terça-feira, 9 de agosto de 2011

Afonso Cruz (1971)


Afonso Cruz (Figueira da Foz, Portugal, 1971) é um escritor, realizador de filmes de animação, ilustrador e músico português. Estudou na Escola Secundária Artística António Arroio, nas Belas Artes de Lisboa e no Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira.

Trabalhou em cinema de animação, em vários filmes e séries tanto de publicidade como de autor, de entre os quais se destacam um episódio da série Dois Diários e um Azulejo, baseado na obra do poeta português Mário de Sá Carneiro e realizado em conjunto com Luís Alvoeiro e Jorge Margarido em 2002, que ganhou duas menções honrosas (Cinanima e Famafest) e um prêmio do público, e «O Desalmado», um episódio da série Histórias de Molero (2003), uma adaptação de O que diz Molero de Dinis Machado.

Publicou várias ilustrações na imprensa periódica, nomeadamente para a revista Rua Sésamo, em manuais escolares, storyboards e publicidade. Ilustrou cerca de três dezenas de livros para crianças com textos de José Jorge Letria, António Manuel Couto Viana e Alice Vieira, entre outros.

Afonso Cruz publicou, até à data, seis livros de ficção:

A Carne de Deus, em 2008, um thriller satírico e psicodélico;

Enciclopédia da Estória Universal, em 2009, um engenhoso e divertido exercício borgesiano com o qual venceu o Grande Prêmio de Conto Camilo Castelo Branco e

Os Livros que Devoraram o Meu Pai, em 2010, livro infanto-juvenil vencedor do Prêmio Literário Maria Rosa Colaço de 2009.

Em 2010, A Boneca de Kokoschka e A Contradição Humana, vencedor do Prêmio Autores 2011 SPA/RTP, escolhido para a exposição White Ravens 2011 e menção especial do Prêmio Nacional de Ilustração.

Em 2011 publicou o livro O Pintor Debaixo do Lava-Loiças.

Para além disso, colaborou, na edição portuguesa do Almanaque do Dr. Thackery T. Lambshead de Doenças Excêntricas e Desacreditadas com o ficcional "Síndroma da Culpa Absoluta"; no livro Prazer da Leitura com o conto O Cavaleiro Ainda Persegue/A Mesma Donzela; e na novela policial O Caso do Cadáver Esquisito.

Faz parte da banda de blues/roots The Soaked Lamb, com a qual gravou os álbuns Homemade Blues, em 2007, e, em 2010, Hats and Chairs, para os quais compôs vários originais, escreveu letras, cantou e tocou guitarra, banjo, harmónica e ukulele.

Obras Publicadas

A Carne de Deus, Bertrand Editora (2008)
Enciclopédia da Estória Universal, Livros Quetzal (2009)
Os Livros que Devoraram o Meu Pai, Editorial Caminho (2010)
A Boneca de Kokoschka, Livros Quetzal (2010)
A Contradição Humana, Editorial Caminho (2010)
O Pintor Debaixo do Lava-Loiças, Editorial Caminho (2011)

Colaborações

 * Almanaque do Dr. Thackery T. Lambshead de Doenças Excêntricas e Desacreditadas, Saída de Emergência (2010)

 * Prazer da Leitura, FNAC/Teodolito (2011).

 * O Caso do Cadáver Esquisito, Prado (2011).

Fonte:
Wikipedia

Nenhum comentário: