quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Recordando Velhas Canções (Bloco da Solidão)


(marcha-rancho/ carnaval, 1971) 

Compositores: Evaldo Gouveia e Jair Amorim

Laia laia laia laia laia laia 
La laia laia la laia 

Angústia solidão
Um triste adeus em cada mão
Lá vai meu bloco vai
Só desse jeito é que ele sai
Na frente sigo eu levo um estandarte
De um amor 
do amor que se perdeu
No carnaval lá vai meu bloco
E lá vou eu também
Mais uma vez sem ter ninguém
No sábado e domingo segunda e terça-feira
E quarta-feira vem o ano inteiro
É todo assim por isso quando eu passar
Batam palmas pra mim

Aplaudam quem sorrir
Trazendo lágrimas no olhar
Merecem uma homenagem
Quem tem forças pra cantar
Tão grande a minha dor pede passagem
Quando sai comigo só
Lá vai meu bloco vai
Laia laia laia laia laia laia 
La laia laia la laia la ia
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  = 
A Melancolia do Carnaval em 'Bloco da Solidão'
A música 'Bloco da Solidão', é uma obra que explora a dualidade entre a alegria do carnaval e a tristeza da solidão. A letra começa com um refrão repetitivo e melódico, 'Laia laia laia', que remete ao ritmo contagiante das marchinhas de carnaval, mas logo se aprofunda em um tema mais sombrio: a angústia e a solidão. O eu lírico descreve um bloco carnavalesco que, ao invés de celebrar, carrega a tristeza de um amor perdido.

O estandarte que o eu lírico carrega simboliza esse amor que se foi, e o bloco que deveria ser uma manifestação de alegria se transforma em um desfile de dor e saudade. A repetição dos dias da semana, 'sábado e domingo, segunda e terça-feira', sugere que essa tristeza não é passageira, mas uma constante na vida do eu lírico. A quarta-feira de cinzas, que tradicionalmente marca o fim do carnaval, não traz alívio, mas sim a continuidade de um ciclo de solidão.

A música também aborda a força necessária para enfrentar essa dor. O eu lírico pede aplausos não pela alegria, mas pela capacidade de sorrir e cantar mesmo com lágrimas nos olhos. Essa homenagem é um reconhecimento da resiliência diante da adversidade. 'Bloco da Solidão' é, portanto, uma canção que utiliza o carnaval, uma festa tipicamente alegre, como metáfora para explorar sentimentos profundos de perda e solidão, destacando a complexidade das emoções humanas e a capacidade de encontrar força mesmo nos momentos mais difíceis.

Fonte: 
– Letras de Músicas Brasileiras

Nenhum comentário: