sexta-feira, 27 de julho de 2012

Sexteto em Sextilhas (Parte 3)

61 – Assis
Pouca rima há no cadastro
para "astro", ó grande Lucas,
mas para "Lucas" também.
No entanto, tanto cutucas,
que acabas dando um jeitinho
de achar algumas... e trucas!

62 – Ademar
Em rimas não me embatucas,
pois sou um “cabra da peste”;
na poesia nordestina
já passei em todo teste;
e para minha mulher...
Sou o melhor do nordeste!

63 – Delcy
Como tu mesmo disseste,
que és o melhor, eu suponho,
não ser o juízo da esposa,
mas como te vês em sonho;
para não te entristecer,
minhas dúvidas, transponho!

64 – Prof. Garcia
No debate eu me transponho
de Norte a Sul, todo dia;
levando de manhã cedo
um fardo de poesia,
e à tarde, a canção dolente
na voz de uma Ave-Maria!
 
65 – Gislaine
Há  momentos de alegria,
de paz, de amor e emoção,
que  vêm de dentro de nós,
como uma doce oração,
de onde surge, é bem verdade,
toda a nossa inspiração!

66 – Zé Lucas
Lendo, um dia, minha mão,
disse-me velha cigana:
-Teu destino é de poeta,
se o espírito não me engana,
e injetarás na sextilha
o doce do mel de cana.

67 – Assis
Também quero uma cigana
entendida em cana e mel,
que me ensine a, com doçura,
bem cumprir o meu papel
de sonhador, seresteiro,
aprendiz de menestrel.

68 – Ademar
Qual uma abelha no mel,
no verso, és um professor.
Seja sextilha ou soneto,
haicai ou seja o que for;
ninguém faz versos no mundo
igualmente aos do senhor!

69 – Delcy
Gosto de ver  o  calor
que pões nos versos que usas.
Assis, de  fato, é um colosso,
abençoado  das  musas...
mas há outros,  excelentes,
com os quais, teus versos, cruzas!

70 – Prof. Garcia
Quem tem a bênção das musas,
vê no mundo outros valores;
pois o sonho do poeta
é ao preto e branco dar cores,
transformar o pranto em riso
e encher o mundo de amores!

71 – Gislaine
Com seus versos sedutores
o poeta sempre encanta
e a semente da poesia,
com carinho, em Terra, planta,
afastando a dor do mundo,
que só a poesia espanta!

72 – Zé Lucas
Nossa missão pura e santa
é manter acesa a vela
da inspiração que ilumina
os versos que Deus pincela
e dar retoques na vida
para torná-la mais bela.

73 – Assis
Se manter acesa a vela
às vezes é perigoso,
bem mais é tentar a velha
reacender no velho esposo
o velho vulcão bravio
há tanto tempo ocioso...

74 – Ademar
Zé Lucas é talentoso
em tudo aquilo que cria,
e buscando a inspiração,
seja de noite ou de dia;
mantém sempre a vela acesa
pra iluminar a poesia!

75 – Delcy 
Para nós é uma alegria
ter Zé Lucas por parceiro,
pois, como diz  Ademar,
é,  de todos,  o  primeiro
e, além de ser nordestino,
é   notável   brasileiro!
 
76 – Prof. Garcia
Sou apenas um barqueiro
nessa longa travessia;
enfrentando vendavais
e noites de calmaria,
em busca da brisa mansa
do sopro da poesia!

77 – Gislaine
Sendo o meu barco, meu guia,
sinto o mar todinho meu,
e enfrento tudo, sem medo,
conheço o segredo seu,
minhas horas são de paz
e alcanço o meu apogeu!

78 – Zé Lucas
De mim, o mar escondeu
as cantigas de sereia,
a poesia derramada
nas noites de lua cheia
e as mil histórias de amores
que o vento embalou na areia. 

79 – Assis
Aqui, ouvindo a sereia,
nesta praia maravilha,
estou cercado de mar,
não sou no entanto uma ilha,
por isso, via Gislaine,
lhes mando a minha sextilha.

80 – Ademar
Internet é maravilha
em tudo ela colabora,
o seu cérebro eletrônico
não ama e também não chora;
sei também que não faz versos
mas manda os nossos pra “fora”...

81 – Delcy
Com a Internet  melhora
nossa comunicação;
em instantes, contatamos
com o mundo e cada irmão,
e fazemos amizades ,
e  ganhamos afeição!

82 – Prof. Garcia
Tenho a estranha sensação,
que o mundo se contradiz.
Se estamos todos tão perto
de norte a sul do país,
então, por que tanta gente
vive no mundo infeliz!

83 – Gislaine
Eu me sinto mais feliz
tendo a internet em ação,
com ela não há limites
aos sonhos do coração,
pois viajo ao mundo inteiro,
faço amigos de montão!

84 – Zé Lucas
Com o mouse em minha mão,
eu vejo o que nunca vi,
desafio a lei da inércia,
percorrendo, de per si,
os quatro cantos do mundo,
sem tirar os pés daqui.
 
85 – Assis
Vocês trabalhando aí
e eu aqui papo pro ar:
de dia aguinha de coco
no quiosque à beira-mar,
de noite ouvindo seresta
ou biritando no bar.

86 – Ademar
Ah, se eu pudesse gozar
o que está gozando Assis,
mas isso é para quem pode
e em nada me contradiz.
Eu vendo um amigo bem,
também me sinto feliz!

87 – Delcy
Como Zé Lucas e Assis,
numa praia  descansar,
eis gostosa  terapia
pra quem vive a trabalhar,
e ambos  labutam demais,
num  constante  poetar!
 
88 – Prof. Garcia
Eu vivo sempre a cantar
neste mundo em desatino,
faço verso todo dia,
desde o tempo de menino,
como quem segue a poeira
das pegadas do destino!

89 – Gislaine
Fazer versos é divino,
e o que posso então dizer,
se eu moro no Paraíso,
nesta cidade a crescer?
Tendo o mar como paisagem,
eu me sinto renascer!

90 – Zé Lucas
Pode o poeta reviver
no mistério de um repente,
quando, dedilhando a lira,
ao brilho do Sol nascente,
desabrochar um poema
no campo fértil da mente.

Nenhum comentário: