quinta-feira, 31 de março de 2022

Antonio Manoel Abreu Sardenberg (Poemas Escolhidos) – III

ACENO


No aceno do adeus a dor
De quem fica e de quem vai.
Medo, dúvida, pavor,
Que o retorno desse amor
Não se dará nunca mais.

No aceno do adeus, tristeza,
O nó seco na garganta,
A certeza da incerteza
De uma dúvida que é tanta
Que veio, assim, de repente,
Numa breve despedida
De ternura quase santa!
= = = = = = = = = = = = =

ALFORRIA

Rompi o elo que me atava a vida,
Dei alforria à falsa liberdade,
Curei a chaga cruel e dolorida,
Joguei no lixo o resto da saudade.

Deixei meus sonhos ao sabor do vento
Vagando solto pelo mundo afora,
Livrei do peito todos os momentos
Que eu guardava comigo até agora.

Livre do laço, então, lanço-me ao léu,
Busco o abrigo que queria tanto,
Não quero mais provar do amargo fel!

Liberto, assim, de todas as correntes,
E já despido do pesado manto,
Busco outro amor sempre seguindo em frente...
= = = = = = = = = = = = =

ALVORADA

O sol renasce trazendo a alvorada,
A vida pulsa novamente em mim,
Desperta em bando toda a passarada,
Sinto a fragrância doce do jasmim.
 
O orvalho chora o fim da madrugada,
Cobre de gotas todo o meu jardim,
A buganvília, toda engalanada,
Veste seus ramos com a cor de carmim.

O galo canta alegre no poleiro,
No velho aceiro rompe uma boiada,
E o povoado acorda por inteiro.

E eu feliz, junto da minha amada,
Aproveitando o fim da madrugada,
Numa forragem dentro do celeiro.
= = = = = = = = = = = = =

AMIGO

Deixe-me ser seu amigo
Sem exigir recompensa.
Ser seu norte, seu abrigo,
Amigo de fé e de crença.

Deixe-me ser o amigo
Que sabe estender a mão
Dividindo o pão de trigo
No momento do perdão.

Deixe-me ser seu amigo,
Aquele irmão camarada,
Ser o guia que conduz
Seus passos pelas estradas.

Deixe-me ser seu amigo,
O amigo verdadeiro,
Doando-me por inteiro
De forma terna e completa,
Deixe-me ser seu amigo,
Com a Alma de Poeta...

Deixe-me ser…
= = = = = = = = = = = = =

A PATA DO PATO

Um pato tem duas patas,
Quatro patas, dois patinhos.
Um cãozinho tem quatro patas,
Oito patas, dois cãezinhos.

A pata do pato é chata,
Do cãozinho é redondinha.

Um pato tem duas patas,
quatro patas, dois patinhos.

Nenhum comentário: