segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Projeto Sacola Literária Pomerodense (Participe!)


A criança que inicia no mundo das letras, tem sede de leitura, pois nessa etapa da vida, ela quer ler o mundo. Partindo dessa realidade, observa-se que esse é o momento oportuno para inseri-la no contato com os livros, ampliando o saber que recebe na escola e aproximando-a de autores contemporâneos, tornando a leitura um hábito.

Essa leitura torna-se mais prazerosa ainda quando envolve toda a família.

Visando criar ações para ampliar esse fazer literário, com suporte dos familiares e dando continuidade à ação criada em 2016, é apresentada a 4ª edição da SACOLA LITERÁRIA POMERODENSE, com empréstimo de livros infantis das Escritoras Andrea Gustmann, Neida Rocha e convidados, onde os alunos levam para casa, durante uma semana, a sacola contendo os livros e o CADERNO DE MEMÓRIAS, no qual são registradas as opiniões do aluno e da família a respeito do livro escolhido. Neste momento, um canal direto com o público leitor se estabelece, no qual registros importantes são realizados durante este feedback.

No final do ano letivo ou quando findar o ciclo de leitura, o CADERNO DE MEMÓRIAS será recolhido pela CLiP Mulher e os livros sorteados entre os alunos participantes do Projeto. O feedback será emitido aos escritores convidados,  de acordo com o apontamento realizado para cada autor.

Os Centros de Educação Infantil (CEIs) receberão a SACOLINHA LITERÁRIA POMERODENSE com livros direcionados a esse público específico, contemplando assim, os alunos em idade pré-escolar.

Durante o ano, os autores poderão ser chamados para participar de rodas de bate-papo com as crianças das escolas e realizar a venda de seus livros, desde que autorizado pela Direção. Este é um projeto social e portanto prevê a ida voluntária e gratuita dos escritores,  não sendo repassadas às escolas a responsabilidade por qualquer pagamento, exceto quando negociados livros para a ampliação do acervo de suas bibliotecas. Neste sentido, o aceite dependerá tão somente da agenda da escola e da disponibilidade dos escritores.

Os autores convidados fornecerão 1 (um) exemplar de cada título e o mesmo será apresentado previamente à Secretaria de Educação para aprovação. Após aprovada a inserção da obra no Projeto, cada escritor fornecerá 22 livros de cada título e o valor de R$ 100,00 (cem reais) por título, como forma de patrocínio. A aprovação da obra junto à Secretaria de Educação e Formação Empreendedora do município levará em consideração o conteúdo apropriado à faixa etária correspondente.

NEIDA ROCHA
47 99227-2202
clipmulher@terra.com.br

Nenhum comentário: