quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Perigor (Poemas Di versos)



A ARTE DE FICAR

Fiquei isento
de sentimento
quando o amor se foi
feito as horas
no tempo
ou as nuvens
ao vento...

Fiquei insensato
diante do fato
de que ninguém
liga para quem
está ao lado
e que é preciso amar
para ser amado...

Fiquei insatisfeito
quando o amor
não tinha jeito
para os que amam
e despertam mais cedo
da ilusão de um sonho bom
para um abismo de medo...

Fiquei insurgente
ao notar a triste solidão
no rosto de tanta gente
que simplesmente vive em vão
tentando agradar quem não merece
o mínimo de atenção ou de amor,
enquanto a vida segue sem cor...

Fiquei surpreso
ao provar a dor
e a delícia da química
do beijo perfeito;
capaz de (a) trair e libertar
o amor adormecido ou preso
no fundo do (res) peito.
______________
FLASHES

Em cada paisagem
uma lembrança,
uma imagem
de pessoas 
passageiras
que passaram
de passagem...
______________
MEU AMOR

Meu amor não é substância
e definitivamente não é substantivo.
É invariável e independente,
independente do que aconteça.
É de encontrar e perder a cabeça.
Antes de tudo é advérbio
que intensifica o sentido
de estar vido e do verbo amar.
Está sempre em movimento:
meu amor é vento,
meu amor é mar...
______________
POEMA PERFEITO

O que eu mais queria
era escrever um poema
da mais pura poesia
que realmente
acontecesse depois...
Ele compreenderia
amor e alegria;
um mundo perfeito
feito para nós dois.
Mas, como este mundo
ainda não veio,
sigo em devaneio
e creio que de perfeito
exista apenas o poema
escrito no recheio
do silêncio que emblema 
o nosso desejo imediato...
No momento deste contato 
temos nosso mundo 
perfeito - de fato.
_________________________
SENTIDO

O meu sentimento
é como o vento
que sopra forte
e traz alento.

O meu sentimento
é tão profundo
que não se encontra
neste mundo.

O meu sentimento
parece cimento
de tão concreto
que é este afeto.

O meu sentimento
é somente meu
e ao mesmo tempo
é todo seu...
________________________
TEATRO

Todo mundo veste
a sua roupa.
A minha eu
não visto,
invisto.
A minha roupa
é ideia:
não se prende
a matéria.
_________________________
UM POEMA, SIMPLESMENTE

Quero um poema diferente
do olhar de quem é indiferente...

Quero um poema que enfrente
qualquer problema e não lamente...

Quero um poema que somente
pense, repense e siga em frente...

Quero um poema que represente
a trajetória da vida em minha mente...

Quero um poema bem latente
feito flor dentro da semente...

Quero um poema que contemple
o universo, o mundo e minha gente.

Quero um poema bem paranaense:
com sabor e som de “leite quente”...

Fontes:
Recanto das Letras

2 comentários:

Aparecida Ferreira disse...

Belos poemas! Parabéns,Igor!

Corina disse...

Parabéns! Sensíveis palavras cheias de afeto.