quinta-feira, 19 de julho de 2012

Laé de Souza (Dia do Escritor será comemorado com distribuição de livros na Praça da Sé)

Em 25 de julho comemora-se o Dia Nacional do Escritor, instituído em 1960, após o sucesso do I Festival do Escritor Brasileiro, promovido pela UBE – União Brasileira de Escritores, tendo, na época, como presidente João Peregrino Júnior e vice-presidente Jorge Amado.

Para celebrar esse dia tão especial, São Paulo terá o evento “Dia do Escritor”, na Praça da Sé, dia 25, quarta-feira, das 10h às 15h, com distribuição gratuita de obras de Laé de Souza. O evento é realizado pelo grupo “Projetos de Leitura”, com a participação de voluntários, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo e contará com a presença do escritor que fará sessão de autógrafos e conversará com os leitores.
Em uma tenda, montada na praça, serão distribuídos 5.000 exemplares da obra “Nos Bastidores do Cotidiano”, crônicas curtas que retratam o cotidiano das pessoas comuns e as complexidades das relações humanas, em linguagem coloquial e com abordagem bem-humorada, dirigida ao público juvenil e adulto.

Livros para professores

Além da distribuição de livros à população, os professores poderão retirar na tenda, gratuitamente, um kit com nove livros para serem utilizados na biblioteca de sua escola. No momento da retirada, o professor deverá preencher um formulário de identificação pessoal e da escola. Será disponibilizado um kit por escola.

O trabalho é realizado com a proposta de chamar a atenção para a importância da leitura e criar oportunidade de acesso ao livro. O autor da iniciativa, Laé de Souza, não acredita no estigma de que o brasileiro não gosta de ler, mas sim que faltam projetos de incentivo à leitura e que os preços dos livros dificultam a leitura.
Laé de Souza é autor e coordenador de diversos projetos de fomento à leitura, focados nas escolas da rede pública, parques, praças, hospitais, transportes coletivos, hipermercados e outros locais de grande acesso de público, com o intuito de formar leitores. “Ações como estas são caminhos para a formação de leitores”, acredita Laé de Souza.

Sobre o Grupo Projetos de Leitura

Com oito projetos de incentivo à leitura, o grupo iniciou seu trabalho em 1998 e conta com patrocínio da ZF do Brasil, Konica Minolta, Megatoc Cursos e GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE.
Com sede em São Paulo e com o apoio do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado da Cultura, o grupo atua em todo território nacional desenvolvendo projetos sem fins lucrativos, com o objetivo de vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: despertar o prazer da leitura.

Interessados poderão conhecer outros projetos de incentivo à leitura, de Laé de Souza, no site www.projetosdeleitura.com.br

Fonte:
Laé de Souza

Nenhum comentário: