domingo, 12 de julho de 2020

Aparecido Raimundo de Souza (Luis Fernando Veríssimo em Xeque)


(Nota do Blog: Entrevista realizada em Porto Alegre/RS, na casa de Veríssimo, onde o escritor fala de seus livros e de sua vida pessoal.)
- - - - - –

CONHECI LUIZ FERNANDO VERÍSSIMO em 1981, em Porto Alegre, na Feira do Livro. Trocamos figurinhas. Ele lançava “O Analista de Bagé” e eu lhe dei de presente o meu “Quem se abilita?” Fizemos uma boa amizade, e acabei indo parar em sua casa, onde me concedeu uma pequena e breve entrevista. Eu primaverava na casa dos vinte e oito,  enquanto ele, velho na estrada, sorria fazendo enorme sucesso com suas crônicas humorísticas.

Diante de um famoso, não tinha muito a perguntar. A empresa que eu trabalhava em São Paulo, não me deu um roteiro para ser seguido, tipo pergunte isto, pergunte aquilo, não pergunte isto, tampouco aquilo outro. “Vá para Porto Alegre e se vire”.  Fui. Resolvi, então, por conta própria, seguir meu instinto de jornalista.

A Entrevista

ARS: Luiz Fernando Veríssimo, me  fale do livro que acabou de lançar aqui na Feira de Porto Alegre, “O Analista de Bagé”. Pelo que fiquei sabendo a edição se esgotou num abrir e piscar de olhos? A que o senhor atribui esse sucesso?

LFV: Acredito que pelo fato de ser um livro novo, falando de uma cidade aqui do Rio Grande do Sul. Bagé. Eu considero “O Analista de Bagé” um dos personagens mais marcantes da minha carreira de cronista.  Inicialmente os textos que deram nome ao livro, foram publicados em O Popular. O que fiz foi reunir todas as crônicas já conhecidas do grande público e enfaixa-las em um livro. A seleção saiu pela L&PM Editores, de São Paulo. Juntei tudo o que havia escrito sobre o personagem e deu no que deu. Não esperava fosse dar todo esse frisson. Penso que fui duplamente recompensado. Primeiro, porque não precisei fugir do linguajar da terra. Usei muito as expressões regionais do povo gaúcho, e segundo, consegui dar vida ao personagem que considero mais atrapalhado do que cachorro em procissão.  Atribuo o sucesso ao fato de escrever todos os dias para o Zero Hora. O Zero Hora é um jornal diário que roda todo o Estado e isso me fez ficar um pouco mais conhecido. 

ARS: O fato do senhor ser filho do escritor Érico Veríssimo ajudou?

LFV: Não. Papai tinha um estilo clássico. Seus romances eram excepcionais, bem construídos, personagens estudados. Eu sou mais brincalhão, guindei minha linha criativa voltada para o humorismo. E tenho me dado bem.

ARS: Qual foi seu livro de estreia como escritor?

LFV: “A Grande Mulher Nua”.

ARS: Me fale sobre as “Comédias da vida privada”.

LFV: Em “Comédias da vida privada” eu procurei me movimentar com mais destreza usando uma logística nova. O território onde movimento os personagens é imenso, ao mesmo tempo que opaco, denso e impreciso da classe média. Seus heróis anônimos, os grandes e pequenos gestos, a complicada engenharia familiar, o cotidiano das grandes cidades, ambientes onde transitam a esmagadora  maioria dos habitantes deste país. Eu diria que me transportei para um universo ao mesmo tempo rico e banal. Foi nele  que  me inspirei para dar vida aos personagens criados desde que comecei a escrever. São trinta e poucas crônicas, a maioria já publicadas no Zero Hora e no Jornal do Brasil. 

ARS: É verdade que o senhor viveu parte da sua infância fora do Brasil?

LFV: Sim, é verdade. Papai lecionou literatura brasileira nas Universidades de Berkeley e Oakland, entre 1941 e 1945. Em 1953 voltamos aos Estados Unidos, quando meu pai assumiu a direção do Departamento Cultural da União Pan-Americana, em  Washington, e só retornarmos ao Brasil em 1956. Nessa época, eu estudei no Roosevelt High School, também em Washington. Desenvolvi nesse entremeado de tempo, o gosto pelo Jazz, chegando a ter aulas de saxofone.  

ARS: Quer dizer que além de escritor é também músico?

LFV: Não exatamente. Cheguei a integrar um conjunto musical Renato e Seu Sexteto. Mas só de brincadeira, para passar o tempo e ganhar uns trocadinhos.

ARS: Vamos sair um pouco da sua vida literária e partir para a  pessoal. Me fale de sua família. 

LFV: Em 1962 eu saí daqui de Porto Alegre e fui morar no Rio de Janeiro. Trabalhei como tradutor e redator publicitário. Em 1963, encontrei o amor da minha vida. Me casei dois anos depois com a Lucia Helena Massa e tivemos três filhos: Pedro Veríssimo, Fernanda Veríssimo e Mariana Veríssimo. Pedro é cantor, Fernanda, jornalista e  Mariana, roteirista.

ARS: O senhor se sente realizado?

LFV: Acho que se sentir realizado é exatamente não se sentir realizado.

ARS: Seu maior sonho hoje.

LFV: Curtir futuramente meus netos. 
****************************************

Essa foi a minha breve entrevista com o escritor Luiz Fernando Veríssimo, esse gaúcho amável e simpático nascido em Porto Alegre em 26 de setembro de 1936. Autor de vasta obra, poderíamos citar: As Cobras e Outros Bichos,  O Jardim do Diabo, Sexo na Cabeça, A Velhinha de Taubaté, A Mulher do Silva, A Mesa Voadora, Orgias, O Suicida e  o Computador, As Mentiras que os Homens Contam, e outros mais.
________________________________________________
Aparecido Raimundo de Souza, é natural de Andirá/PR, radicado em Vila Velha/ES, jornalista e escritor. Autor de "Ligações Perigosas", série veiculada pela Rede Globo de Televisão.
 
Fonte:
Entrevista enviada por Aparecido R. de Souza.

Nenhum comentário: