sábado, 12 de fevereiro de 2011

A. A. de Assis (60 Trovas de Saudade)


01
Curvada ao peso da idade,
a vovó serena e bela
distrai o tempo e a saudade
entre o novelo e a novela...
A. A. DE ASSIS

02
Saudade é tarde chorando
um tempo em que foi aurora,
ao ver a noite levando
o brilho do sol embora.
ADÉLIA VICTÓRIA FERREIRA

03
Para matar as saudades,
fui ver-te em ânsias, correndo...
– E eu, que fui matar saudades,
vim de saudades morrendo!
ADELMAR TAVARES

04
Noites feitas de saudade,
de lembranças, de meiguice...
Tão curtas na mocidade,
e tão longas na velhice!
ALFREDO DE CASTRO

05
Morre o amor... o espólio é feito...
tudo partido em metade;
minha, inteira, por direito,
só ficou mesmo a saudade.
ALMERINDA LIPORAGE

06
Maria, só por maldade,
deixou-me a casa vazia...
Dentro da casa: saudade!
E na saudade: Maria!
ANIS MURAD

07
Velhice é um tempo que encerra
saudades e desenganos.
Por isso é que Deus, na Terra,
só viveu trinta e três anos!
ANTÔNIO ROBERTO FERNANDES

08
Saudade, ponte encantada
entre o passado e o presente,
por onde a vida passada
volta a passar novamente!
ARCHIMIMO LAPAGESSE

09
A minha roça eu troquei
pelas luzes da cidade.
Nesse dia eu comecei
meu plantio de saudade!
ARLINDO TADEU HAGEN

10
Saudade, palavra doce,
que traduz tanto amargor!
Saudade é como se fosse
espinho cheirando a flor!
BASTOS TIGRE

11
Quando a saudade me embala,
o teu nome a repetir,
o silêncio tanto fala,
que não me deixa dormir!
CAROLINA RAMOS

12
Não me importo se demoras,
quando a tristeza me invade.
Para que contar as horas,
se já não sinto saudade?...
CLENIR NEVES RIBEIRO

13
A todo mundo insinuas
que não mando no que é teu,
mas tenho saudades tuas
e o dono delas sou eu.
COLBERT RANGEL COELHO

14
Gostar de ti, quem não há de?
Inspiras tal simpatia,
que a gente sente saudade
se deixa de ver-te um dia.
COLOMBINA

15
Desprezei tua amizade,
queria mais, muito mais!...
Hoje sou nau da saudade,
apodrecendo no cais.
CONCEIÇÃO DE ASSIS

16
Não há palavra nenhuma
tão grande quanto "saudade",
que em sete letras resuma
a dor e a felicidade!
DIAMANTINO FERREIRA

17
Deprimida, com saudade,
por saber que foste embora,
só me restou a vontade
de eu mesma jogar-me fora...
DJALDA WINTER SANTOS

18
Numa página, a saudade;
no verso – não tem escolha –
quase sempre a mocidade
faz parte da mesma folha!...
DOMITILLA BORGES BELTRAME

19
Trem-de-ferro, o teu apito
lembra-me um sino plangente:
tanta mágoa no teu grito,
tanta saudade na gente!
DOROTHY JANSSON MORETTI

20
Saudade, ninguém por certo
a definiu deste jeito:
– saudade é um mundo deserto
que temos dentro do peito!
DULCE SIQUEIRA

21
Beijo-lhe a foto!... E, na espreita
deste amor que eu idolatro,
minha saudade se ajeita
no retrato três por quatro...
EDMAR JAPIASSÚ MAIA

22
Saudade – lembrança triste
de tudo que já não sou...
Passado que tanto insiste
em fingir que não passou!
EDGARD BARCELOS CERQUEIRA

23
A saudade se embaraça
e a paixão se intensifica...
– Não pelo instante que passa,
mas pelo instante que fica!
EDUARDO A. O. TOLEDO

24
Orgulho bobo... vaidade...
caprichos do amor sobejo...
Eu, morrendo de saudade,
fingir que nem te desejo!
ELISABETH SOUZA CRUZ

25
Ia um casal caminhando,
bem velho, trôpego o passo...
Era a Saudade, levando
o Passado pelo braço...
ELTON CARVALHO

26
... E se morresse a saudade?
Fatalmente, eu morreria...
Pois é essa doce maldade
o alimento do meu dia!
FERNANDO CÂNCIO ARAÚJO

27
Na ausência que não nos poupa,
saudade é formiga arisca
que fica dentro da roupa
e volta e meia belisca.
FLÁVIO ROBERTO STEFANI

28
A espera é aquele momento
em que a saudade dispara
e o relógio fica lento,
fica lento e quase pára...
GÉRSON CÉSAR SOUZA

29
A saudade da saudade
varreu de mim a alegria,
levando a felicidade
que eu pensava que existia!
GISLAINE CANALES

30
Qual um pastor diligente
cuidando do seu rebanho,
pastoreio no presente
minhas saudades de antanho.
GUTEMBERG ANDRADE

31
Temos certeza da idade
quando as rugas do sol-posto
passeiam com a saudade
na tarde do nosso rosto.
HÉRON PATRÍCIO

32
A vida pôs, por maldade,
tanta distância entre nós,
que, quando eu canto, é a saudade
que faz a segunda voz...
IZO GOLDMAN

33
Nem sempre a felicidade
vem da vitória ou da fama:
pode estar numa saudade
ou nos sonhos de quem ama!
JEANETTE MONTEIRO DE CNOP

34
Com a saudade eu reparto
minhas noites de abandono;
mal apago a luz do quarto,
ela vem tirar meu sono...
JOAQUIM CARLOS

35
Saudade – estranha ilusão
que a solidão recompensa;
presença no coração
maior que a própria presença!
J. G. DE ARAÚJO JORGE

36
Saudade, momento onírico;
saudade, momento trágico;
saudade, momento lírico;
saudade, momento mágico!
J. J. GERMANO

37
O apito daquele trem
que te levou da cidade
foi um soluço, meu bem,
dando começo à saudade!
JOSÉ ANTÔNIO DE FREITAS

38
Amor há no coração
que é feito brasa apagando.
Se vai virando carvão,
surge a saudade soprando...
JOSÉ FABIANO

39
Entre a tua e a minha idade,
filho meu, quanta distância...
– És a infância da saudade!
– Sou a saudade da infância!
JOSÉ MARIA MACHADO DE ARAÚJO

40
Ante a dor que me espezinha,
a esperança se evapora...
Até a saudade que eu tinha
não quis ficar... foi embora!
JOSÉ MESSIAS BRAZ

41
Mamãe fazia a polenta,
papai pitava um cigarro.
– Hoje a saudade é que esquenta
o velho fogão de barro!...

42
Saudade, que dor enorme,
é triste o nosso sentir:
você se deita e não dorme
e nem me deixa dormir!
JOSÉ VALDEZ DE CASTRO MOURA

43
Meu amor foi-se acabando...
mas a saudade chegou:
– chuva boa refrescando
o chão que o sol causticou.
LILINHA FERNANDES

44
Lembra a saudade uma estrela
nas águas de um ribeirão
que fica sempre a retê-la,
enquanto as águas se vão...
LUIZ ANTÔNIO PIMENTEL

45
Se a saudade fosse fonte
de lágrimas de cristal,
há muito havia uma ponte
do Brasil a Portugal!
LUIZ OTÁVIO

46
Tímida, meio sem jeito,
uma saudade enxerida
entrou aqui no meu peito...
e hoje manda em minha vida!
MARIA MADALENA FERREIRA

47
A distância, achando meios
para unir nossas metades,
somou nossos devaneios
e dividiu as saudades !...
MARIA NASCIMENTO

48
Saudade... perfume triste
de uma flor que não se vê.
Culto que ainda persiste
num crente que já não crê.
MENOTTI DEL PICHIA

49

A saudade às vezes fala
e até grita – quem diria! –
quando a rede, a sós, se embala
numa varanda vazia...
MIGUEL RUSSOWSKY

50
A tristeza que me invade
e que nunca chega ao fim
é a esquina de uma saudade
que eu dobro dentro de mim.
MILTON NUNES LOUREIRO

51
É tanto o amor que me invade
quando em seus braços estou,
que cada instante é saudade
do instante que já passou!
NEWTON MEYER

52
Dona Saudade, velhinha,
bordadeira paciente,
não tem agulha nem linha,
mas borda os sonhos da gente!
ONILDO DE CAMPOS

53
Ah, coração, tem piedade...
Batendo tão forte assim,
vais acordar a saudade
que dorme dentro de mim!
ORLANDO BRITO

54
Saudade, saudade minha,
quanta saudade restou;
saudade, saudade eu tinha,
saudade, saudade eu sou.
OTAVIO VENTURELLI

55
Poeta, gêmeo do santo:
sofre muito e não blasfema;
faz dos gemidos um canto,
faz da saudade um poema.
PADRE CELSO DE CARVALHO

56
Ao mesmo tempo em que mata,
mata e faz viver também...
Saudade é dor que maltrata,
maltrata fazendo bem!
PEDRO EMÍLIO DE ALMEIDA E SILVA

57
Quando o passado me embala
e o sono, aos poucos, se evade,
até o relógio da sala
vem acordar a saudade!
RODOLPHO ABBUD

58
A saudade que me resta
vai comigo, quando eu vou
à procura de uma festa
que há muito tempo acabou.
SEBAS SUNDFELD

59
Teu retrato até rasguei
para fugir à verdade...
"Sem lembranças"... eu pensei,
mas ninguém rasga a saudade!
THEREZA COSTA VAL

60
Saudade!... Foto em pedaços,
que eu colei, com mão tremida,
tentando compor os traços
de quem rasgou minha vida!...
WALDIR NEVES

Fonte:
Disponível em Biblioteca Virtual "Cá Estamos Nós"., dezembro de 2005.

Nenhum comentário: