sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Wanda de Paula Mourthé (Canteiro de Trovas) 4

Ah, Tempo, adia o futuro,
modera o passo, demora!
E eu te prometo — até juro —
pagar-te juros de mora.
= = = = = = = = = 

Carente do teu abraço,
se a lembrança estreita o cerco,
aceito a queda de braço
com tua ausência... mas perco!
= = = = = = = = = 

Estas rugas em meu rosto,
mais que vestígios da idade,
são trilhas do meu desgosto
onde passeia a saudade.
= = = = = = = = = 

Feito folha solta ao vento,
horizontes eu transponho
e me alteio ao firmamento
porque vivo ao léu do sonho...
= = = = = = = = = 

Foi tanta recordação
num encontro inesperado
que, num "flashback" de emoção,
reprisamos o passado.
= = = = = = = = = 

Horas batem feito açoite,
quando a espera me angustia...
No talvez da quase noite,
não vieste... e é quase dia...
= = = = = = = = = 

Já vislumbro meu poente,
mas não receio a partida,
porque a morte é tão somente
o alvorecer de outra vida.
= = = = = = = = =

Mãe, tuas simples sentenças,
em minha infância enraizadas,
ainda norteiam crenças
e escolhas de encruzilhadas.
= = = = = = = = = 

Mar agitado e bravio
foi teu amor sem ternura,
só me deixando o vazio
e as salinas da amargura.
= = = = = = = = = 

Meu coração é sem dono
— tapera à beira da estrada —
por onde, em seu abandono,
só passa o Tempo... mais nada!
= = = = = = = = = 

Mil vezes causou-me dor,
mas pelo amor sou movida,
porque renúncia ao amor
é renúncia à própria vida!
= = = = = = = = = 

Nas peças que a vida monta,
há milênios em cartaz,
que o tema "Guerra" — sem conta —
de lugar ao tema "Paz"!
= = = = = = = = = 

No adeus disfarçamos, sábios,
risos e lágrimas: jeito
de mascarar com os lábios
o pranto dentro do peito.
= = = = = = = = = 

Pelas veredas que trilho,
buscando teu coração,
meu coração andarilho
deixa rastros de paixão...
= = = = = = = = = 

Pode o "sim" gerar bonança,
e o "não" matá-la de vez.
Que seria da esperança
se não houvesse o "talvez"?
= = = = = = = = = 

Pode ser uma utopia,
mas persigo a identidade,
que espero alcançar um dia,
entre o sonho e a realidade.
= = = = = = = = =

Quando o teatro frequento,
meus dias são mais risonhos:
a ribalta é encantamento,
caleidoscópio de sonhos...
= = = = = = = = = 

Recuse ao ócio guarida
que o labor Deus abençoa.
Paga um preço o boa-vida:
tem vazia a vida "boa"...
= = = = = = = = = 

Se nas trovas eu consigo
juntar meus sonhos dispersos,
o nosso amor, que bendigo,
não contenho em quatro versos...
= = = = = = = = = 

Sertanejo, quantas falhas,
na vida, a te flagelar!
De sol a sol tu trabalhas,
mas ao sol não tens lugar!
= = = = = = = = = 

Solidário com meu pranto,
sem ti, nosso lar vazio
tornou-se, por desencanto,
morada do desvario.
= = = = = = = = = 

Tanto foi teu desamor,
após nossa desavença,
que mascarei minha dor
com o véu da indiferença!
= = = = = = = = = 

Trouxe o amor tal claridade
a meu mundo antes tristonho
que hoje minha realidade
é a realidade de um sonho!
= = = = = = = = = 

Zeloso dos filhos Seus,
legou-lhes um bem fecundo:
Poesia, requinte de Deus,
para adornar nosso mundo.

Fonte: Wanda de Paula Mourthé. Com…passos de emoções. Belo Horizonte: Flux, 2013. Enviado pela trovadora.

Nenhum comentário: