sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Ademar Macedo (Mensagens Poéticas n.116)

Uma Trova Nacional

Num simples gesto de luz,
Cristo nos dando respostas,
abriu os braços na cruz
e nos deixou de mãos postas.
(JOSÉ ANTONIO JACOB/MG)

Uma Trova Potiguar

Tapera, triste tapera,
resto de mansão caída,
imagem da primavera
dos sonhos da minha vida.
(ORILO DANTAS/RN)

Uma Trova Premiada

2000 > Niterói/RJ
Tema > DELÍRIO > Menção Honrosa

Nos delírios sem alardes
das ilusões artesãs,
há sóis que nascem nas tardes
e luas pelas manhãs!!!
(EDUARDO A. O. TOLEDO/MG)

Simplesmente Poesia

MOTE:
Com pincel remanescente
que a saudade me legou,
pinto a vida sem presente
que o passado me roubou.
(DÁGUIMA VERÔNICA/MG)

GLOSA:
Com pincel remanescente
tentei teu rosto pintar
mas saiu tão diferente...
parece...um gato a miar!...

Na lembrança desbotada
que a saudade me legou,
pareces cana prensada
que só o bagaço restou...

Sou pintor malediscente,
mão-de-vaca e zombeteiro:
pinto a vida sem presente
só pra não gastar dinheiro.

Com a cuca nua em pêlo,
vou cobrar, juro que vou,
cada fio de cabelo
que o passado me roubou.
(JURACI SIQUEIRA/PA)

Uma Trova de Ademar

Com o passar dos meus dias
a própria vida aprimora...
Faz eu viver alegrias,
que sinto apenas por fora!
(ADEMAR MACEDO/RN)

...E Suas Trovas Ficaram

O adeus nem sempre é verdade
e a distância pouco importa:
para que surja a saudade,
basta, entre nós, uma porta.
(MÁRIO PEIXOTO/RJ)

Estrofe do Dia

Os relâmpagos luziam
como eletrizantes tochas,
cujas faíscas desciam
riscando os lombos das rochas,
fortes trovões retumbantes
davam tiros ressonantes
como canhões numa guerra;
e os coriscos ardentes
queimavam com raios quentes
os seios moles da terra.
(DINIZ VITORINO/PB)

Soneto do Dia

– Francisco Macedo/RN –
TER FÉ, LUTAR, VENCER...

Sempre que ecoa em mim o sofrimento,
reflexo da derrota que sofri,
reflito: Quis lutar, se não venci,
mas o ato de lutar dá novo alento.

Ter fé, lutar, vencer, é o meu intento,
vou buscando o meu sonho por aí...
Se estou na luta é que não desisti
a coragem e o amor... Meu armamento!

Sim!... Só aquele que cai pode se erguer,
se a gente não lutar, não vai vencer,
sofrerá o remorso do fracasso!

Vou enfrentar as lutas desta vida,
sem correr, não se vence uma corrida:
A trilha da vitória, eu mesmo traço...

Fonte:
Ademar Macedo

Nenhum comentário: