terça-feira, 15 de setembro de 2020

Apollo Taborda França (Grandes Temas da Literatura) O Poema 2, final


Paulo Corrêa Lopes
Itaqui/RS, 1898 – 1957, Porto Alegre/RS

POEMA

Quando eu falo ficas calada
e o teu silêncio põe um perfume de sonho
em minhas palavras.
Se eu pudesse te dizer
tudo o que anda nos meus olhos
depois que meus olhos te encontraram!

Se eu pudesse te dizer um pouco ao menos
do meu amor!

Se eu pudesse falar sobre o meu amor
verias sóis caindo sobre o mundo
verias mares estranhos terras distantes
cantando cantando!

Se eu pudesse falar sobre o meu amor
ouvirias clarins de guerra
longe vibrando entre montanhas!

Se eu pudesse te dizer
tudo o que anda nos meus olhos
depois que os meus olhos te encontraram,,.
****************************************

Noel Nascimento
Ponta Grossa/PR, 1925 – 2013, Curitiba/PR

O POEMA DO BEM

Não consta em antologia
ou num livro de poesias
o mais belo dos poemas.

Poema no ar,
revoada de palavras
— arco-íris nas asas —
anunciando a nova primavera.
Bálsamo aramaico
de arabescos milagrosos,
verso bíblico
de palavras semeadas
e frutificando amores.
Perene poesia
de bem-aventurança
e glória dos humildes.
Poema puro,
poema santo,
forma de esperança.
A fé faz ouvi-lo
e compreendê-lo,
repicam-no os sinos,
cantam-no os pássaros,
poema eterno,
Ruem os impérios,
mas permanece a poesia
do Sermão da Montanha.
****************************************

Alziro Zarur
Rio de Janeiro/RJ, 1914 -1979

POEMA AO DEUS DIVINO

O Deus que é o Perfeito, e que ora eu tento
Cantar em versos de sinceridade,
Eu nunca O vi, como em nenhum momento
Vi eu o vento ou a eletricidade.

Mas esse Deus, que é o meu eterno alento,
Deus de Amor, de Justiça e de Bondade,
Eu, que O não vejo, eu O sinto de verdade,
Como à eletricidade, como ao vento.

E O sinto na ânsia purificadora,
Na manifestação renovadora
Do Belo, da Pureza, da Afeição.

Com ele falo em preces inefáveis,
Envolto em vibrações inenarraráveis,
Que me trazem clarões da Perfeição.

Pois creio é nesse Deus imarscecível
Que ampara a Humanidade imperfeitíssima;
Deus de uma Perfeição inacessível
A humana indagação falibilíssima.

Fonte:
Apollo Taborda França. 10 grandes temas (clássicos) da literatura. Curitiba/PR: Gráfica Vitória, 1989.

Nenhum comentário: