segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Caldeirão Poético XVIII



ELOGIOS
                                
Teus olhos têm momentos desiguais;
sua luz ora é plácida, ora é ardente,
é o suave fluir da água corrente
ou o relampejar de dois punhais.

Estranhos pirilampos de savanas
brilhando nos meus céus tão desolados,
são dois negros diamantes resguardados
por tuas magníficas pestanas.

Únicos olhos que hão por mim chorado,
únicos olhos que hão interpretado
toda a minha alma lutadora e forte;

quero que sejam, com sua luz querida,
os únicos a rir em minha vida,
os únicos que chorem minha morte.

(Tradução de Othon Costa)



A PROMESSA 

... E todo o ouro do mundo parecia
diluído na tarde luminosa.
Apenas um crepúsculo de rosa
a alta copa das árvores tingia.

Súbito amor, a minha mão unia
à tua mão morena, carinhosa...
Éramos Booz e Ruth ante a formosa
terra que aos nossos olhos se estendia.

- Me amarás? perguntaste. Lenta e grave
veio-me aos lábios a promessa suave
da amante moabita, tão querida;

e foi como um “Amém!”  que neste instante
se ouviu, num toque de oração, vibrante
bater o sino da pequena ermida!

(Tradução de J. G. de Araujo Jorge)


EXPLOSÃO

Se a vida é amor, bendita seja então!
Quero mais vida, se esse amor aumento;
que não valem mil anos de razão
um só minuto azul de sentimento.

Meu coração morria triste e lento
e hoje é uma flor de luz em combustão!
A vida canta como um mar violento
quando a mão de um amor a agita em vão!

Esfuma-se na noite triste, fria,
de asas rotas - minha melancolia;
como a indelével mancha de uma dor

que na sombra distante já perdi...
A vida toda canta, beija, ri,
numa explosão como uma boca em flor!

(Tradução de J. G. de Araujo Jorge)


SÚPLICA 

Sê franca uma só vez! Desfaz o engano
se teus olhos me dizem que tu mentes,
- se nunca amor sentiste, e se o não sentes
por que juntar a farsa ao desengano?

Tratas-me como estranho... É desumano!
Por piedade, confessa! Não aumentes
com promessas que querem ser ardentes
este sonho que a mim só causa dano.

Se pudesses saber quanto te quero!
Fugir, mil vezes tento e não consigo,
meu querer faz-se pranto, e eu desespero...

Maldigo a sorte então, e um tal encanto,
pois me tens a teus pés... E te maldigo
e até te odeio. . . mesmo a amar-te tanto!

(Tradução de J. G. de Araujo Jorge)

Fonte:
J G de Araujo Jorge. Os Mais Belos Sonetos Que O Amor Inspirou. 
vol. III (Poesia Universal - Européia e Americana), 1966.

Nenhum comentário: