAÇÃO; Preservação e Recuperação de Material Bibliográfico. Biblioteca Pública do Paraná, Curitiba, 2001.
MILEVSKY, Robert J.; Manual de Pequenos Reparos em Livros; Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos. 2ª edição, Rio de Janeiro, 2001.
Nenhum comentário:
Postar um comentário