sábado, 25 de junho de 2022

Filemon Martins (Carteirada)

Quando jovem e até meus 32 anos de idade, gostava de usar barba e vasta cabeleira à moda maracanã, coisa de época. Não tinha ainda cabelos brancos. Vivíamos sob os reflexos da ditadura militar no Brasil e tudo imprimia medo e desconfiança, embora não se desse motivos para isso.

Estou me referindo aos idos de 1980/81, quando o Terminal Rodoviário da Luz ficava na Praça Júlio Prestes, na região da Luz, centro de São Paulo. De lá saíam e chegavam os ônibus procedentes de todo o Brasil, incluindo do Norte e Nordeste.

Naquela época muitos parentes e amigos viajavam ou chegavam da Bahia, passando por aquele Terminal Rodoviário. E eu que já trabalhava no grupo Folhas, costumava ir até lá observar se algum conhecido estava viajando ou desembarcando do interior da Bahia. Ficava um pouco afastado olhando e andando de um lado para outro sempre atento aos passageiros que por ali
transitavam.

De repente, dois brutamontes, um de cada lado se encostaram em mim, perguntando: -"Qual é a tua, meu"?

Depois do susto, muito calmo olhei para o da direita, depois olhei para o da esquerda e disse: - “Acho que trabalhamos para o mesmo patrão.”

- "Como assim"? - perguntaram.

- “Com licença, vou pegar meu crachá!” – e apresentei um bonito crachá da Folha de S. Paulo.

Perguntei: – “É ou não é o mesmo patrão de vocês, Carlos Caldeira Filho?”

Eu sabia de antemão que a administração do Terminal Rodoviário estava sob a responsabilidade do grupo Folhas, cujos proprietários eram Carlos Caldeira Filho e Octávio Frias de Oliveira.

Pediram-me desculpas e antes de saírem, confessaram: – “É que você estava numa atitude suspeita, como se estivesse procurando alguma coisa".

Depois desta carteirada me deixaram em paz. Que alívio!

De fato, eu procurava algum conhecido, parente que, porventura, estaria chegando a São Paulo com notícias da terrinha. Nada mais que isto. Mas, naqueles tempos andar, olhar, pensar e agir era muito perigoso.

Fonte:
Filemon Martins. Caminhos do Jordão da Bahia. SP: RG Editores, 2022.
Livro enviado pelo autor.

Nenhum comentário: