domingo, 29 de julho de 2012

Cândida Vilares Gancho (Como Analisar Narrativas) Parte 6 – Tema – Assunto – Mensagem

       De um modo geral o iniciante da análise literária tende a confundir tema, assunto e mensagem do texto narrativo. Considerando que estes conceitos são usados em larga escala e que provavelmente você já se deparou ou irá se deparar com eles, vamos distingui-los e esclarecê-los.

       Tema é a idéia em torno da qual se desenvolve a história. Pode-se identificá-lo, pois corresponde a um substantivo (ou expressão substantiva) abstrato(a).

       Assunto é a concretização do tema, isto é, como o tema aparece desenvolvido no enredo. Pode-se identificá-lo nos fatos da história e corresponde geralmente a um substantivo (ou expressão substantiva) concreto(a).

       Mensagem é um pensamento ou conclusão que se pode depreender da história lida ou ouvida. Configura-se como uma frase. Mas cuidado: nem sempre a mensagem equivale à moral da história. As fábulas, por exemplo, têm uma mensagem moral. Lembre-se da lebre e da tartaruga: “Devagar se vai ao longe”. Mas muitas histórias têm mensagens que contrariam a moral vigente e seriam, portanto, imorais. Um exemplo de mensagem que contraria a expectativa é o texto de Millôr Fernandes: “Galinha dos ovos de ouro”, no qual o autor recria uma história bem popular e lhe dá uma abordagem mais moderna; assim, a moral da história é irônica e, poderíamos dizer, “imoral”.

Era uma vez um homem que tinha uma Galinha. Subitamente, em dia inesperado, a Galinha pôs um ovo de ouro. Outro ovo de ouro! O homem mal podia dormir. Esperava todas as manhãs pelo ovo de ouro — clara, gema, gala, tudo de ouro!— que o tirava da miséria aos poucos, e aos poucos o ia guindando ao milionarismo. O fato, que antigamente poderia passar despercebido, na data de hoje atraía verdadeiras multidões. E não só multidões. Rádios, jornais, televisão, tudo entrevistava o homem, pedindo-lhe suas impressões, querendo saber detalhes de como acontecera o espantoso acontecimento. E a Galinha, também, ia dando aqui e ali seus shows diante de jornais, câmaras, microfones. Certa vez até, num esforço de reportagem, conseguiu pôr um ovo diante da câmara da TV Tupi. Porém o tempo passou e muito antes que o homem conseguisse ficar rico, a Galinha deixou de botar ovos de ouro. Desesperado, o homem foi ocultando o fato, até que, certo dia, não se contendo mais, abriu a Galinha para apanhar os ovos que ela tivesse lá dentro. Para sua decepção não havia mais nenhum.
 
Então o homem — espírito bem moderno — resolveu explorar o nome que lhe ficara do acontecimento e abriu um enorme restaurante, com o sugestivo nome de Aos Ovos de Ouro. E isso lhe deu muito mais dinheiro do que a Galinha propria mente dita.
MORAL: CRIA GALINHAS E DEITA-TE NO NINHO.
(ln: ______ Fábulas fabulosas. Rio de Janeiro, Nórdica, 1963. p. 99.)

       Para fixar bem os conceitos de tema, assunto e mensagem, imaginemos uma história que tenha o seguinte enredo: a moça (Aurélia) gosta do rapaz (Fernando) e ele dela, mas ele é ambicioso e troca o amor de uma mulher pobre pelo de uma mulher rica. Não nos esqueçamos de que esta história se passa no Rio dê Janeiro do século XIX, quando moça que não tem dote pode ficar para “tia”. Mas o surpreendente acontece: Aurélia recebe uma herança e, então rica, pode comprar Fernando, oferecendo-lhe um dote maior do que a outra moça. Uma vez casados, Aurélia decide punir Fernando, negando-se a dormir com ele; em outras palavras, a consumar o casamento. Então Fernando, magoado em seu orgulho, junta o dinheiro do dote e o devolve a Aurélia, com intenção de partir. Neste momento, Aurélia, arrependida, atira-se aos pés do marido. Final feliz. “As cortinas cerram-se, e as auras da noite, acariciando o seio das flores, cantavam o hino misterioso do santo amor conjugal.”

       Este é o resumo do enredo do romance de José de Alencar, Senhora (cuja leitura recomendamos). Nele podemos identificar:

tema: Amor x Ambição (dinheiro).   

assunto: O casamento e a vida conjugal de Aurélia e Fernando        mensagem: O amor é mais forte que a ambição.

Continua… discursos

Fonte:
Cândida Vilares Gancho . Como Analisar Narrativas. 7. Ed. Editora Ática. http://groups.google.com.br/group/digitalsource/

Nenhum comentário: