segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Ialmar Pio Schneider (Cristais Poéticos)


INGRATIDÃO

Eu andava por todos desprezado,
Minha vida era intenso sofrimento,
Meu coração que procurava alento
Só encontrou o teu olhar irado.

Que tristeza a meu ser desesperado !
Que maldição a meu amor sedento,
Que esperava um alívio pr´o tormento
Que pungia minha vida no passado !

Correu-me o pranto pela face aflita
E ninguém me ajudou nessa ilusão,
Pois os amigos na hora da desdita

Nos deixam na mais negra solidão,
Sofrendo uma tristeza que é infinita,
Morrendo lentamente o coração.

SONETO À CASA DO POETA RIOGRANDENSE
Para o Nelson Fachinelli - In Memoriam

São quarenta e sete anos que a CASA DO POETA RIOGRANDENSE
festeja e comemora.
e será, dia a dia, mais concreta
congregando a Irmandade tempo afora...

Seja a Luz do Ideal a sua meta,
tal como o foi na Fundação outrora,
e que leve a mensagem predileta
ao coração que sofre... ou ama... ou chora...

Vinte e Quatro de Julho marca o início
de uma nova seara da Cultura
cuja semente achou solo propício...

Portanto, levantemos estandartes
p’ra saudar a Entidade que perdura:
A CASA DO POETA em prol das Artes...

SONETO A SÃO CRISTÓVÃO – Dia 25 de julho -

Ó São Cristóvão, Padroeiro forte
dos motoristas que andam pela vida,
assim a percorrer do Sul ao Norte
e vice-versa, a estrada mais comprida...

Dai-nos coragem quando da partida
e ao longo da viagem o suporte,
p´ra que tenhamos sempre nesta lida
vossa bênção que a todos nos conforte.

Vós passastes o rio e o Deus Menino
em vossos ombros já pesava tanto
que quase poderíeis afundar;

porém, Jesus, cumprindo o Seu destino,
vos disse, então, causando-vos espanto,
que era o Senhor do Mundo a carregar...

FELIZ DIA DO(A) AMIGO(A) -

Depois de tantos versos que escrevi
pensando num amor que não havia,
agora cai a ficha e penso em ti,
para te dedicar minha poesia...

Eu sei que vais andando por aí
e sem pensar em mim preenches teu dia,
enquanto vou sofrendo o frenesi
de alimentar-te em minha fantasia...

Preciso te dizer versos antigos,
embora tenham sido revelados
bem antes de te amar e conhecer...

porque eles foram sempre meus amigos
e não podem ser hoje recusados,
pois sei que me ajudaram a viver...

SONETO À CIDADE DE SÃO LEOPOLDO

Bem sei que ali chegaram os Schneider,
que vieram da Alemanha para amar
um magno Novo-Mundo a desvendar,
onde encontrassem a prosperidade...

Trouxeram seu amor e na saudade
ficou a Velha Pátria de Além-Mar,
e todos construíram novo lar
aqui no solo da felicidade...

Tenhamos para sempre em nossa vida,
juntamente com os outros imigrantes,
a doce paz que invade os corações.

A todos a coragem na subida
que leva aos píncaros mais inebriantes,
e vencendo, cultuar as tradições !...

Fonte:
Sonetos enviados pelo autor

Um comentário:

ialmar pio disse...

Prezado confrade amigo José

Quero agradecer-lhe a gentileza de publicar meus sonetos, tão bem postados em seu importante blog, porque não dizer, site de tantas páginas de nossa rica literatura.
Parabéns !

Abraço,

Ialmar Pio