sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Hermoclydes S. Franco (Livro de Trovas)


A bengala cor da paz,
que o homem cego conduz,
tem um mistério que faz
o som transformar-se em luz!

A fraqueza é um artifício
que leva alguém, sem escalas,
a abrir as portas do vício
e não saber mais fechá-las!...

Ante a maçã do pecado
na dúvida, vou sofrendo:
- Se como... sou castigado;
se não como... me arrependo!

Às vezes, troféus de glória
e incensos de aduladores
podem fazer da vitória
o ocaso dos vencedores!...

A vida é dura batalha
que não aceita um "talvez"
e nem outorga medalha
aos filhos da timidez!

Com talhadeira e martelo,
finas madeiras entalho...
E esse trabalho é tão belo
que já nem sei se é trabalho!

Da guerra, entre os seus horrores,
não há glória que compense,
para os Pracinhas, as dores
de quem perde ou de quem vence!...

Dizem que todo baixinho
tem mania de grandeza...
Por isso é que o meu vizinho
só chama a mulher de... "alteza"!...

Era uma vez... A saudade
da meiga MÃE que ensinava,
na minha infância, a verdade
nas histórias que contava!…

Eu, no rumo das gaivotas
no mar rendado de espumas,
dentre centenas de rotas,
busco o roteiro em que rumas…

Maravilha em resplendor,
onde Deus sempre é louvado,
o RIO guarda o Senhor
no Cristo do Corcovado!

Minha MÃE, frases serenas,
seus conselhos e bondades
tornaram bem mais amenas
minhas sofridas saudades!…

Minhas mãos, barcos sem velas,
em carinhosos desvelos,
navegam, quais caravelas
na noite dos teus cabelos!

Minhas mãos, cheias de anseios,
são barcos que, em águas turvas,
deslizando em mil passeios,
se perdem nas tuas curvas...

Na distância, ao teu aceno,
quanta tristeza me invade....
O trem, ficando pequeno
e, em mim, crescendo a saudade!

Não pode haver raciocínio
quando a miséria, sem nome,
invade qualquer domínio
e o domina pela FOME!...

Numa paixão imortal
Minhas tristezas eu venço,
Beijando o sabor de sal
que deixaste no meu lenço!

O grau de felicidade
que tenho e me faz risonho
resulta da minha idade
ter a idade do meu sonho!

Sem preconceito ou pudor,
mas, de emoções verdadeiras,
grandes momentos de amor
não delimitam FRONTEIRAS!

Ser MÃE é trabalho insano
que tal carinho irradia
e te faz, por todo o ano,
ser a MÃE de cada dia!…

Teu orgulho, em doce imagem,
nesse amor que pontifica,
um dia cria coragem
atravesa a PONTE…E fica!

Nenhum comentário: