quinta-feira, 12 de março de 2020

Teresinka Pereira (Poemas Recolhidos) IV


ABSURDO

Os maiores pecados
sob o poder da igualdade.
A natureza mutilando
as criaturas
e exigindo seu amor!

Na água, no céu,
no meio da rua
um incêndio de dores:
mas a alma bendiz
a noite, os lábios incontidos
selando a ignorância poderosa.

Coragem!
Atacar o absurdo deserto
seria evidência
de frustração.
****************************************

A PAZ É AÇÃO

A PAZ é um labirinto
de difícil acesso
pelo ser humano
cuja mente busca
agressivamente
pela sobrevivência
neste mundo transformado.
Mas, a razão pode prevalecer
sobre o desentendimento,
sobre as raivas, brigas, guerras
quando descobrimos que
a ação pela PAZ
é a única que vale a pena seguir
com o reconhecimento
de que somos todos iguais.
****************************************

DEFINIÇÕES

ESCREVER
Do nada
tiramos uma anarquia
de emoções

ESCRITOR
Dono da palavra
a energia do seu verbo
faz o mundo pensar.

LER
No silêncio anônimo da noite
ler é a aventura
mergulhada em esperança.

LITERATURA
A raiz do nosso destino
de poetas e escritores
é a história
da imaginação.

LIVRO
Pedaço de papel mágico
que serve de paisagem
na nossa solidão.

POESIA
Flor da escritura.
****************************************

FALSA PROMESSA

Será que sou a única
a não cumprir
uma promessa de amor?
Quanta vingança
puseste no meu dia
falsificando
meu infinito questionar
sobre a pobreza mental
dos animais humanos!
Minha fome de tempo
alimenta-se do absoluto.
Aumenta seu desejo
para ver como estou certa!
****************************************

INÉDITO

A poesia é
sempre nova.
Difícil é embelezá-la
de acordo com a ocasião.
Uma só aventura,
uma escovada no tempo
e aqui ela está:
arco do triunfo sonhado!
Mas vem a noite
e a tormenta,
as paisagens douradas,
o fruto longínquo,
o amor perdido,
e o fogo no sangue.
Vem a noite e um
implacável golpe terrível
nos mostra que continuamos
tão desertos e tão virgens
como a ausência.
****************************************

POESIA

Pouco é a poesia.
Para alguns
não é nada.

Mas se é o único
em que podemos crer,
que podemos compartilhar,
que podemos viver,
e no qual podemos pedir
que me acaricies
com as suas palavras
de paixão
porque jamais a inteligência
chegará a tanto.
****************************************

TRÊS VEZES

Três vezes escrevi o poema
em tua pele, e outra vez
o tatuei em tua língua
para que o sentisses
dentro de teu ser.
Mas ao despertar continuavas
perguntando pelo amor.
Então tomei teu pulso
e vi que respiravas com dor,
neste espaço entre a minha boca
e a alvorada, e que se
te perdesse, eu deixaria de existir.
Acariciei-te perdida na luz
e surpreendida de mim mesma
repeti mentindo: eu te amo!

Fonte:
Colaboração da poetisa.

Nenhum comentário: