segunda-feira, 30 de julho de 2012

A. A. de Assis (Revista Virtual Trovia n. 152 - agosto de 2012)

Inesquecíveis

Na carta, ao dizer-te quanto
a saudade me consome,
as reticências do pranto
quase apagaram meu nome.
Carlos Guimarães

Saudade de tal maneira
esta noite me abraçou,
que eu ontem dormi solteira,
mas hoje... não sei se sou...
Jesy Barbosa
Ora é brando, ora é demais:
assim o amor da mulher:
– Ela o gradua à vontade,
nunca como a gente quer...
Jorge Beltrão

São as mulheres formosas
como os rosais dos caminhos:
de longe, mostram as rosas;
mostram, de perto, os espinhos.
Leonardo Henke

Para ajustar meu vestido,
não quero fitas nem laços,
mas um cinto, meu querido,
formado pelos teus braços!
Lola de Oliveira

Longe de ti, triste eu passo
(se vivo mesmo, nem sei...).
É cada trova que faço
um beijo que não te dei...
Luiz Otávio

Brincantes

Tem muita trova que choca,
e é natural que aborreça...
Exemplo: a trova-minhoca,
que não tem pé nem cabeça!
Antônio da Serra – PR

Contrariando o que se diz,
sempre na mais alta “estima”,
no futebol, mãe de juiz
é a única que tem rima.
Dorothy J. Moretti – SP

Tive tantas namoradas...
Tantas... Tantas... Que castigo!
Hoje estão todas casadas;
nenhuma delas comigo!
Hélio de Castro – PR

Severino tem oitenta!
Raimundinha, vinte e dois!
Mas, quando o velhinho esquenta,
fica o forró pra depois!…
Jaime Pina da Silveira – SP

Se queres testar o amigo,
em grana não fales não.
Como diz ditado antigo,
perdes o amigo e o carvão...
Jair Amaral – RJ

Certo cupim se deu mal
pois um dia aconteceu:
era tão “cara-de-pau”,
que outro cupim o comeu!
José Ouverney – SP

Constipado, dor de tédio,
piriri, bichim-de-pé...
melhor que qualquer remédio
é um gostoso cafuné...
Osvaldo Reis – PR

Ao vir “de fogo” recua
gritando, após a topada:
– Que faz um poste na rua
às duas da madrugada?!
Therezinha Brisolla – SP

Líricas e filosóficas

Dentre os bens que o filho espera
receber por transmissão,
tesouro nenhum supera
o exemplo que os pais lhe dão.
A. A. de Assis

Na gaveta do meu peito
tranquei a dor da saudade,
para ela saber direito...
o que é sofrer de verdade!
Ademar Macedo – RN

Eu sou poeta da vida,
do bem, do amor, da verdade;
da fé sentida e vivida,
da santa e eterna saudade!
Aloísio Bezerra – CE

É híper minha saudade,
é súper minha emoção;
tão grande é minha vontade,
que quase perco a razão!
A.M.A. Sardenberg – RJ

Frente al mar te estoy pensando,
que te regrese le pido;
sentada estoy recordando
lo que contigo he vivido.
Ángela Desirée – Venezuela

Cobriste-me com teu manto
de amor e dedicação.
Hoje me restam o pranto
e exemplos de doação.
Angela Stefanelli – RJ

Na distante mocidade,
só taperas construí...
Pela vida, na verdade,
eu passei, mas não vivi.
Angélica Villela Santos – SP

Cai a tarde... a alma descansa,
vendo o mar de calmas águas...
– Ah! se essa maré, tão mansa,
pudesse lavar-me as mágoas!!!
Carolina Ramos – SP

Se o encanto de viver
propicia tal vivência,
o que mais vale é o saber
que nos traz a experiência.
Cidinha Frigeri – PR

Praia...  Sentado na areia,
sem nuvens de tempestade,
enquanto a mente vagueia
alguém chora de saudade!
Diamantino Ferreira – RJ

Beleza é ter a prudência
de uma vida pura e calma,
onde a nossa consciência
não cria rugas na alma!
Dilva Moraes – RJ

Igual à chuva torrente
que corre ocupando espaços,
sinto meu desejo ardente
à procura dos teus braços.
Djalma da Mota – RN

Felicidade almejada
no meu futuro eu diviso:
– Em teus olhos, a alvorada;
no teu corpo, o paraíso.
Eliana Jimenez – SC

Vivo em constante conflito,
entre o delírio e a razão:
– meu sonho alcança o infinito...
meus pés... tropeçam no chão.
Elisabeth Souza Cruz – RJ

Neste instante derradeiro,
em que nada mais restou,
sou errante marinheiro
que na saudade afundou...
Ester Figueiredo – RJ

Faz da vida uma lavoura
e semeia com fervor,
que, em vez de milho e cenoura,
colherás feixes de amor!
Flávio Stefani – RS

Pelas manhãs vou buscando
minha esperança perdida.
Há sempre um sonho vagando
nas alvoradas da vida!
Francisco Garcia – RN

Com a visão embaciada
e o caminhar pouco ereto,
vejo o esplendor da alvorada
pelos olhos do meu neto.
Francisco Pessoa – CE

Quanta gente nos ilude
e julgamos ser verdade
aquela máscara rude
que finge sinceridade.
Gabriel Bicalho – MG

Meu verso é meu companheiro
no cenário da ilusão
e o universo, imenso, inteiro,
se torna pequeno então!
Gislaine Canales – SC

Lembra a lágrima um gemido
de ternura e redenção,
que não chega ao nosso ouvido,
mas comove o coração.
Humberto Del Maestro – ES

O bilro, velho instrumento,
que entrelaçou tantas rendas,
tece, agora, num momento,
as rimas de minhas lendas.
Ieda Lima – RN

Alvorada... e um desalinho
numa cor acinzentada
mostra o vazio de um ninho
no silêncio da queimada!
J. Batista Oliveira – SP

Meu pai nada me falava
quando me via nervoso.
Aprovava ou reprovava
num olhar doce e bondoso.
J. B. Xavier – SP

Em vez de mel, chocolate,
restou-me um outro sabor:
nos meus lábios, mertiolate
"curando" beijos de amor...
Jeanette De Cnop – PR

Parecendo estar brincando
no céu, em formações várias,
as nuvens vão desenhando
figuras imaginárias...
Jesse Nascimento – RJ

Quero um relógio, querida,
cujo mágico processo
atrase a tua partida
e abrevie o teu regresso.
João Costa – RJ
Floresta amiga, perdoa
o fogo, a serra, a agressão:
a humanidade ainda é boa,
certos homens é que não!
João Freire Filho – RJ

Mostrarão progressos falsos,
as cidades adiantadas,
enquanto houver pés descalços,
em suas ruas calçadas...
José Fabiano – MG

No teu corpo perfumado,
no brilho do teu olhar,
tem um castelo encantado,
castelo do eterno amar.
José Feldman – PR

Por estar na solidão, / tu de mim não tenhas dó. / Com
 trovas no coração, / eu nunca me sinto só. Luiz Otávio

O tempo riscou-me a face,
causou-me danos medonhos,
porém, por mais que tentasse,
não me envelheceu os sonhos.
José Lucas de Barros – RN

Quando vens, só de passagem
no escasso tempo, mas pleno,
o amor faz grande a coragem
e o medo fica pequeno!...
Lucília Decarli – PR

Eu, você: todo um amor.
Reinava a felicidade!
Partiste... e agora sou dor...
sou solidão... sou saudade!
Luiz Antonio Cardoso – SP

Tudo ele faz com amor
e traz o céu na bagagem;
na verdade, o trovador
de Deus na Terra é a imagem
Luiz Carlos Abritta - MG

O sorriso de uma criança
enche de paz nosso mundo;
é prenúncio de esperança,
tesouro de amor profundo.
Luíza Nelma Fillus – PR

Nas entrelinhas do fim,
sou poema inacabado;
êxtase final de mim
sem ter a ti do meu lado.
Marcos Medeiros – RN

Volto pela mesma estrada,
a trilha nem foi desfeita...
Solidão me fez calada,
ante a saudade à espreita!
Mª Conceição Fagundes – PR

Transformar piada velha em quadrinha rimada
é um recurso que empobrece demais a trova.


Iluminando o meu ser,
o teu sorriso comprova
que com cada alvorecer
o meu amor se renova.
Mª Luíza Walendowsky – SC

Mamãe, tua idade avança
e eu, triste, não me consolo,
porque sou sempre a criança
que precisa do teu colo!...
Maria Nascimento – RJ

Um coração, sem amor,
um amor, sem se entregar,
são como... um vaso sem flor
e um barco... longe do mar...
Marisa Olivaes – RS

A vida é tênue fumaça,
é uma linha de retrós...
Dizem que é o tempo que passa,
mas quem passa somos nós!
Ma. Thereza Cavalheiro – SP

Trovador, de olhar atento,
repara no que acontece
e registra o sentimento
em versos que o sonho tece.
Mário Zamataro – PR

É de candeia em candeia
que clareio meus caminhos...
Tanta luz só me norteia
para encontrar teus carinhos.
Messody Benoliel – RJ

Criança não é brinquedo,
é inocente criatura;
se às vezes ela tem medo,
é por falta de ternura.
Neiva Fernandes – RJ

Separando nossas vidas,
um imenso abismo existe.
Mas, por pontes já caídas,
volta o amor e ainda existe.
Olga Agulhon – PR

Os trovadores, com certeza, têm um pedaço
de arco-íris preso na goela. – Cecy de Assis

Ao ver-te, só de passagem,
em minha vida vazia,
me sinto escrava da imagem
de uma louca fantasia.
Olga Maria Ferreira – RS

Pequenino, o Deus menino
trabalhava com seu pai.
Toda empresa, por destino,
nasce em casa, voa e vai...
Olivaldo Júnior – SP

Segredos... quem não os tem?
Os meus segredos bendigo:
os maus – não conto a ninguém;
os bons – eu guardo comigo!
Selma Spinelli – SP

Na beleza da alvorada
quando o sol desperta o dia,
no clarão da madrugada
minha alma canta em poesia.
Sônia Sobreira – RJ

Destino – senhor  medonho –
que, às vezes, com falso embalo,
mostra a magia de um sonho,
mas não nos deixa alcançá-lo!
Thereza Costa Val – MG

Assim é porque Deus fez,
será assim porque Ele quer.
A revolta não tem vez
nem força ou poder sequer.
Vidal Idony Stockler – PR

No grande palco da vida,
temos de ser bons atores,
pois a dureza da lida
não favorece amadores.
Wanda Mourthé – MG

Quanta vinda, quanta ida?
Quanta sombra e quanta luz?
Quanta morte em cada vida?
Quanta culpa, quanta cruz?
Wanderlino T. Leite Netto – RJ

Visite →              http://poesiaemtrovas.blogspot.com/  
                                http//www.falandodetrova.com.br/  
                                   http://aadeassis.blogspot.com/

Nenhum comentário: