Partindo do princípio que a criança é produto de fatores biológicos e do meio em que vive, e que a sociedade não é estática, ela é dinâmica, a autora chama a atenção para a importância deste gênero literário Infantil e Juvenil, com valores universais preservados, cumprindo assim os objetivos básicos de um livro destinado às crianças: FORMAR, INFORMAR e RECREAR.
Através de 140 páginas com dez capítulos e mais Apêndices, temos uma resposta coerente às necessidades dos jovens leitores, orientando pais e educadores na escolha de textos adequados.
O que é um livro Infantil? Segundo Cecília Meireles, livro infantil não é aquele que é escrito para as crianças, mas é aquele livro que as crianças gostam de ler e que deixa um ponto de partida para novas buscas. Assim, através da Introdução e do Conceito e Objetivos da Literatura Infantil, vamos entendendo a importância do texto falar à mente imaginativa da criança nas diferentes fases de seu desenvolvimento.
No capítulo III cita autores “Clássicos” da Literatura Infantil e analisa o que eles tinham para ler em sua infância bem como essas leituras e como o meio em que viviam influiu em suas criações literárias. As fontes de leitura iam desde a leitura da Bíblia, textos sacros, mitologia, literatura épica, heróica, etc.
Em a “Psicologia Infantil e a Importância da Literatura no Desenvolvimento Infantil” destaca a importância de respeitar as fases de crescimento da criança para que ela assimile gradativamente os modos de ver, julgar, agir e organize as realidades, após as fases iniciais em que o mundo objetivo e subjetivo se confundem. O crescimento psíquico e o crescimento orgânico tem certas semelhanças; portanto um desenvolvimento harmônico é muito importante. Na fase de 0 a 2 anos a criança só tem experiências sensoriais e motoras; de 2 a 7 anos tem o início do domínio da linguagem; é a fase pré-conceitual ainda sem separação entre o mundo objetivo e subjetivo; a terceira fase dos 7 aos 11 anos é o das “operações concretas” quando já organiza as realidades que experimenta, e na 4ª fase dos 12 aos 15 anos temos as “operações formais”; é aí que já é capaz de dar expressão formal às idéias. Daí a importância dos símbolos, do Herói, da mensagem ou moral da história, fazer parte do contexto formativo do pequeno leitor.
Na seqüência são analisados alguns autores “Clássicos”, indo do Realismo de Charles Perrault (O Gato de Botas/ A Borralheira, etc.), da Sátira de J. Swift (Capitão Gulliver) e D.Defoë (Robson Crusoé), exaltando a coragem dos heróis, até Júlio Verne, o geógrafo e repórter de sua época, passando por outros autores como Fénelon, Irmãos Grimm, Hans Christian Andersen, Silvio Romero, Monteiro Lobato, etc.
Destaca a importância de cada um em sua época, mas que até hoje são leitura do agrado dos leitores de todas as idades pelo seu valor cultural, ético-moral, mágico, lúdico, que nunca vai perder a validade, pois são calcados em valores universais.
No capítulo VI temos as “Formas de Literatura Infantil” – o Folclore, as Lendas, os Mitos, os Contos de Fadas, as Fábulas, as Histórias Narrativas e Novelas, a Poesia e os Jogos, o Teatro Infantil, a Fábula de Walt Disney.
Antes da Conclusão faz um comentário sobre a “Mensagem Universal Formativa” e lembra a importância da Biblioteca Infantil e o Livro na Escola, os Problemas da Literatura Infantil. Na Conclusão lembra as palavras de Isaac Bashevis Singer, Prêmio Nobel de Literatura, justificando porque gostava de escrever para crianças: -“ adoram histórias interessantes, acreditam em Deus, na Família, em anjos, demônios, bruxas, duendes, na clareza, na pontuação e outras coisas obsoletas”.
Fonte:
http://pt.shvoong.com/books/1767570-pequeno-tratado-da-literatura-infantil/
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