domingo, 8 de março de 2020

Luiz Poeta (Poemas Escolhidos) 5


CERTAS CANÇÕES, HOMENS CERTOS

Certas Canções são tão certas,
Incerta é a solidão
Que acerta  as dores incertas
Que ferem um coração.

A Banda "Certas Canções "
Resgata o que Deus  recria,
Quando a voz  das emoções
Se transforma  em poesia.

É  o Clube da Esquina
Ressurgindo do passado,
Pois quando a canção  se ilumina,
O amor é abençoado.

É a arte afinando os sons
São tons em plena harmonia,
Porque, se Deus dá  os dons,
Talento é só cortesia.

Quando os sentimentos  voam
sobre os sonhos mais desertos,
Os  acordes abençoam
Certas Canções e homens certos.

Portanto, que se acenda
A luz da fraternidade
E o amor retire a venda
Da palavra liberdade.

Que cada nota perdida
Encontre os diapasões
E  que o amor ganhe  vida...
Com vocês: Certas Canções .

HUMANA RESSURREIÇÃO

Não chores, meu amigo...eu só morri.
Não fiques te culpando assim à toa,
Não viste o que minha alma tem de boa
E nem as dores tantas que sofri.

Olhaste meus defeitos... e daí?
O ser humano é frágil... eu te perdoo,
Sei que sou egoísta nesse voo...
Não chores só porque, hoje, eu parti.

Perdoa, quando não te percebi
Ou quando não notei que me sorrias,
Existem avenidas tão vazias,
Mostraste o que sentias e eu... nem vi.

Nós somos tão iguais... tão ocupados
Com sonhos e emoções particulares,
E se ninguém vê nossos vãos altares,
Sentimo-nos mais tolos e afetados.

Desculpa, se agora ressurgi
Numa lembrança vaga, que atrapalha.
A nossa emoção já é tão falha,
E, afinal, fui eu que te perdi.

RAZÕES ENTORPECIDAS

Se o sonho pensa, a verdade raciocina...
...o que alucina não é sonho, é pesadelo.
Enxerga mais quem vê por dentro da retina.
Nunca se ensina o que se sabe... sem sabê-lo

Os erros moram dentro do pior conselho;
há  fedelho no ancião que vive em nós;
o porta-voz da fé é a dobra do joelho;
a dor do artelho é uma linha do retrós.

A cada voz, outra se soma e logo ecoa,
levando pétalas... ou pregos na ogiva...
cada palavra é mais que um pássaro que voa,
quando o silêncio jaz na própria iniciativa.

Se a razão sonha, embebeda-se de enleios;
os devaneios são razões entorpecidas
e enquanto há vida na essência dos anseios,
todo receio se retrai... ganhamos vida !!!

REFÉM FELIZ

A cada vez que  minha dor me diz bom dia,
A poesia brinca com meu pensamento...
Meu coração convida minha fantasia
E anestesia o meu próprio sofrimento.

Meu riso fácil mansamente se projeta,
Poeta ri, quando a poesia é seu espelho,
Mas também chora, quando lhe foge o poeta
E ele se curva à própria dobra de um joelho.

A cada vez que a dor se torna mais severa,
Amanso a fera, afinal, sou domador
Da própria dor que não resiste a essa quimera
Que faz de mim,  refém feliz de um  sonhador.

Estou aqui e sou feliz... esse é  meu jeito
De abençoar meu coração com a alegria
E se o amor mais fraternal  bate em meu  peito
Ele transforma minha dor em poesia.

Tenho uma história e toda vez que a reconto,
Não ponho ponto, quando finda a narrativa,
É só alguém me ouvir, que encontro o contraponto
Da minha vida e pronto: encontro outra saída.

Deixo um legado para a dor que me provoquem:
A piedade... mas não sei silenciar,
E se eu chorar, quando eu sorrir, não me retoquem,
Preciso rir, sentindo a dor se dispersar.

A cada vez que o desamor me deixa triste,
A dor insiste... mas se ela não me doer,
Sinto-me morto  e esse amor que ainda resiste,
É que me faz, sentindo dor, sobreviver.

As dores físicas não pedem permissão...
São atrevidas... sempre vêm sem avisar,
Mas se um rancor atinge em cheio um coração,
A solidão faz razão se emocionar.

E eu não nasci para sofrer, pois Deus me fez
Para sonhar... viver...  amar... e ser feliz
E sempre busco me curar a cada vez
Que alguém me fere com palavras pueris.

A minha  dor é espontânea e atrevida,
Ela revida toda vez que a desacato,
Mas eu a mato, porque se ela ganha vida,
Brinca com a vida que ainda há no meu retrato.

Faço uma selfie, meu sorriso é imortal
E debochado, quando a dor é insistente,
Pois cada vez que ela vem e me faz mal,
Deus ri comigo e volto logo a ser contente.

RUMO

Meu melhor riso é aquele que te encanta.
A pressa é tanta e o tempo, um passarinho
que faz seu ninho, põe seus ovos e que canta...
...quem não se encanta, ouvindo cantos no caminho?

No meu olhar, o teu olhar mais luminoso
paira, teimoso, espreitando o meu afeto,
não há projeto num amor afetuoso,
quando dois olhos têm o mesmo dialeto.

Sou inquieto em fazer alguém feliz
quem não me quis, seguiu o rumo que escolheu,
mas quem me quer, sabe que eu sou um aprendiz
do próprio sonho, que sequer nunca foi meu.

Não pinto risos, nunca soube ser palhaço,
no meu abraço cabe o mundo e o vazio,
não dou nós cegos, simplesmente faço um laço
que só desfaço, quando há fogo no pavio.

Se a explosão do coração é iminente,
que não se tente antecipar a emoção,
por isso deixo o meu sonhar mais inocente
fazer da mente o que sente meu coração.

Fonte:
Recanto das Letras

Nenhum comentário: