sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Ademar Macedo (Mensagens Poéticas n.122 e 123)


Duas Trovas Nacionais

Quanto sonho não vivido
do jeito que foi sonhado!
Mas tudo tem mais sentido
quando, enfim, é conquistado.
(OLGA AGULHON/PR)

Meu coração é uma rua -
bem fechada, já se vê -
por onde transita... nua,
a lembrança de você.
(DODORA GALINARI/MG)

Duas Trovas Potiguares

Quando as sombras do poente
deitam no mar que desmaia,
um langor envolve a gente
na branca areia da praia.
(FRANCISCO BEZERRA/RN)

Ninguém deve se arriscar
no amor, se inconsequente:
– Como pode a gente amar
quem não pode amar a gente!?
(DORINHA RABELO/RN)

Duas Trovas Premiadas

1994 > Niterói/RJ
Tema > MITO > Menção Especial

Esporte... ciência... arte...
no campo em que se apresente,
o mito, sempre que parte,
leva uma parte da gente...
(WALDIR NEVES/RJ)

Os sonhos que acalentei,
nos tempos de mocidade,
foram nuvens que soltei
no céu de minha saudade!
(MARIA CARRIÇO/RN)

Simplesmente Poesia

PEREGRINAÇÃO.
– José Lucas de Barros/RN –

Foi numa tarde de estio
que eu saí de mundo afora,
pagando caro, toda hora,
o meu louco desafio.
Fiquei longe do meu rio,
pelo qual meu peito chora.
Ai, campos de doce aurora,
de sol bonito e bravio!
Por esses dias tristonhos,
minha bagagem de sonhos
foi ficando pela estrada.
Salvei muitas esperanças,
mas, na mala das lembranças,
há tempos não cabe nada.

ROSEIRA PARAÍSO.
– Francisca Alves de Sousa/CE – (Dona Nêga)

Flor, ainda não acabaste de nascer
e já procuras colorir o teu viver,
com as cores da dor e da paixão.
Guarda teu perfume flor querida!
Ainda estás a um passo da vida.
Ainda és meia flor e meio botão.
Guarda teu amor feito em perfume
porque o espinho agudo do ciúme,
está juntinho de ti em tua haste.
Deixas que Deus escolha teus caminhos
para que não sintas a dor destes espinhos
que vivem a ferir por toda parte.
Esta é a voz da mamãe flor,
que de tanto dá o seu amor,
ficou presa na haste, entre os espinhos.
E hoje vive e espera com um sorriso
que tu sejas a Roseira Paraíso,
a florescer por todo o seu caminho.

Duas Trovas de Ademar

Para alcançar o perdão,
no reino da eternidade,
vão julgar meu coração
no Tribunal da verdade!
(ADEMAR MACEDO/RN)

Lágrima... Um rio dolente,
que num trajeto imperfeito,
afoga os risos da gente
nas margens sujas do leito...
(ADEMAR MACEDO/RN)

...E Suas Trovas Ficaram

Tive culpa, não o nego.
Naquele primeiro abraço,
eu transformei em nó cego
o que era apenas um laço
(JOÃO PEREIRA DA SILVA/MG)

Saudade é uma dor ferida
cravada no coração,
quanto mais você remexe
mas ela aumenta a pressão,
matando devagarzinho
sem ter dó nem compaixão.
(JOSÉ ALBERTO COSTA/AL)

Estrofes dos Dias 10 e 11 de fevereiro

Uns nascem para ter sorte
outros pra levar açoite,
o viver da cor da noite
não lhe dá qualquer suporte.
Vivem só pedindo a morte,
tudo que faz dá errado.
Quando chove em seu roçado,
nasce joio, em vez de milho,
ó mãe! Pra que tanto filho?
devias ter abortado!...
(FRANCISCO MACEDO/RN)

Saudade é uma dor ferida
cravada no coração,
quanto mais você remexe
mas ela aumenta a pressão,
matando devagarzinho
sem ter dó nem compaixão.
(JOSÉ ALBERTO COSTA/AL)

Sonetos dos Dias 10 e 11 de fevereiro

Geraldo Amâncio/CE
EU QUERO

Eu quero o som de etéreas orações
nas catedrais da fé sedimentada,
e a crença pura em Deus sem ser atada
ao nó ferrenho das religiões.

Vaga-lumes flutuando em procissões
deixando a noite suave iluminada.
Eu quero arco-íris na manhã raiada
bordando a aurora com irradiações.

E depois de escutar pelas campinas
o sussurro das brisas matutinas
quero ouvir a heróica melodia

da canção libertária dos kilombos,
e placidez de um revoar de pombos
enchendo o céu de paz e de poesia.

– Geraldo Lyra/PE –
O ABRAÇO DO CRISTO REDENTOR.

O Cristo, com seus braços bem abertos,
abençoando o Rio de Janeiro,
faz o gesto de amor ao mundo inteiro,
da Patagônia aos longes dos desertos...

Porém, Salis/Di Caro, muito espertos,
nos dão o vídeo e abraço brasileiro,
pois, simboliza o Rio verdadeiro,
terra do Bem e dos destinos certos...

Emocionante cena de carinho,
a quem a Vê, com sua alma enternecida,
lembra de Deus - seus atos de ternuras

que devemos a todos do caminho,
nesta passagem breve a ser vivida,
como ensinou Jesus, nas Escrituras!

Fonte:
Ademar Macedo

Nenhum comentário: