terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Contos e Lendas do Mundo (Estados Unidos: O Homem que semeava árvores)


Para os primeiros colonos europeus que viajaram de carroça até ao Oeste desconhecido, as macieiras forneciam abrigo, comida e um cheirinho a casa. A lenda diz que a maioria das árvores foi plantada por John Chapman, recordado hoje como Johnny Appleseed (Appleseed: semente de maçã).

Johnny Appleseed era feliz onde estava. Ouvira histórias do Oeste um lugar selvagem de planícies sem fim, montanhas enormes e densos pinhais - e não vislumbrava nenhuma boa razão para abandonar a segurança da sua amada quinta de macieiras no Massachusetts. A quinta de Johnny era um pomar imenso de centenas de macieiras que davam bonitas flores na Primavera e deliciosas maçãs no Verão.

Como aqueles que o rodeavam, Johnny Appleseed era uma pessoa simples, temente a Deus. Trabalhava seis dias por semana e ia à igreja ao sétimo. Era feliz com a vida e por estar num país onde havia terra suficiente para partilhar. Adorava as pessoas, a língua e a comida - e a que mais adorava era tarte de maçã, feita com maçãs da sua própria quinta. Que a comida favorita de Johnny fosse torta de maçã não era surpresa para ninguém. O que foi surpresa foi um dia anunciar que ia para o Oeste.

- Mas por que razão é que te vais embora? - perguntou um amigo quando ouviu a notícia.

- Porque um anjo me pediu - disse Johnny. - Apareceu de trás de um arbusto e incumbiu-me de uma missão na vida.

- A ti? - disse o amigo, sorrindo, surpreso. - Porquê a ti, Johnny? A única coisa de que entendes é de maçãs!

 - Foi essa a razão da minha escolha - disse Johnny. - A minha missão é encaminhar-me para o Oeste e semear macieiras à medida que caminho.

E foi exatamente o que ele fez. Não levou nem cavalo nem mula. Não levou qualquer arma - apenas alguns víveres, as suas preciosas sementes de macieira e uma pá para escavar o solo - e foi assim que ele ficou com o nome de Johnny Appleseed.

Johnny Appleseed não se limitou a semear apenas macieiras na sua incrível caminhada para o Oeste. Semeou também muita boa vontade. Preocupava-se tanto com os animais como com as pessoas. Uma vez, preferiu passar uma noite fria de Inverno ao relento, na neve, a expulsar uma mãe ursa e os seus filhos de dentro de um tronco de árvore que seria um abrigo ideal para si.

Para onde quer que fosse, era bem-vindo. Quando chegou a velho já semeara macieiras pelas planícies. Alguns dizem que se não fosse Johnny Appleseed, não existiria a expressão «tão americano como uma torta de maçã».

Um dia, o anjo apareceu a Johnny uma segunda vez.

- O teu trabalho aqui está terminado - disse ele ao ancião. - Vem semear macieiras no Céu.

E assim Johnny e o anjo partiram juntos, deixando atrás de si um país coberto de bonitos pomares cheios de maçãs deliciosas.

Fonte:

Nenhum comentário: