terça-feira, 1 de novembro de 2011

Nilton Bobato (Livro de Poesias)


TESTAMENTO

Quando eu morrer
não chore, sorria!
Quando eu morrer
não reze, cante!
Quando eu morrer
não compre um caixão
com flores
não encomende um terno
sem cor
não pinte minhas unhas

No dia da minha morte
faça uma festa
Neste dia terei amado
a noite toda
Terei abraçado e beijado
meus filhos

Quando minha morte vier
quero estar empinando pipas
no gramadão
Neste dia quero ter
suado a camisa
jogando futebol

No dia de minha morte
escreverei poemas e contos
revelarei ao mundo
todo o amor que senti
e os sonhos que realizei
até o dia que minha morte chegou

Quando este dia acontecer
estarei reunido com
meus mais queridos
amigos
Tomarei cerveja
e acenderei um
cigarro
esperando
na varanda
de minha casa
no crepúsculo
de uma tarde
ensolarada

LIMITE

Hoje passei dos limites
Hoje mesmo
Perdi o controle
Perdi a paciência
Hoje mesmo
Não suportei o faltar
de consciência
Não suportei o falar
para as paredes

Ando tão bruto
Insensível
Impaciente...
Tenho vontade
de chorar

EVOLUÇÃO

Olho em volta.
O que vejo?
Fujo. Corro.
Tenho medo.
Assusto-me...
Escondo-me...

Troquei a indignação
pelo horror.
Substituí a revolta
pelo nojo.

Olho em volta.
Trêmulo. Assustado.
O que vejo?
Um menino,
sujo, ..., fedorento, ...,
se aproxima, …

ROTINA

As mesmas histórias se repetem
Como um livro não escrito
Ou um poema repetido
Insistentemente

A tempestade pinta nosso céu de negro
O granizo cai sobre nossas cabeças
O vendaval arranca nossas árvores
Impiedosamente

O mato continua a crescer no quintal
As frutas apodrecem nos galhos
As flores murcham no jardim
Rotineiramente

Amarramos nossas mãos para não desatar os nós
Fazemos de conta que não vemos os sinais
Tapamos os ouvidos para os ruídos
Repetidamente

Neste semestre tudo igual outra vez
O amor é superado pela estupidez
Os mentirosos se julgam vitoriosos

Procuro a receita
Um dia ditada por Renato
Dou voltas na quadra
Quase sem destino
Mas tento estancar o sangue
E olho para as flores murchas
Grito por uma nova primavera
Que é preciso ter esperanças
Ver a água límpida azul
No fundo do poço
Sorrindo

CONVERSA DE UMA MANHÃ

Eu direi para você
Outros já escreveram disso
Você já falou disso
Mas não se importe
Venha falar de seus amigos
E de seus inimigos
Venha brincar de sorrir e pular
Correr
Olhar o sol se pondo
Admirar o sol nascendo
Deixa eu repetir as mesmas coisas
Talvez até colocar uma bola vermelha
No nariz
Não estarei só
Olhe em meus olhos
Veja as nuvens por detrás das montanhas
Você prefere não acreditar
Mas existem riachos
Estradas de chão
Janelas para olharmos
Ver através das grades
Vamos pular carnaval
Sem noção de samba
Cantar uma música
Sem qualquer afinação
Salte os buracos das calçadas
Esburacadas
Aceite o risco de tropeçar
Não se prenda
Atravessaremos a ponte
É só olhar o horizonte
Está ali tão próximo
Quem diz que não dá
Eu estava em casa só
Foi você que começou
Agora não me venha
Com estas conversas
Há brilho no sol
E você prometeu sorrir
Então me dê um sorriso de bom dia.

EMBALANDO

Caminho e ouço sua voz
Todo cambia el momento
Ouvir o canto que se foi
Como el mosquito en la piedra
Mas ficou a voz
Como el amor con sus esmeros
Puro y sincero
Vá Mercedes, espalhar seu canto
Derramar sua voz em outras plagas
Vá brotando e vá brotando
Pois flores e sementes nascerão
Frutos ficarão
No canto
Na voz
Na mente
No sonho
Que todos um dia sonhamos
Vá Mercedes, espelhe seu canto
Mesmo quando no haja nada cerca o lejos
Continue oferecendo seu coração
Continue hablando por la vida
Hablando de cambiar esta nuestra casa
Cambiarla por cambiar no más
Vá Mercedes, esparrame seu canto
Sua voz continua aqui
Suas cinzas embalarão novas esperanças
Sua suavidade rebelde continuará
Embalando...
Embalando...
Embalando...
Vá Mercedes…

Fonte:
http://niltonbobato.zip.net/

Nenhum comentário: