terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Antonio Manoel Abreu Sardenberg (Poemas Escolhidos) II


VOZ DO CORAÇÃO

Disseram-me que sou louco varrido,
Que vivo vagueando em ilusão,
Meus versos são delírios coloridos
Tal lírios no jardim inda em botão. 

Que minh’ alma é um ninho de saudade
A viver só de sonho e fantasia,
Que não vivo num mundo de verdade,
Que a paz que tanto prego é utopia! 

É assim que quero viver meu mundo,
Tendo n’alma um ninho de alegria,
Onde o amor seja pleno e fecundo
Como o sol clareando um novo dia

Que venha a paz que todos nós queremos,
Justiça seja feita ao nosso irmão,
Que cale a voz e fale o coração.
Pois só assim a PAZ conquistaremos.

VOCÊ

No rosto traz um sorriso 
terno, amigo e verdadeiro, 
no peito traz um gigante, 
que se abre a todo instante 
e acolhe um mundo inteiro!

És ternura da mais terna, 
és doçura da mais doce, 
e se eu poeta fosse,
diria da forma mais Vera: 
és outono, primavera, 
o mais ardente verão! 
És acalento, alegria, 
meu sonho de cada dia, 
és tudo afinal então!

E neste dia de hoje, 
quero te confessar: 
se eu fosse o Criador, 
dar-te-ia o céu, o mar, 
o campo coalhado de flor, 
e para arrematar, 
dar-te-ia todo amor, 
que se possa imaginar!

VIDA ETERNA

Se e vida fosse eterna,
Sem princípio, meio e fim,
Mesmo assim seria curta
Com você perto de mim.

Sua presença envolvente,
Com volúpia e paixão
Roubar-me-ia o juízo,
Tirar-me-ia a razão,
E a eternidade pra mim
Ser-me-ia breve, então.

Mas sei que a eternidade
É invenção de profeta,
Uma mera utopia,
Sonho louco de poeta,
Não existe de verdade,
Pois é pura fantasia.

Assim retomo o sentido,
A consciência, o tino...
Aceitando o meu destino,
Rogo-lhe usando a razão:
Seja minha, pelo tempo,
Pelo mais longo momento
Que lhe for possível, então!

VIDA

A vida é como a alvorada
Renascendo em cada dia,
É acalento, alegria,
É brisa soprando ao léu,
É a doce aurora nascendo
E aos poucos acendendo
O brilho azul lá do céu.

A vida é uma criança
Com seu sorriso contente
A mostrar pra toda gente
De forma plena e total
Que ainda existe esperança
Neste mundo desigual.

A vida é um sonho dourado
Que todos devem sonhar
Recordando no passado
Os momentos tão amados
Que o mundo pôde nos dar.

A vida é a própria existência
Nascida da Criação.
É a razão, a essência,
Obra divina de Deus,
Seja pra crente ou ateu
É tudo, afinal, então!

VÍCIO

O teu silêncio me cala,
A tua voz me dá vida,
Tua canção me embala,
Teu colo me dá guarida.

O teu sorriso me anima,
O teu abraço me aquece.
Querer-te é a minha sina,
Desejar-te me apetece.

Tua presença me encanta,
A tua ausência me mata.
E a saudade que é tanta!
Às vezes até me espanta
O tanto que me maltrata!

VERSOS COLORIDOS

No velho banco de um jardim florido,
Garimpo n’alma minha inspiração;
Rabisco em preto versos coloridos
Que desabrocham cheios de paixão.

O céu azul capricha no cenário,
A brisa leve sopra de mansinho,
Lá no ipê rosa canta o meu canário
- Meu coração a implorar carinho.

A noite surge, vem render a tarde,
Que já cansada põe-se a cochilar...
Dentro do peito a nostalgia arde.

E cai o dia... vem a longa noite.
Chega a  lembrança pra me maltratar,
E a saudade a me sovar com o açoite!

Fonte:

Nenhum comentário: