segunda-feira, 30 de julho de 2012

Jandira Barreto Pereira Maués. (Trovas da Escola Municipal Florestan Fernandes 5a. a 8a. Séries)

Quem na palavra se adestra,
imenso poder transporta
pois o verbo é chave mestra
capaz de abrir qualquer porta!
Antônio Juraci Siqueira

Trovas de Breno Lopes

Minha mãezinha querida,
Neste dia tão feliz,
Ofereço com alegria
Esta lembrança que eu fiz.

Antigamente eu cantava
Como cantava o sabiá
Mas agora eu não canto
Porque eu já vou “macaquear”.

Certo dia mamãe me disse:
Você vai se machucar
Como não lhe dei ouvido,
Comecei a me ralar.

Toda vez que você passa
Defronte do meu portão,
Eu dou grito de alegria,
Tão grande é minha emoção.

Trovas de Huelen Joaquim

Sabiá da laranjeira,
Passarinho cantador,
Por favor me diga logo
Onde anda o meu amor.

Toda vez que você passa
defronte do meu portão,
o meu coração dispara
quase morro de emoção.

Trovas de Jéssica Nunes
Sabiá da laranjeira,
Passarinho cantador,
Você é meu amado
E eu sou um beija-flor.

Toda vez que você passa
defronte do meu portão,
fico logo apaixonada
pensando em meu amorzão.

Trovas de Layane Caroline

Sabiá da laranjeira,
Passarinho cantador,
Sabiá da goiabeira
Vá dançar com seu amor.

Toda vez que você passa
Defronte do meu portão
Vai chegando de mansinho,
Mexendo o meu coração.

Para a lua deixo um cheiro
Para o sol uma canção
Pra você que é minha mãe
Um beijo de coração.

Trovas de Leandro Guimarães

Sabiá da laranjeira,
Passarinho cantador,
Vou vivendo esta magia,
Procurando o meu amor.

Toda vez que você passa
Defronte do meu portão
A menina mais bonita
Mora no meu coração.

Trovas de Michele Santos

Sabiá da laranjeira,
Passarinho cantador
Eu fico à toa, de bobeira
E esqueço até minha dor.

Atravessei sete mares
Fazendo o que sou capaz,
Arriscando a minha vida
Só por causa de um rapaz.

Você é o meu cantar
E o meu rapaz de amar,
Mas o eu dia escurece
Sempre que você me esquece.

Toda vez que você passa
Defronte do meu portão,
Fico olhando a sua graça
Com amor no coração

A mãe dele é esperança
E tem dele um cheiro de flor,
Minha mãe é muito linda
Quem me cria é seu amor.

Trovas de Sâmara Souto

Sabiá da laranjeira,
Passarinho cantador,
Me conta teu segredo
Que eu te dou o meu amor.

Toda vez que você passa
Defronte do meu portão,
Fico olhando muito triste
Com dor no meu coração.

Mina mãe é tão bonita,
Ela é igual uma flor,
Ela é a flor divina
Que me dá o seu amor.

Trovas de Thayane

Sabiá da laranjeira
Passarinho cantador,
Tu sumiste tão depressa
Sem encontrar o meu amor.

Toda vez que você passa
Defronte do meu portão,
Meu coração bate forte
Dum, dum, dum, dum, dum, dum, dão!

Trovas de Thiago S. Rosário

Sabiá da laranjeira,
Passarinho cantador,
Quando sobe na mangueira
Vai junto com meu amor.

Toda vez que você passa
Defronte do meu portão
Fico a olhar maravilhado
Com o coração na mão.

Minha mãe é tão querida,
Minha mãe é tão legal,
Minha mãe é minha vida
Porque faz o meu nescau.

Trovas de Wilhiam Clei

Sabiá da laranjeira
Passarinho cantador
Vai voando bem depressa
pra encontrar o meu amor.

Toda vez que você passa
Defronte do meu portão
Vai me dar dor de cabeça
Pois é grande a emoção.

Ó mãe, quando eu morrer
Não quero reclamação
Pois o pouco que eu fiz
Eu deixo de coração.

Trovas de Aurélio Jonatan

Vou plantar um pé de cravo
No meio do teu jardim
Nele vou mandar um beijo,
Você manda outro pra mim.

Sabiá da laranjeira,
Passarinho cantador,
Eu vou mandando um beijinho
Pra menina meu amor.

Mangueira da minha terra,
Cai manga no meu jardim,
Vou te mandar uma flor,
Você, um beijo para mim.

Trovas de Juliane Nascimento
Toda vez que você passa
Defronte do meu portão
Dia e noite vão passando
Só não passa esta emoção.

Vou plantar um pé de cravo
No meio do teu jardim
Pra colher todos os beijos
Que você guardou pra mim.

Sabiá da laranjeira,
Passarinho cantador,
Vai cantando, vai voando
Acordar o meu amor!

Vou plantar um pé de cravo
No meio do teu jardim;
Vou dizer-te bem mansinho
Que nosso amor não tem fim.

Sabiá da laranjeira
Passarinho cantador,
Tem ciranda no teu canto,
No teu canto tem amor.

Mangueira da minha terra,
Mangueira do meu amor,
Tanto longe quanto perto
Não esqueço o teu amor.

Quando chove na cidade,
Olho triste para o céu
À espera do meu amado
Que partiu lá pra Portel...

Trovas de Joyce Nunes

Vou plantar um pé de cravo
No meio do teu jardim
Pra dizer pra todo mundo:
Quero você até o fim!

Sabiá da laranjeira,
Passarinho cantador,
Vou dizer a todo mundo
que você é meu amor.

Mangueira da minha terra
Que dá mangas com sabor,
Vou dizer para o mundo inteiro
Que você é o meu amor.

Trovas de Leandro da Conceição

Vou plantar um pé de cravo
No meio do teu jardim.
Vou querendo, enquanto isso,
Você todinha pra mim.

Sabiá da laranjeira,
Passarinho cantador
Eu queria ter certeza
Que você é meu amor.

Mangueira da minha terra,
Minha fruta é o muruci;
Para ser um bom poeta,
Tem que ser “seu” Juraci.

Trovas de Lucas Farias

Mangueira da minha terra,
Passarinho cantador,
No teu canto tem ciranda,
No teu canto tem amor.

Mangueira da minha terra,
Passarinho cantador,
Vai voando, vai cantando
Acordar o meu amor.

Fonte:
Jandira Barreto Pereira Maués. Trilogia Contos e poesias da Escola Municipal Florestan Fernandes.

Nenhum comentário: