domingo, 18 de julho de 2021

Filemon F. Martins (Poemas Escolhidos) X

ALVORECER


Num festival de luz, a madrugada
vem surgindo no céu, risonhamente;
a Estrela d'Alva brilha alcandorada
sobre a Terra, que a fita, resplendente!

A Natureza, então, qual namorada,
de flores se engalana, sorridente,
cigarras cantam, canta a passarada
agradecendo a Deus esse presente.

E a estrela que brilhava, já sombria
desaparece... E o mundo que dormia,
desperta, alegre, em meio dessa festa...

Não há beleza que se iguale a esta,
quando luzente o sol se manifesta
no começo feliz de um novo dia!...
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

ANTES…

Antes que seja tarde, eu me pergunto:
- por que dói tanto a despedida, assim?
Meu coração, teimoso, já foi junto
sem entender por que foges de mim?

A minha vida agora sem assunto
não tem sentido e segue para o fim,
sem teu amor me sinto qual defunto
seguindo num caixão fechado, enfim.

Mas se voltares num abraço ardente
tu me acharás aqui, pois certamente
nosso amor é maior, assim eu penso.

E nunca mais hás de ficar com medo
nem haverá jamais algum segredo
que nos separe deste amor imenso!
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

BARRA DO MENDES

Plantada no Sertão, Velha Chapada,
aos pés da bela Serra Santa Cruz,
Barra do Mendes cresce, abençoada,
sob o signo da Fé, cheia de Luz.

A Natureza esbelta foi talhada,
mas a Amizade é flor que nos seduz,
porque a cidade acolhe gente honrada
e a um futuro brilhante nos conduz.

Grutas, lagoas, rios, cachoeiras,
paisagens deslumbrantes, gameleiras,
riquezas naturais que tu deténs.

Bem haja o teu valor, Barramendense,
o teu progresso a todos já convence,
eu te saúdo, então, meus parabéns!
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

BONDADE

Essa bondade que nasceu comigo,
herdei, um dia, de meu velho pai.
Até parece, às vezes, que é castigo
pra quem lutando pelo mundo vai...

Meu coração cansado é tão amigo
ajuda e ampara quem na vida cai.
Ninguém será feliz, sem ter abrigo,
- o egoísmo do mundo não me atrai.

Pode até parecer que sou um louco,
pois o amor verdadeiro é muito pouco
para expressar a força da Verdade.

Quero que Deus, então, me dê guarida
para que eu possa ser por toda a vida:
- emissário da Paz e da Bondade!
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

CANTANDO O AMOR

É belo o amor sublime do meu sonho
que em minha vida já se fez real.
não há razão para viver tristonho,
se estás comigo eu venço o vendaval.

O céu está mais lindo e mais risonho,
saudando a nossa paz transcendental.
O tempo passará, mas - pressuponho,
nosso amor subirá ao pedestal.

Viver este momento tão singelo
sempre foi meu desejo e meu anelo
e sentir teu carinho e o teu calor.

Querer-te assim numa expressão sincera,
Verão, Outono, Inverno ou Primavera,
hei de te amar com todo o meu amor!

Fonte:
Filemon Francisco Martins. Anseios do coração. 
São Paulo: Scortecci, 2011.
Livro enviado pelo autor.

Nenhum comentário: