segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Ademar Macedo (Mensagens Poéticas n.117, 118 e 119)


Três Trovas Nacionais

Na escola da humanidade,
ninguém aprende a lição
sem o lápis da bondade
e a borracha do perdão.
(JOSÉ FABIANO/MG)

A saudade é um passarinho
em teimosa migração,
vem do passado, e faz ninho
nos beirais do coração.
(HÉRON PATRÍCIO/SP)

Maria anda bem vestida.
Dizem que faz quase nada.
Tem roupas caras... que vida!
Mas, só trabalha pelada.
(NILTON MANOEL/SP)

Três Trovas Potiguares

Enquanto a vingança é crime,
destruidor da pessoa,
o perdão é tão sublime
que faz feliz quem perdoa.
(JOSÉ LUCAS DE BARROS/RN)

Nesta distância entre nós,
o amor de tudo reclama;
há um dos nossos lençóis,
sobrando em cima da cama!
(PROF. GARCIA/RN)

Eu e o sapo temos tosca
maneira de encher o papo:
feliz, ele engole mosca
e, eu, à força, engulo sapo.
(JOSÉ LUCAS DE BARROS/RN)

Três Trovas Premiadas

2001 > Taubaté/SP
Tema > PERDÃO > Menção Especial

Um ser de enorme valor
me ensinou esta lição:
dar aos amigos, amor
e aos inimigos, perdão!
(MARINA BRUNA/SP)

2000 > Niterói/RJ
Tema > DELÍRIO > Menção Especial

Em meus delírios risonhos
fiz de você quase um Deus...
e fui vivendo os seus sonhos
como se fossem os meus!
(ARLINDO TADEU HAGEN/MG)

2000 > Ribeirão Preto/SP
Tema > PREGUIÇA > 1º Lugar.

Preguiça assim, minha gente,
só a do Chico Messias,
que “pra” morrer de repente
demorou quarenta dias!
(MANOEL NAHAS NETO/SP)

Simplesmente Poesia

MOTE:
URGENTE É MUDAR AS TREVAS
EM SUAVES BÊNÇÃOS DE LUZ.

GLOSA:
Irmão, o pão que tu levas
vem dividir com nós todos,
pois, sem cobranças e engodos
urgente é mudar as trevas
naquilo em que mais te elevas,
assim como fez Jesus
que no suplício da cruz
nos deu a paz e o perdão,
transformando a escuridão
em suaves bênçãos de Luz.
(THALMA TAVARES/SP)

– Sergio Severo/RN –
LENA.

Por teu amor eu cometi louquices
por teu amor vivi a cada dia
desdenhando a vida que corria,
por teu amor eu fiz tantas sandices.

E descuidei de mim, por teu amor,
Por teu amor me pus lá na coxia
e tu, no palco, louca de alegria,
nem percebias ser por teu amor.

Sem teu amor jurei morrer, de fome,
mas consegui viver sem teu amor.
Graças a Deus já esqueci teu nome:
MARIA HELENA PIRES MIRABOR !

– Chico de Sousa/PB –
QUE CORNO QUE NADA!

Um cientista me disse
que estava já convencido
que ser corno só ruim
para quem é inibido;
chifre ficou foi para o homem
o boi usa de atrevido.
Pesquisando sobre chifre
fiquei bastante contente,
descobri que esse troço
não existe, felizmente;
isso é coisa que a mulher
põe na cabeça da gente.

Três Trovas de Ademar

Da fonte que jorra o amor,
Deus, na sua imensidão,
faz jorrar com todo ardor
as carícias do perdão.
(ADEMAR MACEDO/RN)

Passam sempre em meu portão,
trazendo um fardo de dor,
crianças que não têm pão,
pedindo “um pão por favor”!...
(ADEMAR MACEDO/RN)

Política era a vizinha
que permutou por Brasília,
todos empregos que tinha,
menos o bolsa família!
(ADEMAR MACEDO/RN)

...E Suas Trovas Ficaram

Sei que os deuses recompensam
quem perdoa, estende a mão,
mas enxergo maior benção
em saber pedir perdão.
(CLARINDO BATISTA/RN)

Chorar... quem é que não chora,
– nem que seja internamente –
quando alguém que a gente adora
se vai... repentinamente!
(NÉLSON FACHINELLI/RS)

Quando a mulher do vizinho
cruza contigo na rua,
diz o demônio baixinho...
– esta é melhor do que a tua...
(DURVAL MENDONÇA/RJ)

Três Estrofes dos Dias 05, 06 e 07 de fevereiro

Acertei na Mega Sena,
e, como pensei, proponho:
Vou contratar quem eu quero,
meu viver será risonho!
A riqueza é uma parada...
Acordei, fiquei sem nada,
tudo não passou de um sonho!
(DJALMA MOTA/RN)

Na vida eu sofri abalos
e desesperos medonhos,
sonhos, sonhos e mais sonhos
sem poder concretizá-los,
na fronte senti os halos
das auras da juventude,
porém não tive a virtude
de dormir entre os teus seios;
não tive amores, sonhei-os
quis possuí-los, não pude!
(LOURIVAL BATISTA/PE)

Errar, é do ser humano
e todos podem errar;
mas, saibam, que perdoar
é divino, é soberano.
Não deixe que um ato insano
lhe amargure o coração,
perdoe-me, e me estenda a mão
pra ser, por mim, apertada;
perdoar não pesa nada,
pesado é pedir perdão!
(ADEMAR MACEDO/RN)

Três Sonetos dos Dias 5, 6 e 7 de fevereiro

– Francisco Macedo/RN –
MACHEZA.

Na minha casa é a “Lei Chico de Brito”,
a mulher tem que ouvir e até saber,
que será, sempre meu, o último grito
e em verdade, ela tem que obedecer.
Ela diz: - Vá comprar um frango frito,
eu grito logo, vou, mas vou comer.
– tu não come, eu paguei e tenho dito!
Apelo e berro, vou, mas, sem correr.
Se ela quiser ou não, é sempre assim,
pois comigo não tem tempo ruim...
Pois, se é para gritar, eu sou mais eu.
E todo mundo sabe que é verdade,
para eu manter a minha autoridade
Lá em casa, o último grito é sempre o meu.

– Milton Nunes Loureiro/RJ –
CICATRIZ.

Um dia, alguém, chegando à minha porta,
abriu-a, lentamente, toda, inteira.
E, ao reviver uma esperança morta,
trouxe-me a crença pela vez primeira.

Porém, meu Deus, foi breve, passageira,
essa alegria que o meu ser exorta.
Se um dia amei sem medo e sem fronteira,
hoje a existência nem sequer me importa.

Prossigo triste no final da lida,
ao ver o quanto ingrata foi a vida,
nestas saudades de quem não me quis.

Por isto, eu trago na alma, hoje deserta,
um gosto amargo de ferida aberta
que eu não ouso chamar de cicatriz...

– Adelmar Tavares/PE –
PARA O MEU PERDÃO
.

Eu que proclamo odiar-te, eu que proclamo
querer-te mal, com fúria e com rancor,
mal sabes tu como, em segredo, te amo
o vulto pensativo e sofredor.

Quem vê o fel que em cólera derramo,
no ódio que punge, desesperador,
mal sabe que, se a sós me encontro, chamo
por teu amor, com o mais profundo amor...

Mal sabe que, se acaso, novamente,
buscasses o calor do velho ninho
de onde um capricho te fizera ausente,

eu, esquecendo a tua ingratidão,
juncaria de rosas o caminho
em que voltasses para o meu perdão...

Fonte:
Ademar Macedo

Nenhum comentário: