domingo, 27 de novembro de 2011

Murilo Rubião (1916 – 1991)


1916 - 1º de junho - nasce Murilo Eugênio Rubião, em Silvestre Ferraz, hoje Carmo de Minas (MG), filho de Eugênio Rubião e Maria Antonieta Ferreira Rubião.

1928 - Termina o curso primário no Grupo Escolar Afonso Pena, em Belo Horizonte, após ter estudado em Conceição do Rio Verde e Passa-Quatro.

1935 - Conclui o Bacharelado em Humanidades, no Colégio Arnaldo, em Belo Horizonte, tendo sido orador da turma.

1938 - Atua no Diretório dos Estudantes da Faculdade de I Direito da Universidade de Minas Gerais, como Vice-Presidente e depois como Presidente; e no Diretório Central da UMG como Tesoureiro. Funda, juntamente com um grupo de escritores-estudantes, a revista Tentativa.
1939 - É um dos fundadores e Presidente interino da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais. Torna-se redator da Folha de Minas, função que exercerá por mais de dez anos.

1940 - É redator da revista Belo Horizonte.

1942 - Forma-se em Direito pela Faculdade da UMG. É escolhido Diretor da Associação dos Jornalistas ProfIssionais de Minas Gerais.

1943 - É designado Diretor da Rádio Inconfidência de Minas Gerais. É convidado para lecionar nos Colégios Arnaldo e Sagrado Coração de Jesus.

1945 - É escolhido para chefiar a delegação de escritores mineiros ao I Congresso Brasileiro de Escritores, realizado em São Paulo, do qual foi um dos seus vice-presidentes. É eleito Presidente da Associação Brasileira de Escritores (Minas Gerais).

1946 - É nomeado Oficial de Gabinete do Interventor João Beraldo.

1947 - Publica O Ex-Mágico (contos).

1948 - É nomeado Diretor do Serviço de Radiodifusão do Estado de Minas Gerais. Recebe o Prêmio Othon Lynch Bezerra de MeIo, da Academia Mineira de Letras, com o livro O Ex-Mágíco.

1949 - Exerce as funções de Chefe do Serviço de Documentação da Comissão do Vale do São Francisco no Rio de Janeiro.
1950 - É nomeado Oficial de Gabinete do Governador Juscelino Kubitschek. É designado Diretor interino da Imprensa Oficial e da Folha de Minas.

1952 - É escolhido Superintendente da Secretaria de Saúde. É nomeado Chefe de Gabinete do Governador Juscelino Kubitschek.

1953 - Publica A Estrela Vermelha (contos).

1956 - É nomeado Chefe do Escritório de Propaganda e Expansão Comercial do Brasil em Madrid.
- É indicado Adido junto à Embaixada do Brasil na Espanha. É escolhido membro da delegação brasileira ao 11 Congresso de Cooperação Intelectual, realizado em Santander, Espanha.

1960 - É condecorado pelo Governo Espanhol com a comenda Isabela, a Católica.- Regressa ao Brasil.

1961 - Reassume as suas funções de Assessor Técnico Administrativo do Estado, sendo designado para a redação do Minas Gerais.

1965 - Publica Os Dragões e Outros Contos.

1966 - É encarregado de organizar o suplemento literário do Minas Gerais, sendo o seu primeiro secretário.

1967 - É designado Diretor da Rádio Inconfidência do Estado de Minas Gerais.
- É nomeado Diretor da Escola de Belas Artes e Artes Gráficas de Belo Horizonte - Escola Guignard.

1969 - Afasta-se da direção do Suplemento Literário para assumir a Chefia do Departamento de Publicações da Imprensa Oficial. É designado Presidente da Comissão de Apreciação do Mérito das Publicações da Imprensa Oficial. É eleito Presidente da Fundação de Arte de Ouro Preto.

1971 - É eleito Presidente da Fundação Madrigal Renascentista.

1974 - Publica dois livros: O Pirotécnico Zacarias e O Convidado.

1975 - É promovido a Diretor de Publicações e Divulgação da Imprensa Oficial do Estado e aposenta-se no mesmo ano. É eleito Presidente do Conselho Estadual de Cultura de Minas Gerais. Recebe o prêmio Luisa Cláudio de Souza, do Pen Club do Brasil, com o livro O Pirotécnico Zacarias.

1978 - Publica A Casa do Girassol Vermelho (contos).

1979 - É publicada nos Estados Unidos a tradução de O Ex-Mágico. E adaptado para o cinema, em curta-metragem, o seu conto A Armadilha (roteiro e direção de Henrique Faulhaber).

1981 - É publicada na Alemanha a tradução de O Pirotécnico Zacarias. É publicado em São Paulo, pela Editora Ática, o livro de Jorge Schwartz, Murilo Rubião: A Poética do Uroboro. É exibido no Palácio das Artes o filme Zacarias, adaptação e direção de Paulo Labome do conto O Pirotécnico Zacarias.

1982 - É publicada, na coleção Literatura Comentada, da Editora Abril, uma coletânea de contos seus, sendo a seleção de textos. notas e estudos de Jorge Schwartz.

1983 - É nomeado Diretor da Imprensa Oficial. Recebe a medalha da Ordem do Mérito Legislativo da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais. É condecorado com a Medalha de Honra da Inconfidência.

1984 - É lançado pela editora Avon Books, em edição de bolso, a segunda edição de O Ex-Mágico.
1986 - É publicada na Tchecoslováquia uma antologia de seus contos sob o título de A Casa do Girassol Vermelho. É homenageado do 11 Simpósio de Literatura Comparada, promovido pelo Curso de Pós-Graduação em Letras da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. - Recebe o título de Personalidade Cultural do Ano, instituído pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

1987 - Edição Especial do Suplemento Literário do Minas Gerais (nº 1060/61/62), comemorando os 40 anos da publicação de O Ex-Mágico.

1988 - Tem duas de suas obras incluídas no Programa do Concurso para o Capes de Portugais (Certificat d'Aptitude à l' Enseignement Secondaire de Portugais), destinado a selecionar professores de Português para o ensino secundário oficial, na França.

1990 - Publica O Homem do Boné Cinzento e Outras Histórias. Estréia no teatro com a encenação de três contos seus - A Lua, Bárbara e Os Três Nomes de Godofredo - sob o título geral de A Casa do Girassol Vermelho, pela Cia. Sonho e Drama, e adaptação e direção de Cida Falabella.

1991 - Falece em 16 de setembro, aos 75 anos, em Belo Horizontes e seus restos mortais são depositados no Cemitério do Bonfim em Belo Horizonte.

Seu acervo pessoal é doado por sua família ao Acervo de Escritores Mineiros. Evento inaugural do projeto Memória Viva, da Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte, dedicado ao estudo e divulgação da obra de Murilo Rubião.

21 de setembro: abertura no Palácio das Artes da exposição multidisciplinar Murilo Rubião: Construtor do Absurdo, o primeiro evento do projeto Memória Viva, da Secretaria Municipal de Belo Horizonte, com curadoria de Márcio Sampaio.

1998
É publicado Contos Reunidos.

2002
O conto O bloqueio é adaptado para o cinema, num curta-metragem de animação de Cláudio de Oliveira.

2006
Com O Pirotécnico Zacarias e A Casa do Girassol Vermelho, em nova seleção, a Companhia das Letras começa a relançar a obra de Murilo Rubião.

4 de setembro: abertura, no Palácio das Artes, da exposição Muriliana 90 anos de Murilo Rubião.

Fonte:
http://www.murilorubiao.com.br/

Nenhum comentário: