terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Oficina de Escrita Criativa com Inscrições Abertas


Professor Rodrigo Petronio

Duração 8 encontros

Dias quintas-feiras das 18h00 às 20h00

Datas 10,17,24 de fevereiro, 03,17,24,31 de março e 07 de abril

Valor R$ 280,00 na inscrição + uma parcela de R$ 280,00

A Oficina de Escrita Criativa tem como objetivo fornecer técnicas para o desenvolvimento de textos nos gêneros ensaio, poesia, conto, crônica ou romance. Tal abertura é possível porque a Oficina não foi concebida tendo em vista um gênero isolado, mas sim a própria categoria Texto, em suas estruturas elementares.

Assim, os exercícios se alternam entre a proposta de temas, que induzem os alunos a refletir sobre certas matrizes da literatura e do imaginário, e a análise formal, que esmiúça as particularidades da linguagem, tendo em vista a eficácia ou a ineficácia dos recursos empregados.
Ao contrário do que se imagina, tais recursos podem ser aferidos objetivamente, e, por meio de cotejo com obras semelhantes, é possível também averiguar quais os pontos positivos ou negativos na linguagem utilizada. Alguns aspectos importantes serão desenvolvidos, tais como musicalidade, ritmo, imagem, enredo, estrutura, personagem, narrador e a parte conceitual subjacente.

Tais pontos podem parecer muito vastos para serem dominados em um curso. Entretanto, a proposta é trabalhá-los de modo intensivo e não extensivo. Ou seja: verticalizar cada um deles por meio de exercícios criados especialmente com esse objetivo. Assim, mesmo a escrita dissertativa, teórica ou ensaística vem contemplada nesse escopo. Pois o intuito não é tratar do conteúdo dos argumentos expostos, mas sim do modo pelos quais eles estão estruturados.

A Oficina consiste, portanto, em mostrar como funciona a carpintaria dos textos literários, quais os meios utilizados pelos autores para atingir determinados fins e causar efeitos específicos nos leitores, sejam eles no campo da ficção ou da não-ficção. Também pretende apontar os principais vícios, cacoetes, redundâncias, erros, deslizes e equívocos de linguagem.

Em termos práticos, a Oficina de Escrita Criativa também se apoia em obras e autores selecionados como referência. Porém, uma bibliografia mais minuciosa pode ser fornecida ao longo dos encontros, de acordo com os interesses do grupo. Todo conteúdo teórico da Oficina de Escrita Criativa visa à produção de textos próprios, que serão comentados e avaliados. Na medida do possível, haverá o desenvolvimento de um projeto individual ao longo dos encontros, como se fosse o esboço de um futuro livro.

A Oficina se destina não só àqueles que queiram desenvolver uma carreira de escritor profissionalmente, mas a todos os interessados em apurar as técnicas da escrita.
---------

Rodrigo Petronio é editor, escritor e professor. Formado em Letras Clássicas e Vernáculas pela USP. Cofundador e professor desde 2007 do curso de Criação Literária da Academia Internacional de Cinema (AIC) e coordenador de grupos de leitura do Instituto Fernand Braudel. Recebeu prêmios nacionais e internacionais nas categorias poesia, prosa de ficção e ensaio. Trabalha no mercado editorial há quinze anos, sobretudo nas áreas de edição, preparação e leitura crítica de originais. É autor dos livros: História Natural (poemas, 2000), Transversal do Tempo (ensaios, 2002), Assinatura do Sol (poemas, Lisboa, 2005), Pedra de Luz (poemas, 2005) e Venho de um País Selvagem (poemas, 2009), entre outros.

Rua Portugal, nº 43 - Fundação Ema Klabin
Jardim Europa - São Paulo/SP

Inscrições: 11 2307-0767 - 11 2339-0767 - 11 3081-5845

Fonte:
Projeto Cultura

Nenhum comentário: