quinta-feira, 17 de março de 2022

Professor Garcia (Poemas do Meu Cantar) Trovas – 16 –


A chuva em seu acalanto,
não causa ofensa ao sertão!
Mata a sede e acaba o pranto
dos olhos tristes do chão!
= = = = = = = = = = = = =

Ainda espero o teu regresso,
se é que ainda esperas por mim;
pedir que voltes, não peço,
mas te espero até o fim!
= = = = = = = = = = = = =

Andando não sei por onde,
nas asas da soledade,
toda tarde o sol se esconde
pintando o céu de saudade!
= = = = = = = = = = = = =

Ao lembrar dos tempos idos,
na vida, quanta lembrança!...
Contando os sonhos perdidos,
vi meus sonhos de criança!
= = = = = = = = = = = = =

A vida, com seus desvãos,
dá-me alguns sorrisos francos,
com os netos, passando as mãos
nestes meus cabelos brancos!
= = = = = = = = = = = = =

Busco a esmo, mundo afora,
rastros de um velho andarilho,
que se fez raio de aurora
no coração de seu filho!
= = = = = = = = = = = = =

Cercada de lenda e encanto,
teu poço nunca secou...
Meu Caicó canta o canto
que o Seridó lhe ensinou!
= = = = = = = = = = = = =

Dentre as estrelas brilhantes,
no céu, repletas de luz...
Cinco estrelas faiscantes
lembram-me o sinal da cruz!
= = = = = = = = = = = = =

Eis que esse gesto de amor,
comparo às forças do além:
Que a planta que oferta a flor
perfuma as mãos de outro alguém!
= = = = = = = = = = = = =

Esses teus lábios, menina,
lembram-me os lábios da flor,
na cor rubra mais divina
da embriaguez de um terno amor!
= = = = = = = = = = = = =

Grita poeta, e o medo vence-o,
que a tua voz, que é teu grito,
rompe os grilhões do silêncio
e abre as portas do infinito!
= = = = = = = = = = = = =

Levem-me tudo, no entanto,
não levem minha viola;
que essa voz dela é meu canto
e esse canto me consola!
= = = = = = = = = = = = =

Na solidão da clausura.
reza um monge solitário,
buscando a paz, na ternura
das contas do seu rosário!
= = = = = = = = = = = = =

Não quero o bem que se alcança
com fama e falsos lauréis;
mas manter viva a esperança
ó Pai, que tenho aos teus pés!
= = = = = = = = = = = = =

No sacrário dos meus dias,
cópias de antigas andanças,
são marcas das alegrias,
das verdadeiras lembranças!
= = = = = = = = = = = = =

Num mosteiro, entre os aflitos,
que exemplo de gratidão...
Um monge pede em seus ritos
pelos sem teto e sem pão!
= = = = = = = = = = = = =

Quando a lua arranca as vendas
e sobre as ondas vagueia,
ficam mais lindas as rendas
que as ondas bordam na areia!
= = = = = = = = = = = = =

Quando escuto as tuas palmas
meus sonhos, são sonhos vãos,
por sentir que há duas almas
presas, às mãos de outras mãos!
= = = = = = = = = = = = =

Quando o entardecer persiste
sem querer dizer adeus...
Deixa a tarde menos triste
no ocaso dos olhos teus!
= = = = = = = = = = = = =

Reguei meu jardim com calma,
à espera que ele florisse,
para perfumar minha alma,
na solidão da velhice!
= = = = = = = = = = = = =

Se a saudade é um mal sem cura
e, à solidão nos conduz...
Entre a saudade e a ternura,
há sinais de treva e luz!
= = = = = = = = = = = = =

Se a velhice, é um bem sem dono,
não me sinto entre os sozinhos!...
Sei que os caminhos do outono,
são sempre os mesmos caminhos!
= = = = = = = = = = = = =

Se o teu olhar, não me acalma,
nem prendo mais tua voz...
Sinto que há mãos em minha alma
puxando os laços dos nós!
= = = = = = = = = = = = =

Velha fonte, o vosso canto,
desvenda bem quem sois vós;
Maestrina do acalanto
do pranto que há entre nós!
= = = = = = = = = = = = =

Velhice, se não te importas,
permite-me outras saídas...
Um outono sem folhas mortas,
mas só com folhas caídas!

Fonte:
Professor Garcia. Poemas do meu cantar. Natal/RN: Trairy, 2020.
Livro enviado pelo autor.

Nenhum comentário: