domingo, 29 de julho de 2012

José Benedito Leite Pinheiro Junior (Poesias: Da Janela do Meu Quarto)

APRESENTAÇÃO

A coletânea de textos que ora apresento, reúne histórias e poesias produzidas pelos estudantes do Ciclo III e IV (5ª a 8ª no regime seriado) da Escola Municipal Florestan Fernandes em oficinas de criação literárias promovida pelo Projeto Jovens Leitores1.

“Da janela do meu quarto”, primeiro trabalho editado pelo Projeto em 2005, foi uma produção individual de José Pinheiro Jr. e contou na primeira edição com a ilustração de seu amigo de classe Pedro Pacheco.

O livro passou de mão em mão despertando curiosidade e interesse na
comunidade escolar. As oficinas e as publicações semi-artesanais que se seguiram “Cantigas de Florescer” e “No Parque ver de prosa, ver de verso”, tiveram um número cada vez maior de participantes.

É justo reconhecer que o desejo das crianças e jovens de criarem seus
próprios textos foi alimentado pelos encontros com escritores paraenses, pelas rodas de conversas, rodas de leitura, visitas à bibliotecas e livrarias, contação de histórias, recitais poéticos, cantorias...

É oportuno ressaltar ainda que esta ação de estímulo a escrita aconteceu e acontece sem maiores ansiedades de formar prosadores ou poetas.

O foco da atividade está em oportunizar aos estudantes que ampliem seu repertório cultural e se exercitem com as palavras, apropriando-se de mecanismos especiais peculiares de expressão melhorando a cada nova experiência como produtores de textos.

Paulo Demétrio Pomares da Silva
Coord. do Projeto Jovens Leitores

¹ O Projeto é realizado na Escola Florestan Fernandes desde 2002 com crianças e jovens entre 10 e 15 anos. Os estudantes são estimulados a descobrir o sabor de ler e escrever através de um conjunto de ações que prevêem rodas de conversas, rodas de leituras, visitas à bibliotecas, feira de livros, livrarias, empréstimos de livros, oficinas de produção de textos, saraus, recitais poéticos, dentre outras atividades.

=======================
DA JANELA DO MEU QUARTO
Belém, 2005

A JANELA DO MEU QUARTO

Da janela do meu quarto
Vejo um mundo diferente

Da janela do meu quarto
Vejo a verdade
De tudo o que há

De lá vejo a vida
Os pássaros
As crianças
E as razões pelas quais
Vejo um mundo tão cheio
De qualidades
E com muita fantasia.

A janela do meu quarto é mágica
Pois me ajuda a aprender a viver
De uma maneira simples e fácil.

1º, 2º, 3º, ETC... QUAL É A MELHOR?

Meus primeiros passos foram brilhantes
Pois me ensinaram a caminhar pela vida
E tiveram o mesmo efeito
De tudo o que é primeiro neste mundo
Como o primeiro beijo
Ou até o primeiro dente que se arranca.

Tudo nesta vida que se possa imaginar
Tem-se a primeira vez.

E como diria o mais sábio poeta:
A primeira vez é a melhor das melhores.

SER CRIANÇA

Lá fora, num banquinho da praça,
Ana está a admirar o céu.

-Ana, minha filha, vamos embora,
Não fique ai feito boba!!!

-Calma papai, só quero saber por que
Os peixes desse oceano tem asas.

O CÃOZINHO DO RAUL

O cãozinho do Raul morreu.

Mas para onde foi o cãozinho do Raul?
Para baixo da terra
Ou para o imenso céu azul?

A tristeza é tanta que Raul chora
Pois o cãozinho morreu de boca aberta
Como se estivesse dizendo:

“Adeus, meu amigo, até um dia”.

JARDIM FELIZ

Na varanda lá de casa
Vejo um jardim verdinho
E há também um passarinho
Que fez ali seu belo ninho

O cachorro que não bote nem a pata
Pois as formigas fazem ali
Sua grande caminhada.

O gatinho deve ter cuidado
Quando deitar nesse chão
Pois deve estar dormindo ali
O grande camaleão.

É, crianças, nada de brincar lá com faca
Pois entre as folhas deve estar
A preguiçosa dona lagarta.

HOJE TEM FESTA NO GALINHEIRO

Nasceram os pintinhos
Mais novos do pedaço

De repente ouve-se um grande canto
Lá pros lados do brejo.

Será o lobisomem? Não.
É o seu galo cantando
Pela chegada dos novos pintinhos...

JORNAL DO POETA

Extra! Extra! O leão não é mais o rei da selva
o macaco agora é quem dá as regras.
Extra! Extra! O papagaio não vai mais
fazer fofocas.

Extra! Extra! Relógios fazem greve
por salários atrasados.

Extra! Extra! esse é o jornal da imaginação
é o jornal do poeta!

PAPAGAIO TRISTE

Desde sua infância
o papagaio tem um sonho:
Quer ser cantor.
Por esse sonho largaria tudo
porém, não pode: o papagaio é mudo.

Se tiver uma solução
fale com sua imaginação
mas seja rápido
pois ele está sentindo muita dor

o papagaio mudo que sonha
em ser cantor.

BEM -TE – VI

Bem – te – vi que canta!
Bem – te – vi que chora!
Bem – te – vi que grita!
Bem – te – vi que em tudo põe o seu nome,
Diz pra mim: quem tem a beleza
mais encantadora?
(pergunta a menina)
Bem – te – vi!
Bem – te – vi!
( responde o humilde passarinho ).

O VENTO

Vem o vento leve
Vem o vento frio
Vem o vento solto
Que se esconde no barril

Vem o vento louco
Cheio de sabor
Vem o vento bonzinho
Para levar a minha dor.

BOLSA AZUL

Cedo madruga
Papai está na luta
A noite tarda, papai está em casa.

E sempre com aquela bolsa azul
( mas o que levará naquela bolsa azul? )
Serão papeis importantes
Ou quem sabe cachorro um cachorro pit-bul?

Pergunto à mamãe
Ela o protege:
“aquela bolsa nos sustenta, meu filho.
Seu pai é carpinteiro e nela só carrega
ferramentas”.

ALEGRIA DE CRIANÇA

Renata rodou o pião
pela primeira vez.

Como é grande a alegria de Renata.

Ah! Renata, queria eu ser
como você:
Feliz a cada momento
buscando conhecimento
aprendendo com a vida
e brincando com vento.

MENINO POBRE

O menino quer uma bola
Para jogar

O menino quer comida
Para se alimentar

O menino tem sonhos
Porém, realizá-los não pode,
O menino é muito pobre.

Como são grandes os sonhos do garoto!

E como ele é rico
dentro de sua própria imaginação
Pois lá tem comida, brinquedos e tudo
O que ele quiser praticar.
Então diz o garoto:

“como é bom sonhar!”

PÁSSARO NO CÉU

No alto ar
Os passarinhos gostam de brincar
Mas o tempo passa
A noite chega...
E os passarinhos logo tem de voltar.
Mamãe está preocupada.
Papai já vai chegar
Os passarinhos já estão dormindo
Para amanhã recomeçar
A vida de alegria que é brincar no ar.

QUITANDA DA MINHA RUA

Quitanda bela
Cheia de amizade
E com pouca quantia
Se compra a felicidade.

Nessa quitanda quase não há vendedor
Porque não há ódio
Muito menos rancor
Na bela quitanda do amor.

SONHO DE MENINO

Ah! menino
Por esse teu sonho
Vão imaginar
Que estás a flutuar.
Que menino sorridente tu és.
Que felicidade imensa
Tens no coração
Pois para chorar nunca tens razão.
Acho que és como
Uma flauta que toca
Musicas belas e só isso faz.
És o amor em forma de pessoa
És a prova de que os sonhos são reais.

NUNCA ME ESQUEÇA

Se fores a Salvador
Eu estarei por perto
Para aliviar qualquer dor.

Se fores a Belém
Estarei contigo também
Em qualquer lugar
A qualquer hora.

Sempre estarei contigo
Te protegendo
Como se fosse uma luz.

Sou teu salvador,
Meu nome é Jesus!

ORAÇÃO

Meu Deus,
Obrigado por mais esta oportunidade
E se permitir quero esta vida
Por toda a eternidade.

Ser poeta é bom,
É a minha maior vontade.

Meu Deus, me proteja por onde estiver
Guarde-me para sempre em seus braços
Não em lugar qualquer
Guie meus passos por onde eu andar
Pra que eu consiga viver e na vida amar.

Na vida, tenho tido muitas oportunidades
Por isso a sorte nunca me despreza
Mas quero sua benção, senhor,
Pois minha vontade mesmo
É sempre ser poeta.

Fonte:
Jandira Barreto Pereira Maués. Trilogia Contos e poesias da Escola Municipal Florestan Fernandes.

Nenhum comentário: