sábado, 6 de agosto de 2011

Gilbamar de Oliveira Bezerra (Antologia Poética)


MINHA POESIA

Quando já nada restar de mim,
posto que serei pó do tempo,
que será dos resquícios poéticos
hoje ainda brotando em minh'alma?

Terão maior valia para alguém
num mundo tão conturbado,
onde a poesia quase não tem vez
e a ternura pereceu sem graça?

Do meu coração, provavelmente,
continuarão fluindo doces poemas
e doravante ainda mais singelo serei
mesmo que nunca fascine ninguém

Os homens não plantam árvores
somente para si próprios, eles vão,
elas permanecem dando sombra
a quantos virão depois, e isso é lindo

DOCE VENENO

Meu último suspiro será por você,
para que sorria e eu leve comigo
a beleza do seu sorriso,
eu versejo e murmuro feliz
porque você é a minha poesia.
Sua voz é a bela música
que o meu coração sempre
desejou ouvir tantas vezes.
Então, fala-me, murmura,
canta para mim
Você é o veneno doce
que só faz bem a mim
você transformou o menino
que havia em mim no homem
que eu apenas aparentava ser
antes de a conhecer.

A TI AMO

Recorro aos gestos
e falo às mãos
desdobro-me em carícias
divido-me em mil
sou todo afagos
eis-me feito afeição
para expressar
o quanto te amo!

A ti amo tanto
quanto o céu é azul
a lua é dourada
o sol brilha e queima
as nuvens são brancas
a água é límpida
o mar é salgado!

Nesse grandioso amor
com que me enlaço
flutuo, danço, voo,
sou primavera
viro beija-flor
semeio jardins
de gozo pereço
morrendo em mim
e renascendo em ti.

MULHER, ESSE CÉU

Cada mulher é como jardins floridos
onde muitos beija-flores tentam,
a todo custo, usufruir de seu néctar.

Cada mulher é um sol de alegria,
maravilhosa lua de encanto,
estrela de brilho raro, céu de prazer,

Cada mulher é um misterioso universo
onde descobrimos as delícias
mais encantadoras de estar vivo

Cada mulher é um universo
a ser conquistado, um castelo
a ser desbravado, um oceano
onde mergulhar para ver o paraíso

Cada mulher se torna assim,
um sorriso especial que encanta,
fascina e, por vezes, apunhala
o coração do homem

Cada mulher é um amor inusitado
escrevendo dia após dia uma
nova e inconfundível história.

Cada mulher é delicioso sonho novo,
agradável e rara ternura inolvidável,
sorridente êxtase extraordinário.

EXPLOSÃO DE VIDA

Como lágrimas de anjos a chuva cai
refrescando docemente a alma da cidade
cujo suave gesto feminino se sobressai
parecendo de algo sentir muita saudade

Os milhões de respingos assim diluídos
formando gigantesca cascata celeste
são lençóis plúmbeos constituídos
que a cidade nua no momento veste

Pássaros voam em bandos alegremente
porque a água que vem do céu é branda
alguns gorjeiam, outros carregam semente
a natureza embonecada sorri e canta

Quão linda é a vida sob esse belo prisma
é quando percebemos de Deus o Seu poder
e ainda que o descrente hesite em sua cisma
"há um Criador sim", ele diz sem perceber

OLHOS SEM CORAÇÃO

Somente olhos sem coração,
insensíveis, pejados de dor,
incapazes de sorrir
não contemplam flores.
São olhos apagados,
descoloridos, quase mortos,
turvos, sombrios, pobres,
que não se alegram.
Olhos órfãos da felicidade,
opacos, fósseis de tantas
e estranhas melancolias.
São olhos moribundos
que não derramam lágrimas,
olhos secos sem traços
ou sinais de vida.
Oh, céus, são tristes
olhos necessitados
de se deixar vencer
pelo poder catalizador
do pranto.

ALGUMAS COMIDAS NORDESTINAS

Como estamos vivenciando o período junino, achei de bom alvitre postar novamente um dos meus cordéis mais conhecidos, lidos e comentados. Divirtam-se e agucem o apetite lendo esses versos nascidos da inspiração oriunda das guloseimas degustadas no Nordeste.

A culinária nordestina
é modesta porém variada
agradando qualquer paladar
tem cuscus com leite, buchada,
a boa cocada de rapadura
além da gostosa panelada

O baião-de-dois, que petisco!
Arroz-d-leite, carne de bode,
manteiga da terra, chouriço,
desde que não engorde
mas se engordar, que fazer?
Come, balança e sacode

Carne-de-sol com farofa,
queijo de coalho e goiabada,
feijão verde, arroz da terra,
pamonha, café e coalhada,
bolacha preta, canjica,
tapioca doce e salgada

Caldo de cana e pão doce,
cocada feita com leite,
fuçura de bode cozida,
doce de banana, um deleite,
pé-de-moleque, espéce,
um docinho de caju, aceite!

Bolo de milho, doce de coco
manga, suco de maracujá
abacaxi quase açúcar,
sapoti, melão, mungunzá
seriguela e cajarana
mocotó com feijão e juá

Grude, cocorote, broa
mel de engenho, milho assado
sequilhos feito de goma
galinha guisada, guiné torrado,
sopa de feijão todos gostam,
e posta frita de Dourado

Sirvam-se de doce de jerimum,
de mamãe, banana ou caju,
goiaba em calda ou compota,
mangaba e batida de umbu,
arroz doce, um espetáculo,
que tal um melzinho de uruçu?

Claro que tem muito mais
não guardo tudo na cachola
há outras tantas variações
é só procurar, ora bolas!
Pelo menos podemos saber
que o Nordeste é da hora.

Fonte:
http://gilbamar-poesiasecronicas.blogspot.com/
http://sitedepoesias.com/poesias/60467

Nenhum comentário: