segunda-feira, 30 de julho de 2012

Antonio Manoel Abreu Sardenberg (Quatro em Um) n. 8

Contraste
Antonio Manoel Abreu Sardenberg
São Fidélis - Cidade Poema


Você é fogo, a chama mais ardente,
Semente a germinar em pleno cio,
É luz que o sol espalha suavemente,
É toque de prazer, é arrepio...

É água cristalina da nascente
Que corre lentamente para o rio,
Paixão que vem assim, tão de repente,
Deixando o coração por quase um fio.

Você é o meu passado mais presente...
Calor a me aquecer durante o frio,
Loucura que enlouquece loucamente!

Você é como um sonho inocente,
É brisa mansa em manhã de estio
E muitas vezes temporal fremente!

Luz
Diamantino Ferreira


Como caminha um cego e de bengala
apalpa seu trajeto, a não cair,
arrasto-me na vida e nem se fala
de quantos tombos mais estão por vir;
apesar do infortúnio, é prosseguir
e na estrada da vida, qual na sala,
palmilhar como sempre; e no provir
eu não perca a esperança de encontrá-la!
Nasci feliz, a luz dentro dos olhos;
mas cresci, tropeçando nos escolhos,
chegados tão somente por te amar!
Perdida a vista, mas... Pior castigo:
nem a esperança de trazer comigo
o sonho de voltar a te enxergar!
Poema extraído da IX Antologia Internacional Palavras no 3º Miênio

Você nunca está só
Olegário Mariano
1889 1958


Você nunca está só. Sempre a seu lado
Há um pouquinho de mim pairando no ar.
Você bem sabe: o pensamento é alado...
Voa como uma abelha sem parar.

Veja: caiu a tarde transparente.
A luz do dia se esvaiu... Morreu.
Uma sombra alongou-se a seus pés mansamente...
Esta sombra sou eu.

O vento ao pôr do sol, num balanço de rede,
Agita o ramo e o ramo um traço descreu.
Este gesto do ramo na parede
Não é do ramo: é meu.

Se uma fonte a correr, chora de mágoa
No silêncio da mata, esquecida de nós,
Preste bem atenção nesta cantiga da água:
A voz da fonte é a minha voz.

Se no momento em que a saudade se insinua
Você nos olhos uma gota pressentir,
Esta lágrima, juro, não é sua...
Foi dos meus olhos que caiu...

Trova
Eu sempre quis numa trova,
provar tudo quanto fiz;
mas nunca passei na prova
nem fiz a trova que quis!
Professor Garcia

Fonte:
A. M. A. Sardenberg

Nenhum comentário: