quarta-feira, 17 de março de 2021

Professor Garcia (Mourão em sete pés) – 1


Esse é um dos estilos poéticos cantados pelos nossos magníficos repentistas, que nos proporcionam momentos de rara beleza e encantamento, porque prova a velocidade do raciocínio e da inteligência dos cantadores. Via de regra, quem começa já imagina o fechamento da estrofe; mas o oponente, ao perceber, muda essa ideia na tentativa de deixar o colega em dificuldade.

Alguns exemplos a seguir entre Prof. Garcia (PG) e Zé Lucas (ZL)


PG - Todo mourão me enternece
seja do jeito que for.

ZL - Eu vibro quando ele cresce
na voz de um bom cantador.

PG - Mourão que é bem feito em sete,
verso nenhum se repete
na lira de um trovador!
= = = = = = = = = = =

PG - A abelha da jandaíra
é uma operária sofrida.

ZL - Na natureza se inspira,
fabricando o mel da vida.

PG - Meu Deus! e o que faço agora,
se a jandaíra de outrora,
já foi de morte, ferida!
= = = = = = = = = = =

ZL - No piso de meu curral,
só quero vaca leiteira.

PG - E eu quero no meu quintal
o canto da cachoeira.

ZL - Quando a cachoeira canta
o rio, que se levanta,
vem de barreira a barreira.
= = = = = = = = = = =

PG - Me lembro da bordadeira
na varanda da fazenda.

ZL - E uma cabocla faceira
tecendo bico de renda,

PG - Esse passado tão lindo
pouco a pouco foi sumindo;
no meu sertão, virou lenda!
= = = = = = = = = = =

ZL - Espremida na moenda,
virava bagaço a cana.

PG - E o bagaço era oferenda
no terreiro da choupana.

ZL - No sabor da rapadura
concentrava-se a doçura
do mel da cana caiana.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

PG - O engenho de moer cana,
referência do passado,

ZL - Hoje é saudade tirana
de um sonho desmoronado.

PG - Para falar a verdade,
é meu mundo de saudade
dentro do peito guardado!
= = = = = = = = = = =

ZL- Eu defendo a virgem mata,
onde a paz ainda habita.

PG — Onde a lua cor de prata
deixa a noite mais bonita.

ZL - Se, ali, alguém que não presta,
ferir de morte a floresta,
até o silêncio grita!
= = = = = = = = = = =

PG - Quem usa a foice maldita
para uma planta cortar.

ZL - Com a lei divina se atrita,
pisoteia o verbo amar!

PG - Quem queima e que tudo corta,
deixa a natureza morta
e a terra triste a chorar!

Fonte:
Professor Garcia. Poemas do meu cantar. Natal/RN: Trairy, 2020.
Livro enviado pelo autor.

Nenhum comentário: