terça-feira, 31 de julho de 2012

Sexteto em Sextilhas (Parte 7)

181 – Assis
Se lá bem distante eu visse
meu eu-menino, veria
em volta dele a cidade
onde reinava a alegria
da qual sinto imensa falta
porque inexiste hoje em dia.

182 – Ademar
Se eu também voltasse um dia
novamente a ser menino,
eu faria sem demora
mais um ato em desatino;
tentaria a todo custo
mudar de vez meu destino.

183 – Delcy
Um desejo  repentino,
às vezes, me vem à mente,
é voltar a ser criança,
ao seu mundo diferente,
mas me arrependo em seguida:
melhor é o  tempo presente!
 
184 – Prof. Garcia
Na verdade, o que se sente
depois da terceira idade,
são momentos de atropelos
lembranças da mocidade,
e um mundo cheio de sonhos
carregado de saudade!

185 – Gislaine
Vivemos na dubiedade
do presente e do passado,
e o sonho agora faz parte
desse viver angustiado,
pois temos dentro de nós,
sempre um menino guardado!

186 – Zé Lucas
Regessar para o passado
é coisa que ninguém faz.
Se mergulhei na velhice,
adeus, vigor de rapaz,
porque a vida não reverte
e o tempo não volta atrás!
 
187 – Assis
O tempo, o que ele mais faz
é agregar idade à gente.
Porém não me esquenta a cuca,
porquanto sigo contente,
curtindo as minhas saudades,
mas sempre olhando pra frente.

188 – Ademar
Eu sempre tiro da mente
o que diz meu coração...
E para fazer meus versos
carregados de emoção,
abro o cofre de saudades
que eu trouxe do meu Sertão!!

189 – Delcy Canalles
A minha grande emoção
é  regressar  ao passado,
relembrar a  meninice,
com meus irmãos do meu lado,
e, então, voltar  ao  presente,
com meu desejo alcançado!

190 – Prof. Garcia
Que desejo consagrado,
para o sonho de um esteta.
Ver o passado outra vez,
de uma forma tão completa,
depois voltar ao presente
sem deixar de ser poeta!  

191 – Gislaine
Sendo nossa arma secreta,
vivemos nessa emoção,
vamos poetando a vida,    
com carinho e devoção,
sem pararmos de sonhar,
levando as rimas na mão!

192 – Zé Lucas
No mundo da inspiração
não há limites pra nada.
Podemos pedir aos céus
uma noite iluminada,
e os anjos vêm derramar
estrelas em nossa estrada.

193 – Assis
Nesta semana sagrada,
em silêncio sobe ao trono
a lua mais decantada:
primeira cheia do outono,
tão faceira e recatada,
que aos poetas rouba o sono.

194 – Ademar
Peço a Deus, Pai e Patrono,
nesta semana sagrada,
que essa minha inspiração
seja sempre abençoada,
para que minha poesia
não seja crucificada!

195 – Delcy
Nesta semana sagrada,
a  Páscoa, se comemora...
Os cristãos fazem jejum
e  o  povo mais horas, ora!
Então,  eu  peço ao Senhor:
-Dai-nos a Paz,  sem demora!

196 – Prof. Garcia
Todo cristão comemora
a passagem de Jesus,
que apesar do sacrifício
de ter morrido na cruz;
amou toda a humanidade
e encheu o mundo de luz!
 
197 – Gislaine
Que a paz chegue, é o que traduz
o desejo do planeta,
e que exista para sempre
voando uma borboleta,
colorindo o céu anil,
em majestosa mareta!

198 – Zé Lucas
Praza a Deus que este planeta
mantenha o claro da luz
que pôs fim à grande treva
após a prova da cruz
e se abasteça no amor
da mensagem de Jesus!

199 – Assis
Sortudo mesmo de truz
é o bom parceiro Ademar,
que na sextilha duzentas
vai o seu nome assinar,
registrando o belo marco
que estamos hoje a saudar.

200 – Ademar
Que eu possa comemorar
“os duzentos” na verdade,
com versos cheios de amor,
sem discórdia, sem maldade;
fugindo dos sentimentos:
tristeza, dor e saudade!

201 – Delcy
Amigo, em minha ansiedade,
" as duzentas",  esperei...
Teus versos cheios de encantos
me  envolveram e eu gostei.
Pela  sextilha  enviada,
na  hora, me apaixonei!

202 – Prof. Garcia
Neste debate eu cantei
meus sonhos de muitos anos.
Falei do céu e da terra,
dos lagos, dos oceanos,
da natureza divina,
e até dos meus desenganos!

203 – Gislaine
É normal, somos humanos,
e as tristezas fazem parte      
da vida que nós levamos...
Sonhando, vamos a Marte,
e o que é triste, conseguimos
esquecer, com nossa arte.

204 – Zé Lucas
Tenho andado em toda parte,
por matas, serras e rios,
às vezes pisando em pedras
e espinhos, pelos desvios,
só por amor à beleza
dos melhores desafios.

205 – Assis
Os desafios, curti-os
bem mais quando era criança.
Hoje ainda às vezes ouso
atirar alguma lança,
porém com certo cuidado,
pois a idade pesa... e cansa.

206 – Ademar
Quem tem fé em Deus não cansa
e eu sou um homem de Fé;
não me cansarei na estrada
e nem voltarei de ré,
pois a fé que eu tenho em Deus
é quem me mantém de pé.

207 – Delcy
Ver-se um homem que tem fé
é  uma  riqueza  tamanha.
Neste  mundo em que vivemos,
chega, a crença, a ser estranha.
Pra quem tem fé e acredita,
a  vida eterna está ganha!

208 – Prof. Garcia
Na vida, a maior façanha,
para um pobre pregador,
é plantar frutos do bem
entre os espinhos da flor,
colher a essência mais pura
e encher o mundo de amor!

209 – Gislaine
Sendo um grande  sonhador, 
segue o poeta plantando           
versos, que cantam a paz,
e vai ao mundo levando
com amor no coração,
os sonhos que vai sonhando!        

210 – Zé Lucas
Eu sinto, de vez em quando,
a vibração da poesia
nas cordas do coração,
dando-me nova energia
para decantar as coisas
bonitas que a mente cria.

Nenhum comentário: