sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Recordando Velhas Canções (Ela é carioca)


(bossa nova, 1963) 

Compositor: Vinicius de Moraes

Ela é carioca, ela é carioca
Basta o jeitinho dela andar
E ninguém tem carinho assim para dar
Eu vejo na cor dos seus olhos
As noites do Rio ao luar
Vejo a mesma luz, vejo o mesmo céu
vejo o mesmo mar

Ela é meu amor, só me vê a mim
A mim que vivi para encontrar
Na luz do seu olhar, a paz que sonhei

Só sei que eu sou louco por ela
E pra mim ela é linda demais
E além do mais, ela é carioca
ela é carioca
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  = 
A Essência do Rio de Janeiro em 'Ela É Carioca'
A música 'Ela É Carioca', composta por Vinicius de Moraes, é uma ode à mulher carioca e, por extensão, à cidade do Rio de Janeiro. A letra exalta a beleza, o charme e a singularidade da mulher nascida na cidade maravilhosa. A forma como ela anda, o carinho que ela oferece e a luz em seus olhos são descritos de maneira poética, refletindo a admiração e o amor do eu lírico por essa figura feminina. A mulher carioca é apresentada como um símbolo de tudo o que há de belo e encantador no Rio de Janeiro.

Vinicius de Moraes, um dos maiores poetas e compositores brasileiros, utiliza a mulher carioca como uma metáfora para a própria cidade. Através dos olhos dela, ele vê as noites do Rio ao luar, o mesmo céu e o mesmo mar. Essa visão romântica e idealizada do Rio de Janeiro é uma característica marcante na obra de Vinicius, que sempre buscou capturar a essência da cidade em suas composições. A música, portanto, não é apenas uma declaração de amor a uma mulher, mas também uma celebração da cultura e da paisagem carioca.

Além disso, a canção destaca a relação íntima e pessoal entre o eu lírico e a mulher carioca. Ele viveu para encontrá-la e encontra paz na luz do seu olhar. Essa conexão profunda e emocional reforça a ideia de que a mulher carioca, e por extensão o Rio de Janeiro, é uma fonte de inspiração e felicidade. A repetição da frase 'Ela é carioca' ao longo da música enfatiza essa identidade única e especial, tornando a canção um verdadeiro hino de amor à cidade e às suas mulheres.

Nenhum comentário: