sábado, 17 de julho de 2021

Apollo Taborda França (A Trova e O Trovador)

A TROVA


A minha TROVA é silente,
toda de luz e calor...
Ponho na rima meu poente,
meu universo de amor!
= = = = = = = = = = =

A TROVA boa, sentida,
fluindo com emoção...
é como a prece florida
que brota do coração!
= = = = = = = = = = =

A TROVA etérea, maviosa,
Desperta suave emoção...
Quando fluente e ardorosa,
Fala-nos ao coração!
= = = = = = = = = = =

A TROVA, graça divina,
de inspiração é repleta…
Surge da verve mais fina
e valoriza o poeta!
= = = = = = = = = = =

A TROVA, graça suprema,
sintetiza e muito ensina...
Tem a luz de pura gema,
nos envolve e nos fascina!
= = = = = = = = = = =

A TROVA não morre nunca,
retempera a humanidade...
e vence a tristeza adunca,
alegrando a mocidade!
= = = = = = = = = = =

A TROVA que tem valor,
é muito simples, singela...
e diz um mundo de amor,
com tintas de uma aquarela!
= = = = = = = = = = =

Cinco letras... Viva a TROVA!
Quatro linhas... de verdade;
Poesia se renova
e ganha longevidade!
= = = = = = = = = = =

De TROVAS uma revoada,
pra alegrar o nosso ambiente…
O verso é muito, é nada,
mas, deixa-nos bem contente!
= = = = = = = = = = =

Para fazer boa TROVA,
verso puro que se integra,
cuide a rima, como prova,
e respeite bem a regra!
= = = = = = = = = = =

Poesia?... Salve a TROVA,
Quatro versos de estatura.
O poeta põe á prova,
com o denodo e cultura!
= = = = = = = = = = =

Quem falou que a TROVA é dura,
sem valor, um tanto azeda?...
Pois que certa ela perdura,
se consagra de vereda!
= = = = = = = = = = =

Quem tem estro e tem cultura
e se inclina à poesia,
vai na TROVA com lisura,
cheio de graça e estesia!
= = = = = = = = = = =

Recrudesce a bela TROVA,
para a glória da Cultura;
Poesia põe à prova
o bom senso, em miniatura!
= = = = = = = = = = =

Sempre no pequeno frasco
é que está a grande essência…
e a TROVA traz no casco,
o rigor dessa exigência!
= = = = = = = = = = =

Sete sílabas por cima
e ideia sempre nova,
com cadência e boa rima,
numa quadra... bela TROVA!
= = = = = = = = = = =

TROVA tem aura dileta,
enebria o pensamento.
É magia do poeta,
arroubo do seu talento!
= = = = = = = = = = =

TROVA tem sabedoria,
é tão fértil como a terra…
Bons conceitos ela cria,
pelas verdades que encerra!
= = = = = = = = = = =

Uma TROVA de cadência,
conteúdo e expressão.
Precisa de inteligência
e muita reflexão!
= = = = = = = = = = =

Uma TROVA pra ser boa,
expressiva, universal…
na mensagem que apregoa
mostra cultura e moral!
= = = = = = = = = = =

Uma TROVA...    um belo tema,
pra dizer o que se quer;
sendo um poeta da gema,
inspira-se... na mulher!
= = = = = = = = = = =

Você tem tristeza n'alma?
Esqueça! Não se apoquente...
Tente a TROVA, que ela acalma,
retempera a nossa mente!
= = = = = = = = = = =
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

O TROVADOR

Eu sinto as trovas nas veias,
meu sangue todo alvoroço...
Verso me envolve nas teias.
meu coração é de moço!
= = = = = = = = = = =

Por trovador eu me esmero,
no rito de bem compor...
Nas minhas trovas sou mero,
puro instrumento do amor!
= = = = = = = = = = =

Ser trovador, uma graça,
é bênção que cai do céu...
Nas rimas ele bem traça,
de sua glória o troféu!
= = = = = = = = = = =

Sou trovador e entendo
a rima, em forma de flor...
e tal qual um reverendo,
só rezo trovas de amor.
= = = = = = = = = = =

Sou trovador sem remendo,
O verso meu é de cor...
Vou com assombro dizendo
as minhas trovas de amor!
= = = = = = = = = = =

Sou trovador, tenho senso
da importância da poesia...
Encerra tudo o que penso,
realidade e fantasia!
= = = = = = = = = = =

Sou trovador venturoso,
amo a vida por demais...
Da infância lembro meu gozo.
Da juventude meus ais!
= = = = = = = = = = =

Sou trovador venturoso,
conheço desse fulgor...
Trovar de modo charmoso
sobre a mulher, com sabor!
= = = = = = = = = = =

Trovador que demais ama,
passa momentos terríveis...
Trova loucuras na cama
e sonha coisas incríveis!
= = = = = = = = = = =

Trovo porque me dou bem,
no ritmo, rima e cesura...
Meus versos como requiém,
rebrilham lá pela altura!

Fonte:
Apollo Taborda França. Trovas maravilhosas. 
Curitiba/PR: O Formigueiro, 1986.

Nenhum comentário: