sábado, 26 de março de 2022

Gislaine Canales (Glosas Diversas) XL

TEMPLO DOS TROVADORES

MOTE:
Em nossa crença elevada,
num mundo de paz e flores,
a trova é hóstia sagrada
no templo dos trovadores.
Luiz Otávio  
Rio de Janeiro/RJ, 1916 – 1977, Santos/SP


GLOSA:
Em nossa crença elevada,
cheia de fé e emoção ,
em nossa grande escalada,
o verso é nossa oração.

Nós rezamos, versejando,
num mundo de paz e flores,
mais amigos, conquistando
e amando novos amores.

Numa união inigualada,
que nos traz imensa paz,
a trova é hóstia sagrada
que somente o bem nos faz!

Nessa nossa comunhão,
misturamos mil sabores
e a amizade, cresce, então,
no templo dos trovadores.
= = = = = = = = = = = = =

TEUS POEMAS

MOTE:
Li teus livros de poemas
e até chorei comovida,
ao ver que todos os temas
têm muito de nossa vida.
Maria Nascimento S. Carvalho  
Rio de Janeiro/RJ    

GLOSA:
Li teus livros de poemas
e foi neles que encontrei
joias puras, diademas,
e tudo o que eu mais amei!

Balançou meu coração
e até chorei comovida,
vi sorrir minha emoção
em poemas, renascida!

Do nosso amor, as algemas,
muito mais fortes, ficaram,
ao ver que todos os temas
só do nosso amor falaram!

Os teus versos, eu bebi
numa ânsia descabida,
pois os poemas que eu li
têm muito de nossa vida.
= = = = = = = = = = = = =

CAVALGANDO ESTRELAS...

MOTE:
Cavalgando sem rodeios
por galáxias estreladas,
o poeta, em seus anseios
tece trovas requintadas.
Nilton Manoel de Andrade Teixeira
Ribeirão Preto/SP


GLOSA:
Cavalgando sem rodeios
entre luzes, a vagar,
os poemas são esteios
com forma própria de amar!

Perdido nos universos,
por galáxias estreladas,
vai deixando lindos versos
no espaço cheio de nadas.

Faz vibrar, com seus enleios,
todo e qualquer coração,
o poeta, em seus anseios
vive cheio de emoção.

Segue, assim, o seu caminho,
nessas doces cavalgadas...
Com amizade e carinho
tece trovas requintadas.
= = = = = = = = = = = = =

PERTO DE TI

MOTE:
Quando em meus braços te aperto,
todo o infinito sorri,
porque a vida é um céu aberto
quando estou perto de ti.
Orlando Woczikosky
Curitiba/PR, 1927 – 2019

GLOSA:

Quando em meus braços te aperto,
eu sinto que o mundo é meu,
meu paraíso mais certo,
emerge do abraço teu!

Quando juntos, nós estamos,
todo o infinito sorri,
ao ver, quando nos amamos,
todo o amor que eu dou pra ti!

Deste sonho eu não desperto,
sigo a sonhar, vida afora,
porque a vida é um céu aberto
e o futuro é o meu agora!

Aumenta a minha emoção,
e eu me sinto em frenesi,
explode o meu coração
quando estou perto de ti.
= = = = = = = = = = = = =

MEU CAMINHO CONFUSO...

MOTE:
Meu caminho é tão confuso
que, muitas vezes, me sinto
como se fosse um intruso
vagando num labirinto!
Renata Paccola
São Paulo/SP

GLOSA:

Meu caminho é tão confuso
é tão negro e tão sem sol,
que me parece um abuso
sonhar com um arrebol!

A vida é tão sem beleza,
que, muitas vezes, me sinto
prisioneira da tristeza,
com meu coração faminto!

Meu sonho, quase em desuso,
segue um rumo diferente,
como se fosse um intruso
no próprio sonho da gente!

Sozinha, sem ter ninguém,
vendo todo o amor extinto,
sigo sem rumo, também
vagando num labirinto!

Fonte:
Gislaine Canales. Glosas Virtuais de Trovas XXIV. In Carlos Leite Ribeiro (produtor) Biblioteca Virtual Cá Estamos Nós. http://www.portalcen.org. Março 2005.

Nenhum comentário: