domingo, 13 de fevereiro de 2011

Ana Maria Motta (Caderno de Trovas)


Ao ver um índio passar
com seu cocar grandalhão,
pôs-se o pirralho a gritar:
- Olha, mãe... Que petecão!

Cartas lidas e relidas
guardam lembranças tão minhas
da história de nossas vidas
escrita... nas entrelinhas...

Com greves, o Juvenal,
dá-se sempre muito bem:
se faz greve a "filial",
a "matriz" até que nem...

Com um ciúme tremendo,
o galo teve um desmaio,
porque a franga anda sofrendo
de bico-de-papagaio.

Coração - Casa em ruínas,
onde a espera se instalou,
e o adeus rasgou as cortinas
que a saudade costurou !

Da tua ausência estou farta
(ensaio a mensagem breve)...
meu coração dita a carta,
mas o orgulho não escreve!

É tão roxa por novela,
a mulher do Serafim,
que, se alguém chama por ela
ela responde: - Plim-plim !

- Eu gostaria de ver
um fantasma - a sogra fala.
E o genro, sem se conter:
- Tem espelho ali na sala!

Ganha tão pouco o Ademar
na profissão de engraxate,
que a mulher, para ajudar,
anda fazendo biscate...

Na porta o trinco a girar...
No peito, um sino em repique...
Não basta você chegar;
Deus queira que você fique!

Não sei se vai ter futuro
o casal Chico e Tereza :
ela quer que ele dê duro,
E o coitado... que moleza!...

O Doutor não é otário
e tem dinheiro de sobra,
pois, sem ser veterinário,
mata, cobra, cura, cobra...

O suspiro está perfeito,
mas é tão pequenininho
que deve ter sido feito
com ovos...de passarinho!

Planejo a carta e o maldoso
orgulho logo desponta
E caneta de orgulhoso
não tem tinta e não tem ponta!

Por favor, não desarrume
este encanto verdadeiro
só porque tenho ciúme
até... do seu travesseiro!

Prazer no vício... Onde a graça
de um destino mais ameno?
- Nada vale o ouro do taça
se o conteúdo é veneno !

Que importa se foste ingrato?
Sou perdulária em clemência...
- Eu, com castigo, não mato
a angústia da tua ausência...

Quis dar vida ao nosso amor,
mas não pude; não deu certo:
quem dá vida a um beija-flor
no coração do deserto?

Um caráter mal formado
em desculpas se resume :
Faz do destino o culpado
dos erros que não assume.

Você nem sabe a ventura
que me traz seu bem-querer:
se é paixão ou se é loucura,
eu não quero nem saber!

Volto a contemplar a esmo,
ao luar, o meu recanto,
o luar parece o mesmo,
mas o lugar mudou tanto!...

Nenhum comentário: