domingo, 6 de março de 2022

Olivaldo Júnior (Novelos de Trovas Temáticas) Poesia – Saudade – Amigo

TROVAS SOBRE POESIA


Cada sonho que me atrevo
a dar forma de poesia
me dá sorte e vira um trevo,
amuleto a quem o cria.
= = = = = = = = = = = = =

Das estrelas do champanhe,
sei que a culpa não é minha,
nem será de quem apanhe,
com poesia, uma estrelinha...
= = = = = = = = = = = = =

Na metade do poema,
paro um pouco e desconfio
que poesia é teorema:
quebra a cuca, em desafio!
= = = = = = = = = = = = =

Nessa aurora boreal
que seu beijo principia,
eu, minúsculo cristal,
sou maior que a poesia...
= = = = = = = = = = = = =

No trenzinho da existência,
pego o bonde dia a dia,
sem saber que a paciência
para sempre na Poesia...
= = = = = = = = = = = = =

Numa carta que não mando,
mando um beijo delicado
para o amigo que, sonhando,
faz poesia em dó dobrado.
= = = = = = = = = = = = =

Só nos vimos uma vez,
mas... nem foi preciso mais.
Miserável, sou freguês
de quem faz do caos o cais.
= = = = = = = = = = = = =

TROVAS SOBRE SAUDADE 

Calabouço de esperança
me aprisiona o pensamento;
da saudade, a confiança
de que volta em outro vento…
= = = = = = = = = = = = =

Há mil jeitos de matar
sem matar o corpo meu;
o melhor é desdenhar
da saudade, que sou eu.
= = = = = = = = = = = = =

Minha face, obscura, muda,
muda o jeito quando pensa
que a saudade só nos muda
se 'Deus Pai' é nossa crença...
= = = = = = = = = = = = =

Minha vida tem saudade
de outra vida que morreu;
morte certa, a da verdade
que, mentira, nem nasceu.
= = = = = = = = = = = = =

Numa lápide singela,
sem o lustro da maldade,
a bondade, feito vela,
luze a chama da saudade...
= = = = = = = = = = = = =

Numa trova pequenina,
toda feita de emoção,
a saudade é qual ruína
que denota a solidão.
= = = = = = = = = = = = =

Um crisântemo, sem cor,
me sugere um verso triste:
de saudade, um trovador
faz das lágrimas o "alpiste"...
= = = = = = = = = = = = =

TROVAS SOBRE AMIGO

Cada amigo que Deus dá
faz maior meu coração,
grão minúsculo que está
no canteiro da emoção...
= = = = = = = = = = = = =

Das estrelas lá do céu,
das estrelas lá do mar,
meu amigo tira o véu
e me faz achar um lar...
= = = = = = = = = = = = =

Meu amigo tem um jeito
que me faz querer saber
se, no fundo do seu peito,
fez morada o amanhecer...
= = = = = = = = = = = = =

No caderno de menino,
na saudade imaculada,
meu amigo, pequenino,
foi gigante sendo nada!...
= = = = = = = = = = = = =

Um amigo se esqueceu
de que eu era seu amigo...
No caminho, se perdeu,
mas seu rastro ainda sigo.

Fonte:
Trovas enviadas pelo trovador.

Nenhum comentário: